Meditar! Aprenda como meditar corretamente em um minuto

Tempo de leitura: 9 minutos

Meditar!

Como meditar corretamente.

Neste artigo vou te ensinar como meditar corretamente e você também vai aprender como meditar corretamente em um minuto.

Você deve estar se perguntando, mas como vou conseguir meditar?

Isto é coisa para budistas, orientais… Mas como o “sol nasceu antes” para este povo, também os enche de sabedoria! A prática da meditação já foi comprovada pela neurociência como uma ferramenta maravilhosa antidepressiva e antiestresse, capaz de irrigar melhor nosso cérebro! E você não vai querer melhorar seu humor, ficar mais calmo e mais inteligente?

como meditar

Pesquisa

Foi feita uma pesquisa com monges budistas. Fizerem uma cintilografia de perfusão cerebral, trocando em miúdos, um exame que mede a quantidade de sangue que circula em áreas do cérebro e vê o quanto aquela área é usada enquanto nosso cérebro trabalha e pensa.

Os budistas tiveram uma área muito irrigada, o lado pré-frontal esquerdo. Fizeram a mesma cintilografia com pacientes deprimidos e viram que eles tinham a parte pré-frontal direita muito irrigada, exatamente o lado oposto dos budistas.

Esquerdo – coração! Direito – razão!

E esta área direita quando é muito irrigada leva a depressão!

O que eles fizeram então?

No experimento, durante dois meses colocaram estas pessoas deprimidas para meditarem durante 20 minutos todos os dias. O resultado foi maravilhoso! A cintilografia havia mudado, eles estavam como os monges budistas com a área pré-frontal esquerda agora, mais irrigada!

O que isto quer dizer?

Muito minha gente! Quer dizer que se usarmos a meditação como um hábito rotineiro, conseguiremos espantar nossa depressão, nosso pensamento negativo, nosso mau humor!!!

Esta pesquisa pode nos provar que o hábito de dar um tempo e apreciar as coisas boas (APRECIAR O BELO), os pequenos detalhes bons de nossas vidas, escutar uma música, fazer uma prece ou oração de agradecimento, ficar em silêncio em algum lugar bonito apreciando… tudo isto pode mudar nossa vida em apenas dois meses! E você, o que está esperando para começar a meditar? E claro, agradecer mais?!

Ah! Já sei! Vai dizer que não tem tempo e que meditar é difícil! Então como meditar?

Eu vou dizer que o tempo de vida é curto, como resposta! E por isso, vale a pena , escolher o que fazer com o seu tempo! Você escolhe o caminho que deseja dar à sua vida, só você! Ou então vai dizer: meditar é impossível, não sei parar quieto, não sei fazer um mantra… hehe! Isso não vale!

Tenho a solução: meditar é ficar sem pensar em coisas ruins por algum tempo! Basta começar! E você pode escolher meditar de muitas formas diferentes!

Veja você pode como você pode meditar:

  • escutando música por 15 minutos, as que você mais gosta, não precisa ser música clássica!
  • você pode meditar fazendo sua caminhada até o trabalho, ou no ônibus ou metrô… pensando em coisas boas, apreciando os detalhes do caminho…
  • se você mora em um lugar bonito pode caminhar ou correr na montanha, na praia, no lago, na fazenda, a beira da estrada… basta apreciar a natureza e esvaziar a cabeça!
  • você pode meditar fazendo uma prece diária que você mesmo escreva!
  • meditar ficando quieto no silêncio de casa por 15 minutos!

meditar

Viu só? Há maneiras de quietar sua mente fazendo alguma coisa! E isto também é meditar!

Será que você não enco

ntra um momento para o silêncio dos seus pensamentos ou para escutá-los com mais profundidade e mansidão?!

A vida é bem curta. Esta dica da meditação ajuda bem a aumentar seus anos de vida e seu bem-estar em viver. A vida é cheia de atribulações e a meditação ainda serve de serviço autolimpante! Você deveria pegar esta dica e praticá-la sempre!

O recado fica aqui! E mais, quem tem medo de ter demência deveria praticar certamente este hábito, pois melhora a irrigação cerebral!

Vou deixar aqui um vídeo de uma meditação muito interessante que está no YouTube.

Ela é bem pequena, apenas um minuto, mas pelo menos é um começo – ela vai tirar seu estresse!

Quando você se sentir cansado experimente esta meditação de um minuto…

Como meditar em um minuto

 

Quais são os benefícios da meditação? E como meditar corretamente?

Mas vamos aprender um pouco mais dos benefícios de se parar para apreciar o momento e ficar no aqui e agora.

Lei também: Meditação Mindfullnes

Precisamos dar um tempo a nossa mente nesta vida corrida! A vida é muito curta e deve ser apreciada. Ou você vai esperar ganhar dinheiro, escalar a posição prometida pela chefia, trabalhar feito um condenado para pagar dívidas apenas?

  • Precisamos e devemos cuidar melhor do nosso tempo!
  • Não há como fugir do trabalho, da luta infinita do ganha pão – da selva que vivemos – para sobreviver!
Mas como levar uma vida mais digna se pudermos apreciar o caminho, enquanto o fazemos?

Podemos comparar nossa vida como uma subida longa de uma montanha bem íngreme – para alguns sim, uma verdadeira planície – mas só para alguns!

O certo é termos uma vida cheia de obstáculos e morro acima! E vamos apenas ficar subindo a montanha de olho no cume, o quanto falta para chegar lá, ou vendo os buracos do caminho e nos lastimando da jornada?

Ou podemos vez por outra vertente, dar uma paradinha, apreciar a beleza dali , ver o horizonte que vai ficando cada vez mais bonito enquanto subimos o morro, fazer um lanchinho, descansar numa rede… e muito mais.

Não é parar de subir e ficar ali estagnado de medo do que vem pela frente! Aí sim, teremos motivos para nos lastimar! Tem muita gente que ficará travado em algum trecho do caminho, achando que dali não passa… e a vida segue! E ele ficará ali, como eterno perdedor!

Lute, caminhe, enfrente os perigos da floresta, dos obstáculos do dia a a dia na subida! Mas aprecie também, descanse também… nestes momentos, ficamos mais alegres, mais criativos… e muitas vezes, precisamos de paradas estratégicas!

Uma tempestade que cai, precisamos nos abrigar, uma ameaça feroz, precisamos nos esconder… por um tempo apenas… continue sua jornada, aprecie seu caminho… e assim, a vida se tornará um prazer em viver… cada dia com sua nuance diferente do mesmo, mas bela em si, nos detalhes!

E uma hora você terá chegado ao topo de sua montanha, mas saberá neste momento que não perdeu seu tempo… que apreciou o caminho pelo qual chegou até lá! Pois quando lá chegar, terá histórias para contar, se relembrar, admirar!

E assim, ao descer o mesmo caminho até o fim de seus dias terá aprendido que até mesmo na descida dos anos terá o direito de aproveitar mais um pouquinho daquela jornada chamada VIDA!

Se você entendeu minha analogia, pode entender que a vida é uma JORNADA a ser desfrutada em cada pedacinho.

Aprendeu como meditar? Leia também: Mindfulness: aprenda DEFINITIVAMENTE o que é e como fazer!

Sim, uma montanha a ser escalada com a força do dia a dia, sem outra solução teleférica! Devemos fazer nosso trajeto com dignidade e com calma, apreciando cada pedacinho, mesmo nos tempos difíceis que a caminhada morro acima vai nos impor!

Por isso, a meditação – o momento de parada obrigatória de repor as forças, de ver o belo, de apreciar o caminho, de dar a pausa à sua mente, de agradecer, de ter idéias criativas, de fazer amizades, de se divertir um pouco…

Não deixe de ver os vídeos gravados sobre mindfullness e  a indução postada para vocês neste post: Mindfulness: aprenda DEFINITIVAMENTE o que é e como fazer!

Você terá a oportunidade de parar e meditar por alguns minutos… descanse e usufrua do seu momento… mas pode começar bem agora!

Veja e aprecie o que está a sua volta, se dê um momento todo dia de 15 minutos pra descansar no meio do nada… escute música, leia uma prece, feche os olhos, ou abra-os e aprecie a paisagem, a vida…

Se deixe ir…

Para meditar podemos parar um instante e nos deixar levar por este momento presente, simplesmente se deixando ir, percebendo os nossos sentidos, ouvindo o que quer que seja que traga algum som… sentindo nosso corpo… e nos deixando ficar ali…

Se deixar ir

tem sido um novo clichê da Nova Era moderna da meditação. Tem sido muito usada e abusada…

Ir para dentro de você, olhar lá dentro, clichê ou não, é poderoso e necessário para nossa recuperação, daí seu uso tão constante atualmente. Há algo essencialmente vital e importante em aprender a prática do se deixar ir. Você aprende a se conhecer melhor, a se sentir melhor e até mesmo a observar o que lhe faz mal.

Se deixar ir significa

o que isto quer dizer mesmo, apenas isso! É um convite para se parar de ficar só pensando em alguma coisa, problema, ideia, evento, desejo, etc. E sim, começar a despertar o sentir o que acontece no presente momento.

É uma decisão consciente de liberar com total aceitação as preocupações e se encher do momento presente, ou melhor, se abastecer do presente momento.

Significa desistir de preocupar com o futuro ou com qualquer coisa que esteja lutando no momento. E se dar a chance de se abastecer com algo poderoso e recuperado e que valha a pena!

É como abrir sua mão e ver o que você tem agarrado nela e que nem sabia, mas estava ali na palma de sua mão, pronto para você usar…

Não só estava em nossas mãos, mas estava presente em nossas mentes pronto para ser usado como uma ferramenta poderosa, saída de problema, solução para muitas coisas se encontram dentro de nós.

Temos um curador interno, ele só precisa que nos conectemos conosco para ver a cura se manifestar através de um pensamento, de uma ideia nova que surge como uma flor que brota de dentro de nós…

Experimente meditar mais, fazer yoga, parar e respirar simplesmente apreciando o silêncio, a vista que tem a sua frente…

Leia também:

clinica Sofia Bauer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *