Amor: Relacionamentos saudáveis trazem bem estar para nossas vidas

Tempo de leitura: 1 minuto

Amor: Relacionamentos saudáveis trazem bem estar para nossas vidas
A ciência do amor!

Por Carolina Perrella

amor

Segundo as recentes pesquisas da Psicologia positiva, o amor e os relacionamentos são os preditores número 1 da felicidade.

Relacionamentos saudáveis (não somente os amorosos) tem um potencial enorme de trazer bem estar para nossas vidas… Nos traz mais resiliência, autoestima, sentido e felicidade.

Sendo assim, porque não aprender a cuidar bem deles?! O que a ciência tem para nos ensinar sobre o amor?

Estarei aqui no Blog Fada Rose quinzenalmente dividindo com vocês um assunto que adoro…Psicologia Positiva e Relacionamentos!

A Psicologia Positiva, como vocês já tem aprendido por aqui, é a abordagem da psicologia que estuda cientificamente (e com bastante rigor acadêmico), o funcionamento ótimo humano e suas potencialidades, visando estudar os pilares do bem-estar, da felicidade e do “fluir”… é uma abordagem relativamente nova, que vem ganhando muito espaço no cenário científico por ser um novo paradigma, que dá ênfase ao que “funciona” e não somente aos problemas e sintomas como na psicologia tradicional.

Por exemplo, no campo dos relacionamentos, ela busca estudar cientificamente relacionamentos bem sucedidos e prósperos e não os divórcios para entender o que funciona bem em um casamento!

Parece óbvio não é? Mas por incrível que pareça até o ano 2000, para cada artigo científico publicado sobre assuntos como felicidade, bem estar, qualidade de vida, amor, existiam 21 sobre depressão, ansiedade, doenças psiquiátricas, etc… Ou seja, a ciência estava muito mais focada em entender os problemas do que entender o que de fato todos nós buscamos na vida!

Felizmente este cenário está mudando, e é sob a luz desta nova ciência que pretendo trazer a vocês o que as pesquisas tem para nos ensinar sobre relacionamentos! Venho trazer um pouquinho do que faço no Projeto Bem Casados, que é um espaço de preparação emocional para noivas.

Espero que gostem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *