O que é gratidão? Uma graça – um presente divino!

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é gratidão? Uma graça – um presente divino!

Psicologia Positiva – Gratidão!

Já parou para pensar sobre esta palavra: GRATIDÃO ?

Gratidão – de graça, grátis!

Ser grato é agradecer as coisas que temos. É ver a beleza nos detalhes, nos pequenos momentos do nosso dia a dia. Ser grato é ser generoso, é ser atencioso, é praticar o bem. Apreciar o belo, mesmo que seja no meio do deserto, durante  as tempestades da vida, nos momentos de sofrimento, das perdas mais graves…

Existem pessoas que nascem com esta dádiva de agradecer o que têm, de apreciarem o belo por menor que seja, num gesto, num olhar ou numa paisagem.

Estas são pessoas por natureza mais felizes. E por quê? Porque são capazes de verem o valor da vida em pequenos detalhes de seu dia! A vida já é tão curta e tão difícil para todos nós. Quem tem esta capacidade de apreciar pequenos momentos e se abastecer com eles sai ganhando mais alegria no viver…

Podemos aprender a fazer isto?

Sim, agradecendo mais… apreciando mais…

Isto pode ser detalhes do seu dia… estando num palácio ou numa casinha simples, apreciar o cheiro gostoso do café coado por exemplo.

Estando saudável ou doente, ser capaz de ver um céu azul e ouvir os pássaros cantarem pela manhã…

Estando alegre ou triste, apreciar os olhares das pessoas à sua volta, os sorrisos que você dá e são retornados a você em gentilezas…

Viu? É simples! As pesquisas de Psicologia Positiva mostraram que é possível aprender a ser mais agradecido e mais feliz. Basta fazer um Diário de Gratidão. Esta é uma boa dica de felicidade comprovada!

Você escreve diariamente em uma caderneta, ou diário, de 3 a 5 coisas que você possa agradecer. Escrevendo diariamente, você verá que seu foco muda para ver mais o que funciona em sua rotina de vida. E fica mais feliz por ver que ainda há coisas que se aproveitar!

Lembre-se a vida é curta. Vai ficar aí só lastimando ou vai aprender a agradecer os momentos que trazem alguma alegria?!

As pessoas mais agradecidas fazem mais sucesso inclusive! E isto que estou dizendo não é autoajuda, mas sim ciência estudada e comprovada! Muitas pesquisas sobre gratidão já foram feitas e o resultado é sempre o mesmo. Gratidão traz mais alegrias e mais sucesso.

Dica da semana: faça seu diário de gratidão! Escreva de 3 a 5 coisas boas que aconteceram em seu dia, depois de 2 meses seguidos você nos conta como você já mudou seu foco para as coisas positivas! Pode começar! Estamos no início da semana!

Se somos agradecidos já começamos focando no positivo.

E aí você pode se perguntar: “Mas para que isto de ser agradecido”? Ora, para ser ainda mais feliz!

“E felicidade existe”? Pergunta difícil esta. Mas se você pensar em momentos de alegria, vai poder responder que sim!

Se você se pergunta: “Sou feliz”?

Faz uma pergunta fechada. A vida não é assim. Temos bons e maus dias ou até temporadas… A felicidade neste ponto de vista é o final de um processo, um ponto finito que significa que se chegou ao fim daquela nossa procura.

Este ponto infelizmente não existe e nos agarrarmos a crença que se atingirmos “tal coisa” lá chegaremos. O que vem? Mais insatisfação e mais tristeza.

Se pensarmos diferente em SER MAIS FELIZ a cada momento, como uma escolha que faço em qualquer que seja a jornada, ficarei sim bem melhor. Ver o caminho e aproveitar dele na caminhada, desfrutando dos aprendizados, focando no que funciona traz mais alegrias enquanto viajantes da vida.

Podemos ser mais felizes se formos agradecidos aos momentos, mesmo que se esteja passando uma hora de dificuldades na saúde, nas fianças, no trabalho.

Ninguém é perfeito e fica em êxtase todo tempo sem ter a quê aspirar por mais. Portanto, ao invés de se perguntar  se sou ou não feliz, podemos fazer uma pergunta mais sábia: “Como posso ser mais feliz?”

Assim, posso ser mais feliz hoje do era há um ano atrás. Ao invés de ficar lastimando o que ainda não tenho, ou os caminhos que ainda não percorri para atingir a felicidade perfeita, posso tornar minha jornada mais feliz caminhando e apreciando cada momento.

Por isso, fazer o diário da gratidão, para focar e agradecer cada pedacinho do caminho…

Muitas vezes, quando vamos fazer uma festa ou uma viagem, ao começarmos os preparativos já estamos na festa, na viagem. Isto é desfrutar do percurso e ser ainda mais feliz!

Torço para você aprender esta dica maravilhosa e aplicar em seu dia a dia! Depois me conte!

Gratidão

Leia também:

Clínica Sofia Bauer

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *