Taiji ou Tai Chi – A meditação em movimento

Tempo de leitura: 5 minutos

Taiji ou Tai Chi – A meditação em movimento*

Com a “abertura” da China ao Mundo Ocidental, crescente tem vindo a ser o interesse da comunidade internacional na sua cultura, língua, alimentação e prática médica. Com o apoio dos Media ocidentais, muitas das suas tradições têm chegado ao nosso conhecimento, o que também tem levado a um aumento das vendas de viagens para o Oriente. Nestas viagens e nos documentários a que podemos assistir, temos vindo a dar conta da prática continuada de algumas atividades físicas e mentais, praticadas por diversas idades. Foi assim que começamos a falar mais de Taijiquan e Qigong no Ocidente. Estas práticas são agora cada vez mais populares no nosso país e em outros países da Europa por se saber promoverem um equilíbrio psicofísico e por serem muito recomendadas apesar da idade e limitações do seu praticante.

Falar do início do Taijiquan é falar de história, de cultura e também de religião. É falar de combate mas de Meditação. De reacção em atenção plena. É falar de equilíbrio, de energia e de saúde. 

Na antiga China sempre se procurou desenvolver  exercícios que tivessem como objectivo a obtenção de uma vida longa e saudável. O  Taiji faz também parte dessa tradição. Para melhor compreender o Taiji, o estudante deve compreender a sua Filosofia,  o Taiji como Arte Marcial e a passagem do testemunho de geração em geração. Actualmente temos ainda outras àreas que estudam o Taiji, debruçando-se mais na sua eficácia como por exemplo a Psicologia, as Neurociências, etc.

O Taiji é uma modalidade que combina respiração diafragmática e relaxamento com muitas posturas funcionais que se alteram de forma quase imperceptível, suave através de movimentos gentis e graciosos. Esta modalidade tem sido usada para o desenvolvimento da interação mente-corpo, para regular a respiração com o movimento corporal, para aumentar a coordenação mão-olho e como sistema tranquilizador da mente.

A palavra Taijiquan é composta por 3 ideogramas. Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”. Chi (ou Ji) significa a parte mais alta do telhado enquanto Chuan (ou Quan) significa Punho, “soco”, “luta com mãos livres”. Taiji simboliza ainda o “Cosmos” e a interação do Yin e Yang, sempre em constante mutação. Existem muitos estilos de Taiji e todos têm a sua própria forma. Todos são, no entanto, praticados em posição vertical (de pé) e podem ser executados a solo ou em pares. Cada exercício envolve uma série de sequências coordenadas e é muitas vezes chamado de “Meditação em Movimento” já que é executado em total concentração. Esta calma interior que se manifesta em cada movimento melhora a circulação do Qi, a energia vital e força motriz. O Taiji é assim um ramo preventivo e curativo da Medicina Chinesa.

Vários são os estudos científicos que atestam a eficácia do Taiji em diversos campos da saúde. Kuramoto (2006) concluiu que o Taiji tem benefícios fisiológicos e psicossociais e, para além disso, é uma forma segura e eficaz de trabalhar equilíbrio, flexibilidade e resistência cardiovascular em pacientes mais idosos com condições de doença crônica. Já Tsai et al (2003) mostrou na sua investigação que mediante condições bem estruturadas, o treino de exercícios de Taiji pode baixar a tensão arterial, reduzir o colesterol e melhorar o estado ansioso dos sujeitos, sendo uma modalidade alternativa para tratar pacientes com hipertensão moderada. Wang et al (2010) debruçaram-se sobre o Taiji como terapêutica para sujeitos fibromialgicos concluindo que poderá ser uma mais-valia nestes pacientes necessitando ainda de estudos longitudinais em amostras populacionais mais abrangentes.

Xu et al (2004) investigaram uma amostra de idosos que praticavam Taiji de forma regular. Estas pessoas mostraram melhor percepção corporal do que o grupo de controlo sedentário (sobretudo na zona dos tornozelos e joelhos) e também melhor cinestesia do que os que praticavam corrida e natação. Os excelentes benefícios do Taiji passam pela manutenção do equilíbrio na população mais idosa.  Estudos feitos com adolescentes mostraram também que após 10 sessões de Taiji estes apresentavam menos ansiedade, melhorou o seu comportamento, reduziu os seus comportamentos de “sonhar acordado” com distracções durante o dia, reduziu as emoções desapropriadas e a hiperactividade. Li (2001) concluiu que o Taiji é um exercício de intensidade moderada benéfico para a função cardorespiratória, imunidade, controlo mental, flexibilidade e equilíbrio, melhorando ainda a força muscular e reduzindo os riscos de queda em idade avançada.

Referências bibliográficas

Kuramoto, A. (2006) Therapeutic Benefits of Tai Chi Exercise: Research Review, Wisconsin Medical Journal, 105(7), pp: 42-46.

Li, J; Hong, Y. & Chan, K. (2001) Tai chi: physiological characteristics and beneficial   effects on health. Br J Sports Med 2001;35:148-156 .

Tsai, J.; Wang, W.; Chan, P.; Lin, L.; Wang,C.; Linson, B.; Hsieh, M.; Yang, H. & Liu, J.   (2003) The Beneficial Effects of  Tai Chi Chuan on Blood Pressure and Lipid Profile             and Anxiety Status in a Randomized Controlled Trial. THE JOURNAL OF       ALTERNATIVE AND COMPLEMENTARY MEDICINE, 9(5), pp. 747–754.

Wang, C; Collet, J. & Lau, J. (2004) The Effect of Tai Chi on Health Outcomes in Patients        With Chronic Conditions. A Systematic Review. In ARCH INTERN MED/ VOL 164.

Xu, D., Hong, Y., Li, J., Chan, K. (2004) Effect of tai chi exercise on proprioception of ankle and knee joints in old people. Br J Sports Med 2004;38:50-54

 * Este post foi escrito por Tatiana Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *