Psicologia Positiva e Rituais

Tempo de leitura: 19 minutos

 

Psicologia Positiva e Rituais

Aristóteles disse: “Perfeição  não é um ato, mas um hábito…”

Gratidão é o nosso tema há alguns dias. Agradecer a cada detalhe da vida nos faz focar no que funciona, no que faz bem aos nossos olhos! Traz mais alegria! Devemos e podemos criar este hábito através do Diário de Gratidão.
Assim, venho insistir para que faça todo dia seu dever de casa! Um ato feito apenas um dia não mudará nada em sua vida, mas caso você insista em seu diário, colocando as coisas corriqueiras que lhe acontecem, você verá a diferença em dois meses. As pesquisas feitas com quem fez este exercício mostraram que estas pessoas criaram a rotina de ver o que funcionava bem em sua vida cotidiana, focaram nas coisas boas. Por isso, conseguiram fazer mais sucesso no que trabalhavam ou faziam. Dando mais ênfase ao que funciona, ao que faz bem, ficamos mais dispostos, mais alegres e com muito mais energia para investir na vida! E o sucesso vem em nossa direção mais facilmente.

Psicologia Positiva e Rituais – Exercícios diários

O exercício diário de ter que agradecer, de ter ver algo bom, mesmo em dias ruins, nos faz ficar mais alegres, ver esperança, focar no que é belo e funciona. Ver qualidades mesmo nas adversidades! Sim, é um treinamento, necessita rotina. Mas será este treino que fará seu olhar mudar e sua mente também. Você se torna um buscado do belo.

Você vê uma foto da praia do Espelho, perto de Trancoso na Bahia, que tirei numa das minhas férias neste lugar lindo. Repare a beleza dos pequenos reflexos de luz na água, que parecem como pequenos espelhos refletindo a luz do sol. Seria um milagre da natureza? Não, apenas uma forma de ver a vida em cada detalhe!

Aprender novos hábitos, esta é a nova lição! Focar no que é mais positivo em sua vida, vendo o que antes você não via, que está bem a frente dos nossos olhos!

Gandhi disse:


“Mantenha seus pensamentos positivos porque pensamentos positivos tornam-se suas palavras.
Mantenha suas palavras positivas porque elas se tornam sua atitude positiva.
Mantenha suas atitudes positivas porque elas se tornam seus hábitos.
Mantenha seus hábitos positivos porque eles se tornam seus valores positivos.
Mantenha seus valores positivos porque eles se tornam seu DESTINO.”

Psicologia Positiva e Rituais – O prazer de ser feliz!

“A felicidade é o significado e o propósito da vida, todo objetivo e finalidade da existência humana” (Aristóteles)

Por que você quer ser feliz?

Esta é uma pergunta universal, todos nós a fazemos. E a resposta é bem simples: Porque faz parte da nossa natureza buscar pela felicidade e fazer tal pergunta. Alguns acham que ser feliz é alcançar bens materiais, outros acham que é obter uma posição superior na carreira, outros que é juntar dinheiro.

O que de verdade sabemos é que a felicidade é a META mais alta que desejamos na hierarquia das metas para qual todas as outras finalidades da vida nos conduz. Todo ser humano luta em sua vida para alcançar a tal felicidade, e muitos até acham que só a terão se derem esta vida em sacrifício! Riqueza, fama , admiração e todas as outras metas estão subordinadas e são secundárias à felicidade.

Então como podemos ter prazer na vida e sermos felizes?

Dê uma pausa, respire fundo e pense em alguma coisa que você deseja alcançar pra ser mais feliz… Pode ser passar num exame, ter a casa própria, ou um carro, ter um cargo melhor, fazer uma viagem…

Repare num detalhe, quantas são as coisas que você vai querer na vida para ser feliz? Parece que será uma lista infinita! Infelizmente será!

As pessoas felizes que foram entrevistadas nas pesquisas da Psicologia Positiva não disseram que foi passar no exame, ter casa, carro ou cargo melhor! Em contrapartida, disseram viver bem felizes em seu dia a dia apreciando a jornada de cada momento, de cada conquista. Mas o mais interessante foi ver como eram as pessoas felizes que a pesquisa encontrou. Depois de fazer um primeiro questionário, onde Dr. Martin Seligman separou somente pessoas felizes, ele viu que as mesmas nem sempre tinham tudo que queriam ou alcançaram o que desejavam a tempo e a hora. No entanto, eram felizes com o que faziam em suas vidas!!!

Pesquisa

Numa análise sobre a pesquisa do bem-estar, os psicólogos Lyubormirsky, Laura King e Ed Diener observaram que numerosos estudos mostraram que pessoas felizes têm sucesso em múltiplos domínios da vida, incluindo o casamento, a  amizade, o salário, o desempenho no emprego e a saúde. A pesquisa mostra também que a relação entre felicidade e sucesso é recíproca: não só o sucesso pode contribuir – seja no trabalho ou no amor- para a felicidade, como a felicidade também conduz a mais sucesso. Boa notícia não é mesmo?! Olha quanta coisa boa por ser mais feliz!

Aí nós perguntamos: “Como então ser mais feliz? O que é felicidade? Como atingimos a felicidade”?

Buscando agregar duas coisas: Prazer e significado de vida!

Uma pessoa se torna mais feliz se ela busca o prazer global da vida gozando de emoções positivas e ao mesmo tempo, que tenha significado, um projeto maior em sua vida (ter um prazer aliado a um propósito, a uma meta maior do que apenas TER coisas ou admiração ou poder). Alguma coisa como SER algo mais!

E muitas vezes, vamos adiar um prazer momentâneo em função de uma meta a ser agregada em nossa vida futura. Deixar de sair com os amigos durante um semestre e estudar a fundo para passar num exame. Deixar de comer algumas guloseimas para perder alguns quilos!  Torna-se um prazer a jornada com significado, com metas bem definidas. Requerem esforço, mas se tem um propósito, isto traz força e nos dá prazer momentâneo, mesmo que seja um relativo desprazer num primeiro tempo. As emoções provocam moções – movimentos! Ter um objetivo, um significado para a vida nos dá força para seguir em frente.

Assim, se você quer ter mais alegrias e ser mais feliz, descubra um propósito de vida! Se dê metas que trarão prazer a médio prazo e será bem mais feliz, desfrutando a jornada… Isto não quer dizer que não possa ter pequenos prazeres enquanto faz seu caminhar como um lanche com um amigo, uma pequena viagem, uns dias de descanso…  ilhas de prazer no meio da turbulência.

A foto acima mostra o exemplo de felicidade com prazer e propósito de vida… Podemos trabalhar debaixo do sol, num dia de gravação e muito trabalho e nos sentirmos felizes por realizar um sonho!

Psicologia Positiva – Estabelecer metas!

Com certeza, atualmente acredito ainda mais que as METAS são indispensáveis para uma vida feliz. Para sermos de verdade mais felizes precisamos seguir metas que sejam ao mesmo tempo agradáveis e significativas. Aí vocês me vêem num bom restaurante comendo carpaccio de atum com salada verde de abacates, tomates e temperos. Hum! Estava uma delícia! Meta – comer menos calorias e mais saudavelmente! Mesmo em viagem! Me deixa mais feliz ainda saber que tenho esta meta e que posso alcançá-la onde quer que eu esteja!

Goethe disse: “Tudo o que puderes fazer, ou sonhes que podes fazer, fá-lo! A ousadia possui genialidade, magia e poder”.

Uma meta ou um compromisso explícito – o que é melhor ainda, se comprometer publicamente, nossa palavra tem valor – concentra nossa atenção no alvo que desejamos chegar e ajuda a encontrar maneiras de como atingir o objetivo.

Sua meta pode ser tão simples como comprar um computador, um celular, uma TV e requerem menos esforço. Até mesmo coisas mais difíceis como emagrecer, passar num vestibular , metas que requerem muita garra e esforço. As crenças são profecias que se cumprem a si mesmas como dizem os psicólogos. Por isso, quando nos comprometemos com algo maior, como uma meta, ela pode ser nossa ousadia!

Quando nos comprometemos em estudar mais para passar em um vestibular difícil, num concurso difícil, entrar numa dieta mais restritiva, é como “atirar nossa mochila de viagem do outro lado de um muro” de um caminho sem volta. Temos que vencer o tal obstáculo – o muro- já jogamos nossos valores do outro lado, agora o jeito é seguir em frente! Quando “atiramos nossa mochila do outro lado do muro” (obstáculo a ser vencido), demonstramos fé em nós mesmos, na nossa capacidade para atingirmos um futuro imaginado e melhor.

Sendo assim, faça seu compromisso e se possível publicamente, pois ajuda a ter mais comprometimento. Ainda que o estabelecimento de um compromisso verbal, independentemente de seu grau de audácia e de entusiasmo, não assegure que vá atingir o desejado, este compromisso aumenta a possibilidade de êxito. Você então pode e deve contar suas metas para algumas pessoas, ajuda você a se comprometer em alcançar seu sonho mais do que imagina!

Tenho por hábito partilhar todas minhas novas metas, é como se eu me comprometesse em público com a minha palavra! Nossa ética nos faz perseguir aquilo que falamos…

Isto sempre me ajuda! Quando vou escrever um livro, ou dar um novo curso, ou começar uma nova etapa, eu conto a alguns… e assim, não posso mais voltar atras. Quem ganha? Eu!

As metas nos ajudam a realizar sonhos pendentes e podemos dividi-las em submetas para ficar mais fácil. Por exemplo, iniciar uma dieta pode ser difícil. Então pode-se começar comendo de 3 em 3 horas. Depois retirando o carboidrato da noite. E só depois fazer a dieta em si…

Fazer ginástica, pode-se começar caminhando, depois iniciando uma aula de ginástica duas vezes na semana, mais a caminhada e depois… só Deus sabe onde você pode chegar!

A vida é muito curta para ficar só sonhando e achando que nunca vai se chegar lá. Comece desenhando seus planos de vida, colocando grandes metas e dividindo-as em pequenas etapas que aos poucos conseguirá…

Psicologia Positiva – Corpo Ativo e Mente Desperta

Em seu recente livro “Corpo Ativo & Mente Desperta” (foto ao lado – recomendo a leitura!), John Ratey, psiquiatra  e professor da Escola de Medicina de Harvard, nos fala da importância do exercício físico para nossa saúde. Esta é nossa DICA da semana! PRATICAR EXERCÍCIOS AERÓBICOS!

Ele vem se empenhando em muitas pesquisas nesta área e relata que podemos diminuir a depressão em até 60% com exercícios aeróbicos regulares. Não só isso! Ele nos conta de um projeto que fez na região de Naperville (Chicago), USA, introduzindo o “HORÁRIO ZERO” nas escolas. Uma hora antes de começar a aula, durante todos os dias da semana, as crianças e jovens praticavam 50 minutos de exercícios aeróbicos variados. Após este trabalho houve mudanças significativas para esses alunos: diminuição da taxa de obesidade de 30% para 3%, aumento do nível de notas em 70%, diminuição da criminalidade nas escolas, melhora dos relacionamentos e diminuição acentuada dos TDAH, pânico e depressão entre os jovens que fizeram parte deste experimento.

Viram só que maravilha?! As pesquisas confirmam que há mudanças muito importantes que nos fazem mais felizes! Sabem por que? Porque este tipo de atividade traz maior irrigação sanguínea ao nosso cérebro e com isso nossa circuitaria melhora, nossos neurônios são bem alimentados, fazemos uma rede de vasos sanguíneos extras!

O homem da pré- história tinha que andar até 20 Km por dia para poder encontrar sua caça, e muitas vezes ele precisava dar um pico de corrida extra, pois se tornava a caça de um animal feroz! Hoje o que fazemos? Sentamos atrás de uma mesa e ficamos atentos ao computador… isto faz bem? Claro que não! Estamos cada dia mais encurvados, com mais dores e mais mau humor, além de mais obesos. O que devemos e podemos fazer então? Praticar mais exercícios aeróbicos intervalados como fazia o homem da pré-história e ganhar mais volume de sangue no cérebro, ficar mais inteligente, criativo e bem-humorado!

Além disso, as pesquisas mostraram também que praticar esportes traz maior longevidade, diminuem 40% as chances de ter demência ou Alzheimer, pelo aumento da vascularização do cérebro. Diminui em até 48% as chances de se ter um AVC (acidente vascular cerebral) e afasta o risco de arteriosclerose, que é o estreitamento das artérias pelas placas de gordura. Com isso diminuem em igual proporção as chances de um enfarte!

Quer mais? Tem mais… diminui a obesidade, aumenta a imunidade, trazer bom humor… só notícias boas!

Já animou para comprar seu tênis e sair correndo das doenças ruins? Por favor, se você for sedentário e/ou tiver problemas de saúde, primeiro procure um médico antes de sair por aí correndo e veja quais exercícios seriam os mais indicados.

Espero que eu tenha convencido você! Fazer exercícios faz parte de um programa de se ter uma vida longa com saúde! Aos poucos você se acostuma, por isso comece devagar, mas faça!

Psicologia Positiva e Rituais – Como criar novos hábitos!

Como disse Aristóteles: “Somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a perfeição não é um ato, mas um hábito.”

Como adquirir novos hábitos? Todos sabemos que mudanças são difíceis. As pesquisas mostram que a maioria das tentativas de se quebrar velhos hábitos e mudar fracassam! Acontece que a autodisciplina é normalmente insuficiente quando se trata de satisfazer os nossos compromissos, mesmo aqueles que sabemos que são bons para nós mesmos! Razão pela qual a maioria dos planos que fazemos na virada do ano malogram.

Estou vindo aqui semanalmente pedir mudanças em sua vida com dicas pequenas ou até grandes, depende do que você pensa que é esforço, tentando ajudar com maneiras novas de viver sua vida comum do dia a dia. Para a maioria, tudo que estou aqui falando é bonito, bacana. Mas vai por em prática! Meditar todo dia, exercitar no mínimo 4 vezes por semana! E assim, lá vem a preguiça de mudar… sobra culpa, mal-estar e tudo continua no mesmo!

Para mudar precisamos fazer diferente. No seu livro The Power of Full Engagement , Jim Loehr e Tony Schwartz apresentam uma nova maneira de pensar sobre MUDANÇA: sugerem que em lugar de nos concentrarmos no cultivo de autodisciplina como um meio para a mudança, precisamos introduzir RITUAIS!

Rituais são comportamentos muito precisos e sua prática é feita em espaços de tempos também precisos – todos motivados por valores enraizados profundamente. Por exemplo, primeiro você precisa dar valor a praticar exercícios físicos sabendo que vão lhe ajudar a ter uma velhice saudável, vão fortalecer seu corpo, vão lhe dar massa magra, melhorar sua imunidade, etc. Depois, você precisa estabelecer dias certos com horas bem definidas para praticar o tal esporte que você também vai definir. Se você for fazer meditação, primeiro precisa entender o valor da mesma, o porquê está fazendo. E só depois sim, arrumar uma hora bem definida para praticá-la.

Outro detalhe muito importante, começar novos rituais aos poucos, introduzindo um ou dois no máximo, a cada mês! Isto é para que você tenha mesmo um compromisso empenhado neste aprendizado que vai tirá-lo de sua rotina antiga. Isso já será uma mudança!  Depois quando estes rituais já estiverem enraizados você poderá acrescentar novos!

Vamos aprender que – iniciar um ritual é muitas vezes bem difícil, mas mantê-lo é relativamente mais fácil! Para  maioria de nós escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia é um ritual bem fácil. Já nos acostumamos! Não nos exige disciplina e nenhum poder especial, virou um ritual natural.

Se quisermos encarar nossa felicidade pessoal como um valor maior, precisamos estabelecer rituais para se chegar lá. Emagrecer, meditar, ter um sono tranquilo, exercitar, comer saudavelmente, etc.

Por isso, pense: Que rituais fariam você mais feliz? O que você gostaria de introduzir de mudança em sua vida que lhe fará mais feliz? Praticar exercícios, fazer caminhada, meditar, rezar, fazer o diário de gratidão? Por favor, estabeleça no máximo dois rituais novos de cada vez!

Uma vez que você saiba que ritual quer adotar, escreva num papel, conte a um amigo, faça um comprometimento com este objetivo! E assim comece a por em prática! Os novos rituais podem ser difíceis de iniciar, mas com o tempo, normalmente num período tão curto de 30 dias, se tornarão algo natural à sua vida como escovar seus dentes!

Vá devagar…

Como diz Tony Schwartz: “A mudança crescente é melhor do que a ambição fracassada… o êxito se alimenta de si próprio.”

Psicologia Positiva x Forças de Caráter

Vamos falar de forças! Focar no que funciona! Sim! O que são minhas forças? Você deve estar se perguntando… São suas habilidades, seus talentos, suas maiores  qualidades. São seus instrumentos para lidar com a vida, os problemas, as pessoas.

Estas forças de caráter podem ser vistas através de um teste feito por uma equipe muito conceituada  do Instituto VIA – pesquisadores de universidades americanas que trabalham com a Psicologia Positiva e desenvolveram este método. Esta entidade é sem fins lucrativos e trabalha para ajudar a promover o bem-estar da humanidade. Se você se conhecer mais , poderá usar de suas melhores habilidades para fazer um mundo melhor e ser ainda mais feliz!

Existe um site famoso e confiável – www.viacharacter.org – responsável pela aplicação do questionário – já traduzido em nossa língua e que você poderá fazer na hora que desejar. Com ele você saberá suas maiores forças e habilidades. E assim, poderá usar mais destas suas forças de caráter para seu benefício. Pois quando nós sabemos no que somos bons, podemos usar melhor destas habilidades em nossa vida diária e desfrutar daquilo que realmente nós gostamos mais. Sem dizer que se trabalharmos mais felizes, faremos muito mais sucesso. Quando fazemos algo que é fácil para nós, fica muito mais leve viver. Ficamos mais alegres e além disso, desfrutamos enquanto fazemos, seja trabalho, relacionamentos, conversa com amigos ou qualquer outra coisa!

Quero muito dar esta oportunidade a vocês aqui do blog.  Por isso, fizemos um link com o site do teste VIA Survey, que vocês verão aí na página do nosso blog.

Este teste pode ser feito gratuitamente para ver até 5 das suas maiores forças. Ou se quiser saber mais profundamente você poderá pagar ao próprio site o questionário completo, que traz 24 forças e sua análise completa. De forma que você poderá usar destas forças para melhorar seu desempenho no trabalho e na vida pessoal. Você vai se surpreender o quanto é capaz! E pode até mesmo levar seu teste para sua terapia ou coaching. E se for terapeuta, poderá sugerir aos seus clientes que o façam e tragam pra você analisar junto com eles as forças dos mesmos! Muito interessante! Faço isso com meus pacientes. Muito fácil de ver as qualidades de cada um e ajudá-los a usar mais daquilo que já nasceram bons em fazer.

Lembra-se do “focar no que funciona”, “de apreciar o que há de belo”? É isto, o teste vai ajudá-lo a ver o que você ou seu cliente tem mais habilidades e focar em usar destas habilidades/forças na vida.

A Psicologia Positiva (em suas pesquisas) viu que as pessoas que são mais felizes utilizam mais de suas forças de caráter para viver. O que está esperando?

No princípio deste post você vê a foto do resultado  do questionário de forças de uma pessoa, mostrando por ordem de grandeza de sua maior força a menor. Ela aprende a ver quais são suas maiores habilidades e assim, pode usar mais destas para trabalhar melhor, com mais leveza e maior produtividade. E o melhor, ficando mais feliz!

Se você quiser pode fazer seu teste e focar naquilo que mais funciona em você mesmo! Experimente!

Vejam este vídeo que explica bem o que são as nossas forças de caráter. Vale a pena ver e entender melhor o que falamos no outro post sobre habilidades e forças de caráter!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *