Planejamento Diário: tudo que você precisa saber para ser mais produtivo

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já teve a sensação de que uma semana, um mês ou um ano inteiro passou e você não fez nada? Você olha para trás e tem a impressão de que não saiu do lugar. Não enxerga progressos. E, paradoxalmente, se sente exausto.

Lógico que é uma sensação deturpada. Você realizou várias coisas. Talvez tenha evoluído em inúmeros pontos da vida. Apenas não percebeu.

E por que isso ocorre? Porque você não estabeleceu parâmetros para dimensionar seus avanços. Sem meios para averiguar seu desenvolvimento pessoal ou profissional, é natural que a noção de caos e estagnação se imponha.

Existe solução para esse problema? Algo que traga resultados imediatos e eficazes? Se você está esperando por uma fórmula mágica… Saiba que ela existe! E se chama planejamento.

Neste texto, vamos indicar um passo a passo para você elaborar seu planejamento diário. Com ele, você substituirá a sensação de inércia pelo senso de produtividade. E o cansaço dará vez ao entusiasmo!

Por que adotar um planejamento diário?

Reunimos uma lista não exaustiva de benefícios. Deixamos os demais para você descobrir por conta própria:

  • confere organização à sua rotina, estabelecendo prioridades e evitando esquecimentos;
  • diminui o estresse e ansiedade, pois delimita as atividades;
  • otimiza a administração do tempo, inibindo a procrastinação e aumentando a qualidade de tempo livre;
  • orienta as ações, com objetividade e determinação de metas específicas;
  • economiza energia, uma vez que simplifica a tomada de decisões;
  • permite autoanálise e verificação do progresso;
  • eleva a produtividade, em razão de todos os atributos descritos acima.

Convencido? Então, vamos à prática.

Como elaborar um planejamento diário

Planejar o dia a dia é, na verdade, uma tarefa bastante intuitiva. Isso significa que, conforme você aplicar o planejamento diário, mais facilidade terá para viabilizá-lo, descobrindo as táticas mais eficientes para você.

Para facilitar o início do processo, destacamos algumas dicas – básicas, mas muito eficientes.

1. Tenha uma agenda, um planner ou um bloco de notas

Você precisará de um suporte para registrar suas metas e compromissos. Deixar tudo na memória é uma das situações responsáveis pela ansiedade e sensação de caos, que mencionamos acima. O hábito de anotar tudo o que precisa – ou deseja – fazer, evitará esquecimentos, bem como a sobrecarga mental.

2. Organize suas prioridades

Não queira resolver a vida em 24 horas! O planejamento diário é saudável, também, por evidenciar nossos limites. Determine aquilo que é mais urgente e importante. Preferencialmente, eleja uma ou duas atividades complexas para o dia. Detalhe em etapas, para evidenciar o processo de execução e direcionar seu tempo.

3.Programe períodos de pausas

Você não é uma máquina! A produtividade é maior quando conseguimos intercalar concentração extrema com momentos de relaxamento.

4. Administre seus horários

Crie um cronograma inteligente, com prazos plausíveis. Sem medidas de tempo, podemos nos distrair ou cometer excessos.

5. Acompanhe seus progressos

Mantenha suas anotações à vista. Verifique suas tarefas e empenhe-se para cumpri-las, na ordem que estabeleceu e com o tempo que determinou. Risque tudo aquilo que tiver concluído. Essa simples ação confere imenso prazer de realização, impactando em sua motivação e energia.

6. Comece hoje o projeto de amanhã

O momento mais oportuno para realizar seu planejamento diário é à noite, como última atividade. Se esperar o dia começar para idealizá-lo, já começará atrasado e confuso. Você verá como as decisões fluem melhor quando estão previamente estruturadas.

O planejamento diário é uma das mais eficientes estratégias para aumento de produtividade. Mas não é a única! Quer conhecer outras táticas? Então assine nossa newsletter e mantenha-se bem informado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *