Viver de forma saudável. Aprenda como viver mais e melhor

Tempo de leitura: 3 minutos

Viver de forma saudável aprenda como viver mais e melhor

viver

O QUE SIGNIFICA VIVER DE FORMA SAUDÁVEL?

A expectativa de vida vem aumentando no mundo! Estamos vivendo mais! Mas isso significa que estamos vivendo melhor?

Não!

Viver mais e melhor é poder escolher o que se quer fazer e como quer fazer, apesar de possíveis limitações que existam. Isso se chama ter independência e autonomia preservada.
Uma pessoa com dez doenças tratadas e equilibradas pode ser muito mais saudável, autônoma e feliz do que outra com uma doença apenas, não acompanhada. Essa última pode perder seu poder de escolher o que fazer e como fazer por conta de complicações.
Doença não significa estar morrendo. Qualquer desequilíbrio existente deve ser acompanhado para prevenir suas possíveis complicações. Todos podem ter algum tipo de doença e elas podem vir da sua carga genética e/ou são relacionadas ao meio em que se vive, que inclui: local, comida, trabalho, hábitos e muito mais.

Existem problemas mas existem soluções e formas de preveni-los em qualquer idade!

O que mais atrapalha o acompanhamento na Geriatria é a frase:
“Esse problema é da idade!”
Quando pensamos dessa forma as doenças que estavam começando evoluem e geram complicações que podem ser irreversíveis.
O problema não é da idade, visto que encontramos doenças em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Com o avanço da idade, o risco de se ter mais problemas e doenças aumenta. Daí a importância de se ter um médico geriatra acompanhando, que conheça o paciente como pessoa e que o acompanhe para poder ajudá-lo a prevenir e a se tratar.
O tratamento tem que ser focado no indivíduo e não nas comorbidades. Cada um tem sua complexidade. Temos que respeitar isso e encontrar o equilíbrio entre o tratamento das doenças e o tratamento da pessoa. Não adianta proibir ninguém de nada.
O diálogo entre o profissional de saúde e o paciente tem que ser de igual para igual, de confiança, de cumplicidade para conseguir o melhor resultado.

Envelhecer ou melhor Viver bem

Envelhecer ou melhor Viver bem envolve questões psicológicas individuais que temos que trabalhar desde criança. A busca do autoconhecimento envolve aprender o que realmente é bom para cada si, aproveitar qualidades, reconhecer e trabalhar defeitos e muito mais.
Além disso, envolve a relação com a sociedade que quer dizer ter atividade dentro da sociedade em que você vive.
  • Precisamos viver ativamente e viver agora!
  • Acordar perguntando o que tem de bom para fazer hoje!
  • Agenda cheia e flexível! Aproveitar o tempo e o agora!!!
À medida que o tempo vai passando, ele fica mais valioso. Assim não queremos perder mais tempo e aprendemos a falar não!
Vivemos a vida remoendo situações e marcas passadas, além de se ocupar com o futuro, A FAMOSA PREOCUPAÇÃO. Assim esquecemos de viver o presente. Toda hora é valiosa e não se pode tempo com isso!
Vamos então envelhecer, viver de forma saudável, vivendo no presente, ativos na sociedade, trabalhando no autoconhecimento, prevenindo problemas e doenças, e quando eles aparecerem vamos aprender a aceitar e buscar o equilíbrio dentro da nossa realidade e com apoio do médico e da equipe multiprofissional necessária para manter a autonomia.  Escolher o que e como fazer e ser feliz.
Rafael Pacheco Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *