Relacionamento saudável os 7 princípios dos mestres dos relacionamentos.

Tempo de leitura: 7 minutos

Relacionamento saudável os 7 princípios dos mestres dos relacionamentos.

“A casa do relacionamento saudável”

Relacionamento saudável

Por Carolina Perrella / Fonte: Projeto Bem Casados

Olá pessoal!

O casal de pesquisadores John e Julie Gottman, chamam de “The sound relationship house” – algo como “A casa do relacionamento saudável”.

Este modelo teórico sugere 7 princípios que foram observados em casais que os autores chamam de mestres dos relacionamentos, como verdadeiros pilares para um relacionamento saudável. São eles:

Princípio número 1 para um Relacionamento Saudável

Aprofundar o conhecimento mútuo

Este é o primeiro nível da “casa do relacionamento saudável”.

Se trata do quanto o casal se conhece bem tanto nos seus desejos e gostos quanto no nível psicológico (seus medos, estresses, sua história e sonhos).

Em outras palavras, é estar bem familiarizado com o universo um do outro.

Casais que constroem um mapa afetivo do parceiro são mais bem preparados para lidar com os momentos difíceis.

Pesquisas

As pesquisas de Gottman revelaram que um importante preditor da estabilidade de um relacionamento, é o quanto o casal se conhece e é bem familiarizado com o universo um do outro.

Os dados da pesquisa mostram que casais que constroem um mapa afetivo do parceiro são mais bem preparados para lidar com momentos difíceis.

O pesquisador David Schnarch também destaca a importância do conhecer e ser conhecido pelo outro como uma chave para aprofundar a intimidade do casal, o que se mostrou ser uma base para relações duradouras.

Segundo suas pesquisas, o ato de se permitir revelar o seu eu mais intimo, sem medo de julgamentos ou busca por aprovação está diretamente ligada a uma maior conexão sexual e a qualidade do relacionamento.

Casamentos felizes são baseados primeiramente em uma amizade profunda, e é disso que se trata o “aprofundar o conhecimento mutuo”.

Quando nos abrimos, dividimos nossos desejos mais profundos, nossos medos, fantasias e sonhos, criamos a oportunidade de um crescimento pessoal e interpessoal, e este desejo de ser conhecido de verdade um pelo outro cria uma conexão profunda entre o casal.

Tendo em vista a importância desta base para os relacionamentos, Gottman nos propõe uma série de exercícios para construir o que ele chama de “Mapa do amor”.

Muitos deles você encontra no livro “Sete princípios para o casamento dar certo” (Ed Objetiva).

Vale a pena conferir e embarcar juntos nesta jornada! 😉

Princípio número 2 para um Relacionamento Saudável

Cultivar a afeição e a admiração no relacionamento

Este é o segundo nível da casa, que é também o antídoto de um dos “cavaleiros do apocalípse”, o desprezo.

Cultivar uma cultura de apreciação, respeito e carinho é uma base importante para qualquer tipo de uma relação.

Esta é uma base importante para qualquer tipo de uma relação.

Cultivar uma cultura de apreciação, respeito e carinho deixa o convívio positivo, mais leve, além de ser um ótimo antídoto de um dos “cavaleiros do apocalipse”, o desprezo.

John Gottman em suas pesquisas com casais “bem sucedidos” no amor, percebeu algo em comum em todos os relacionamentos saudáveis que estudou: estes casais cultivavam o hábito de elogiar, de agradecer e apreciar o que um faz pelo outro.

Esta é uma força inata do ser humano: todos nós gostamos de nos sentir apreciados, admirados e elogiados por quem amamos… palavras de afirmação e apreciação são excelentes formas de dizer “eu te amo”. E quem não gosta de se sentir amado?

Aspectos Positivos

Além disso, é muito importante levantar os aspectos positivos da personalidade de nossos parceiros e estar sempre reforçando suas qualidades e o que o relacionamento tem de positivo, pois com o tempo temos a tendência de sermos cada vez mais críticos com quem amamos.

Quando existe uma boa reserva de positividade no relacionamento, uma boa “poupança emocional”, a probabilidade de se recuperar de momentos de irritabilidade, situações pelas quais nos arrependemos ou um distanciamento emocional temporário aumenta significativamente, por isso sempre “bato nesta tecla”

da importância de investir na qualidade do relacionamento.

Afinal de contas não é o amor que sustenta o relacionamento, é a forma de se relacionar que sustenta o amor e é na simplicidade das escolhas que mora a magia do amor!

Princípio número 3 para um Relacionamento Saudável

Estar voltado um para o outro

O terceiro nível da casa nos fala da importância de estar voltado um para o outro no dia-a-dia. São os pequenos detalhes que fazem diferença na consolidação da saúde da relação. É estar presente de forma consciente, com a atenção voltada para o outro:

  • seja em uma conversa,
  • um olhar,
  • um carinho ou em
  • um momento de dar suporte e apoio emocional ao outro.

Em outras palavras, é cultivar bons hábitos que reforçam o que chamamos de uma “boa conta bancária emocional”.

Princípio número 4 para um Relacionamento Saudável 

Ter uma perspectiva positiva

Os três primeiros níveis da casa se tratam do nível de amizade estabelecido pelo casal. A qualidade destes primeiros níveis irão dizer se este casal tem uma perspectiva positiva ou negativa do relacionamento.

Este nível fala de como é estar nesta relação, da sua qualidade em termos de presença de emoções e ações positivas, da solução de conflitos, do nível de intimidade e romance entre o casal.

Princípio número 5 para um Relacionamento Saudável

Gerenciamento de conflitos

Os autores usam o termo gerenciar e não eliminar pois todos os casais tem conflitos, e eles podem ser uma enorme fonte de crescimento se feitos de forma saudável.

Aqui entra a importância de uma boa comunicação, saber ouvir, aceitação e respeito pelo que o outro é e não pelo que você deseja que ele seja.

Princípio número 6 para um Relacionamento Saudável

Fazer os sonhos de vida se tornarem realidade

Segundo os autores, um aspecto crucial para qualquer relacionamento é criar uma atmosfera que encoraja cada pessoa a falar honestamente sobre seus sonhos, valores, convicções e aspirações.

É quando a pessoa sente que é seguro ser ela mesma, e que tem apoio em seu cônjuge.

Princípio número 7 para um Relacionamento Saudável

Criar significados na vida em comum

Este é o topo da casa, é onde nossos sonhos, mitos e crenças sobre o que é casamento e família encontram lugar. É muito importante haja concordância em maior grau possível quanto a aspectos fundamentais da vida, seu propósito e significado.

Aqui entra a importância de se ter rituais de conexão, metas em comum, o apoio mútuo nos papéis que cada um desempenha na vida, o significado e propósito de família e amor em suas vidas.

Para finalizar, temos as duas paredes que dão a sustentação da casa: confiança e comprometimento.

Por Carolina Perrella / Fonte: Projeto Bem Casados

Leia também:

Clínica Sofia Bauer

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *