Mindfulness: aprenda DEFINITIVAMENTE o que é e como fazer!

Tempo de leitura: 5 minutos

Mindfulness: aprenda DEFINITIVAMENTE o que é e como fazer!

Mindfulness

O QUE É MINDFULNESS atenção plena?

Você sabe o que quer dizer mindfulness – mente cheia vazia – na tradução literal. Mas na verdade, quer dizer ficar no aqui e agora, no momento presente, com sua mente cheia de nada. Apenas para ficar no presente sem se ocupar do futuro – sem preocupação. Como conseguir esta magia?

Simples, aprendendo a respirar profundamente, a contar sua respiração… ou simplesmente ouvir uma música e prestar atenção nela, deixar tudo de lado… ou rezar… ou falar um mantra… ou apreciar o som do silêncio.

O importante é esvaziar sua cabeça, se deixar ficar presente e curtir seu momento, o seu corpo e mente “baixam a guarda” e descansam.

Um animal na floresta quando cai numa armadilha, ele tenta se soltar, vira e mexe… mas quando se cansa de tentar e percebe que não dará em nada, ele pára e fica quieto… se deixa ficar lá descansando, recuperando suas forças para depois tentar novamente.

O único animal que não faz isso é o bicho homem. Não paramos de lutar hora alguma e ficamos estressados, exaustos, sem forças… acabados! Pode uma coisa dessas?!

Devemos e podemos aprender com os orientais que é preciso meditar, ter tempo de recuperação!

Livro Mindfulness

John Kabat-Zinn nos ensina em seu maravilhoso livro – Wherever you go there you are (Traduzindo: Não importa aonde vai, lá você está).

Ele nos mostra que podemos aprender a ficar na situação que estamos, no local que estamos, no trabalho que estamos, na aula que estamos, na conversa que estamos… em qualquer lugar ficando presente ao momento que vivemos naquele instante!

Ele nos ensina a meditar sentindo nosso corpo, parando e respirando profundamente e sentindo cada partezinha do nosso corpo…

Convido você a experimentar…

Sinta sua respiração enquanto lê… dê um tempo, conte até 5 inspirando e solte o ar em 5 tempos… Faça isso algumas vezes, sentindo seu corpo… e veja que maravilha! Você ficou presente!

Quais são os benefícios do Mindfulnness?

Meditação do Aqui e Agora – “Mindfulness”

Vamos ver os benefícios já comprovados pela ciência da meditação em nossa vida diária! Meditar deveria ser obrigatório a todos nós! Isso mesmo, limpar a mente, ficar quieto, no meio do nada, deixando que seu cérebro faça uma autolimpeza. Isso sim é o que deveríamos fazer uma vez por dia…

Poucos são os que fazem este exercício diário. Mas estes que o fazem, sabem bem quantos benefícios adquirem com este bom hábito. A mente necessita parar um pouco. Nós ocidentais aprendemos a pensar e pensar cada dia mais, principalmente se temos um grande problema a resolver.

Mas infelizmente, quanto mais nos resgatamos nesta procura infinita de soluções, menos enxergamos as saídas. Nossa mente se esgota. Já aquele que para, se dá um tempo, respira, distrai com coisas do aqui e do agora, tem mais chances de dar um tempo para que seu próprio cérebro obtenha um caminho novo, uma nova resposta àquilo que antes não conseguíamos responder.

Por isso, preste bastante atenção, faça menos para fazer mais! Experimente parar uma vez por dia por alguns minutos, quem sabe 20 minutos e se deixar ficar quieto, se observando, reparando sua respiração, o meio à sua volta, o céu, as árvores, o lugar onde está , o cheiro da natureza, o som do silêncio…

MINDFULNESS quer dizer – fique no aqui e agora com a mente preenchida do que é ficar assim, olhando a si neste exato momento, se sentindo, curtindo o silêncio da alma… a quietude presente…

Muitos vão dizer que não conseguem, mas tente… fique alguns minutos assim.

Jon Kabat-Zinn nos ensina o quanto é importante parar para o alívio do nosso cérebro, que precisa de tempo e poder ficar ainda mais bem restaurado após uma boa pausa! Ele nos mostra muitas pesquisas feitas que comprovam que uma boa meditação traz saúde física e mental, rejuvenesce, melhora a imunidade, melhora a memória, traz muita criatividade e bom humor!

Deixo aqui esta boa dica! Comece agora, dê uma paradinha e fique quieto… sinta seu corpo, sua respiração, sinta se há algum desconforto em seu corpo… perceba onde está, o que tem à sua volta… como está o céu, azul ou nublado ou chuvoso… apenas sinta sua presença neste mundo…

O livro “As 7 leis espirituais do sucesso

No livro “As 7 leis espirituais do sucesso” existe a lei do silêncio, algo bem parecido com isto… fique quieto e sinta a vida! Neste, Deepack Chopra fala uma frase do filósofo austríaco, Franz Kafka: “Você não precisa sair do seu quarto. Fique sentado diante da mesa e ouça. Não precisa nem ouvir, apenas espere. Não precisa nem esperar, apenas fique quieto, silencioso, solitário. O mundo se oferecerá espontaneamente a você para ser descoberto. Ele não tem outra escolha senão jogar-se em êxtase a seus pés.”  Maravilhoso, não?!

Como praticar mindfulness?

Veja está série de vídeos preparado pela Professora Sofia Bauer sobre mindfullness exercícios e aprenda os benefícios da meditação.

Lei Também: Como meditar? Aprenda agora a meditar corretamente em um minuto.

Meditação Mindfulness semana 1

Meditação Mindfulness semana 2

Meditação Mindfulness semana 3

Meditação Mindfulness semana 4

Meditação Mindfulness semana 5

Meditação Mindfulness semana 6

Meditação Mindfulness semana 7

Meditação Mindfulness semana 8

 

Obrigada! Sofia Bauer

Leia também:

Clínica Sofia Bauer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *