Psicologia Positiva Seligman tudo que você precisa saber e fazer

Tempo de leitura: 8 minutos

Psicologia Positiva Seligman o que é e como fazer

Psicologia Positiva Seligman

Psicologia Positiva Seligman – De onde vem?

Dr. Martin Seligman é o pai da Psicologia Positiva. Tudo começou quando sua filha ainda pequena lhe perguntou por que ele não dava um jeito em seu próprio mau humor,  já  que era o presidente da Associação de Psicologia dos USA!

Foi daí que surgiu a pesquisa que ele fez com milhares de americanos que se sentiam “felizes”, para saber como era SER FELIZ.

O que descobriu? Que haviam ricos, pobres, que não comiam chocolates, que não compravam demais, e até mesmo alguns com doenças terminais e se sentindo felizes.

Desta pesquisa, originou-se o livro intitulado Felicidade Autêntica,  de autoria do Dr. Seligman. Nele começa esta nova abordagem de aprender o que as pessoas felizes fazem e o que poderíamos fazer igual na tentativa de sermos mais felizes.

A primeira dica, já neste livro foi:

Praticar boas ações  e ter seu dever cumprido!

Estas eram as duas coisas em comum, em grupo enorme de participantes desta pesquisa,  que fazia a diferença em SER MAIS FELIZ!

Fica a dica do pai da Psicologia Positiva Seligman para você!

De resto, vamos aos poucos, ensinando dicas e pesquisas que levaram a esta nova teoria. Ela hoje toma conta do mundo! Afinal de contas, quem não quer ser ainda mais feliz?

Lei Também:  Psicologia positiva: o segredo para você ser mais feliz, 10 dicas incríveis.

Por que a Psicologia Positiva?

Dr. Tal Ben-Shahar, professor renomado de Harvard, em seu livro Happier, nos faz esta pergunta:

Por que Psicologia Positiva?

Esta ciência foi lançada por Dr. Martin Seligman em 1998, na época, ele era o Presidente da APA ( American Psychogical Association) – até então, víamos apenas movimentos de  autoajuda,  nos livros e seminários com muito divertimento e carisma, mas sem bases científicas.

Nestes livros  e workshops  de autoajuda, vemos muitas promessas vazias –  tipo :

  • os 3 segredos do sucesso,
  • quatro maneiras de encontrar o amor perfeito,
  • 5 passos fáceis para se chegar a felicidade.

Isto existe?! É como efeito lua de mel… Logo passa! A pessoa lê o livro, faz o workshop e fica bem entusiasmada, mas passam algumas semanas e o efeito lua de mel vai acabando… tudo é deixado de lado.

O que a Psicologia Positiva Seligman veio trazer?

O que a Psicologia Positiva veio trazer foi a união da torre de marfim e a visão comum do homem, entre o rigor da teoria das universidades e seus trabalhos científicos e o divertimento do movimento de autoajuda que deseja de verdade fazer as pessoas mais felizes.

Resultado uma nova psicologia!

Leia também:  Trabalho em equipe – como liderar uma equipe? 

A psicologia Positiva!

Pois muitos destes livros de autoajuda prometem muito e oferecem pouco, porque raramente foram submetidos ao teste do método científico as pesquisas.

Já os trabalhos científicos com todo rigor acadêmico não são colocados em prática na vida real!

Assim, a Psicologia Positiva vem fazer esta boa união!

Dica Psicologia Positiva Seligman  – Trazer a ciência à vida real!

Como ter uma vida mais feliz e mais realizada baseado em pesquisas e trabalhos científicos que comprovem a natureza daquele experimento, o caminho das pedras.

Sei que é possível, pois aconteceu comigo, ao aplicar as DICAS de POSITIVISMO em minha vida diária.

Você verá que daremos reflexões seguidas de ações que você deverá tomar, e mediante estas atitudes de pequenas mudanças, tudo pode mudar!

Pois a felicidade não surge nem de uma simples satisfação de desejos imediatos, nem da prorrogação infinita do prazer.

Precisamos ter um propósito de vida, muita garra e luta…

Acredito que podemos e devemos fazer a REVOLUÇÃO DA FELICIDADE em nosso meio!

A MOEDA FINAL será um povo ainda mais feliz!

Para isto, comecei mostrando a você este livro “Happier“.

Dele vamos tirar dicas incríveis que vão ajudar a todos a terem uma vida mais feliz!

Dica Psicologia Positiva Seligman – Dizer obrigado!

Dr. Martin Seligman introduziu em seu livro Florescer o exercício da cartinha de gratidão.

Expressar a gratidão aos outros – que sejam seus pais, professores, filhos, amigos, colegas, empregados, não importa, mas alguém que já lhe ajudou em algum momento – está entre as maneiras mais poderosas de aumentar a autoestima e fazer alguém crescer!

Um poderosos exercício que todos devem fazer sempre!

Mandar uma carta de agradecimento a alguém que lhe fez algum bem. Se puder entregue nas mãos, caso não dê mande uma carta contando de sua felicidade em poder agradecer seja lá o que for que esta pessoa fez por você!

Isso é uma lição importante ensinada na Psicologia Positiva.

Gratidão = uma graça, grátis! Dê graças as coisas que a vida lhe dá… Um ensinamento, uma dor de aprendizado, um filho, um pai, uma mãe, e muito mais.

Então se você quer viver melhor, agradeça a vida que tem! Agradeça apenas por estar vivo, mesmo que  a vida possa lhe doer em alguns momentos ou em muitos momentos, veja como um buscador de benefícios, pois você está aprendendo com as dificuldades!

O feito deste exercício de escrever cartas é tão bom que vale a pena você experimentar!

Vemos lágrimas correr dos olhos de quem faz este exercício e de quem recebe as cartas, muda as relações interpessoais. E além disso, você aprende o poder do agradecimento, da gratidão por tudo que existe neste mundinho que vivemos…

Fica a dica: pense em alguém que você aprecia e tem como modelo e lhe mande uma carta agradecendo o que vem aprendendo com ela. Pode ser sua mãe, seu pai, um professor, ou uma amiga…

Aprenda a dizer MUITO OBRIGADO!

Dica Psicologia Positiva Seligman – Família – Preditor de felicidade

Em Psicologia Positiva já foi visto que pessoas felizes tem bons relacionamentos e famílias mais felizes, mesmo que tenham problemas, vivem bem!

Como me considero uma pessoa bastante feliz – apesar da vida ter me dado muitas provas difíceis! E nem posso dizer que ainda não é difícil, numa rotina arroxada, com tempo contado para tudo, com mil pacientes na cabeça para ajudar, com filhos ainda encaminhando, com a responsabilidade financeira de fazê-los crescer, e muito mais…

Sei que muitas mães de família se enquadram aí! Adoro minha família, não vivo sem eles! Não respiro sem eles… e por isso, só tenho a AGRADECER!

Sei bem o que são perdas, pois já perdi muitos familiares, mãe com 12 nos, pai com 22 anos, irmão, marido… Mas foram muito mais ganhos até mesmo na dor… aprendi tanto, vivi tanto, cresci tanto! E se olhar para trás, passaria tudo outra vez, só para ter o gostinho das aventuranças pelas quais passei!

Mas o que quero dizer a vocês com isso?

Que agradeçam a família que têm…Que agradeçam até mesmo as dificuldades que vivem na sua casa! Pois é com estas dificuldades que vocês vão crescer e ser ainda mais felizes, se virando para vida ficar ainda melhor!

Eu amo meus familiares, amo minha vida, amo cuidar deles!

Eu agradeço todos os dias a Deus por ter me dado os meus filhos, meu marido que é uma benção, a filha dele Marcella, minhas irmãs, minha sogrinha, meus sobrinhos, minhas meninas da clínica que são como filhas, minha secretária Rita que cuida de mim, minha secretária de casa, Meire… A vida se faz ao viver cada momento.

A vida é muito curta para ficar blasfemando as coisas ruins que nos acontece!

Por isso, vai a dica, veja sua família com outros olhos, como parte daquilo que faz você crescer, abdicar de muitas coisas como ter tempo e descansar, mas lhe fazem ter mais responsabilidade, garra, lutar pela sobrevivência e traz o prazer maravilhoso de ter um significado de vida!

Quero terminar o ano agradecendo aos meus… Ah, se não fossem vocês para preencher o sentido do viver, temperar meus dias, dar luz aos meus olhos, me ensinar a ter paciência, a ser dura ou doce, a dizer não ou sim, a ver a vida com bons olhos…

Quero muito bem a todos vocês! Que a vida possa nos manter juntos perto ou longe com o coração ligado!

Vocês são minha inspiração!

Leia também:

Clínica Sofia Bauer

 

2 Comentários

  1. Avatar

    Boa tarde Sofia. Lendo seu último livro, me chamou a atenção este termo Psicologia Positiva, pensei cá comigo, quero fazer este curso. Acabei entrando na sua página do Facebook, não lembro como fui parar lá. Só sei que quando fico com alguma coisa na cabeça, ela aprece em minha frente, sem mais nem menos. Ontem à noite comentei com meu marido, vou procurar saber direito o que é Psicologia Positiva, daí hoje pela manhã, enquanto tomava café, mexendo no celular, me “bato” com um post seu falando exatamente sobre isso. Isto é sincronicidade. Até falo em um vídeo meu sobre isso. Tenho um livro falando do uso otimizado do poder interior, pelo seu post acima, fiquei sem saber ao certo do que se trata, estou achando que é sobre o que escrevi. Ah! Desculpe, não falei o que me liga aos seus livros, sou Terapeuta Holística, fiz cursos de Hipnose Ericksoniana também. E gostaria de saber se você dá cursos sobre Psicologia Positiva?

    Responder
    1. Sofia Bauer

      Olá Gina, obrigada por entrar em contato comigo! Fico muito feliz em saber que vc gostaria de fazer cursos de Psicologia Positiva(PP). Temos um site do curso online de PP, http://www.psicologiapositivaead.com.br. Vc poderá ver o curso dado. Ele é anual, com 10 módulos e começa em fevereiro. A inscrição poderá ser feita a partir de Setembro. O curso é maravilhoso! Desculpe a modéstia, mas realmente a PP é encantadora! Se quiser participar fique de olho. Aqui daremos no blog as pinceladas gerais e todas as dicas de como usar a PP em sua vida cotidiana. Fique ligada em nossos artigos e aprenderá bastante com eles! Abraços Sofia

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *