Viver de forma saudável. Aprenda como viver mais e melhor

Tempo de leitura: 3 minutos

Viver de forma saudável aprenda como viver mais e melhor

viver

O QUE SIGNIFICA VIVER DE FORMA SAUDA?VEL?

A expectativa de vida vem aumentando no mundo! Estamos vivendo mais! Mas isso significa que estamos vivendo melhor?

Na?o!

Viver mais e melhor e? poder escolher o que se quer fazer e como quer fazer, apesar de possíveis limitac?o?es que existam. Isso se chama ter independe?ncia e autonomia preservada.
Uma pessoa com dez doenc?as tratadas e equilibradas pode ser muito mais sauda?vel, auto?noma e feliz do que outra com uma doenc?a apenas, na?o acompanhada. Essa u?ltima pode perder seu poder de escolher o que fazer e como fazer por conta de complicac?o?es.
Doenc?a na?o significa estar morrendo. Qualquer desequili?brio existente deve ser acompanhado para prevenir suas possi?veis complicac?o?es. Todos podem ter algum tipo de doenc?a e elas podem vir da sua carga gene?tica e/ou sa?o relacionadas ao meio em que se vive, que inclui: local, comida, trabalho, ha?bitos e muito mais.

Existem problemas mas existem soluc?o?es e formas de preveni-los em qualquer idade!

O que mais atrapalha o acompanhamento na Geriatria e? a frase:
“Esse problema e? da idade!”
Quando pensamos dessa forma as doenc?as que estavam comec?ando evoluem e geram complicac?o?es que podem ser irreversi?veis.
O problema na?o e? da idade, visto que encontramos doenc?as em crianc?as, adolescentes, adultos e idosos.
Com o avanc?o da idade, o risco de se ter mais problemas e doenc?as aumenta. Daí a importa?ncia de se ter um me?dico geriatra acompanhando, que conhec?a o paciente como pessoa e que o acompanhe para poder ajudá-lo a prevenir e a se tratar.
O tratamento tem que ser focado no indivi?duo e na?o nas comorbidades. Cada um tem sua complexidade. Temos que respeitar isso e encontrar o equili?brio entre o tratamento das doenc?as e o tratamento da pessoa. Na?o adianta proibir ningue?m de nada.
O dia?logo entre o profissional de sau?de e o paciente tem que ser de igual para igual, de confianc?a, de cumplicidade para conseguir o melhor resultado.

Envelhecer ou melhor Viver bem

Envelhecer ou melhor Viver bem envolve questo?es psicolo?gicas individuais que temos que trabalhar desde crianc?a. A busca do autoconhecimento envolve aprender o que realmente e? bom para cada si, aproveitar qualidades, reconhecer e trabalhar defeitos e muito mais.
Ale?m disso, envolve a relac?a?o com a sociedade que quer dizer ter atividade dentro da sociedade em que voce? vive.
  • Precisamos viver ativamente e viver agora!
  • Acordar perguntando o que tem de bom para fazer hoje!
  • Agenda cheia e flexi?vel! Aproveitar o tempo e o agora!!!
À medida que o tempo vai passando, ele fica mais valioso. Assim na?o queremos perder mais tempo e aprendemos a falar na?o!
Vivemos a vida remoendo situac?o?es e marcas passadas, ale?m de se ocupar com o futuro, A FAMOSA PREOCUPAC?A?O. Assim esquecemos de viver o presente. Toda hora e? valiosa e na?o se pode tempo com isso!
Vamos então envelhecer, viver de forma sauda?vel, vivendo no presente, ativos na sociedade, trabalhando no autoconhecimento, prevenindo problemas e doenc?as, e quando eles aparecerem vamos aprender a aceitar e buscar o equili?brio dentro da nossa realidade e com apoio do me?dico e da equipe multiprofissional necessária para manter a autonomia.  Escolher o que e como fazer e ser feliz.
Rafael Pacheco Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *