Otimismo pode ser aprendido!

Tempo de leitura: 3 minutos

Otimismo pode ser aprendido!

Você deve estar se perguntando: “Como assim? Otimismo pode ser aprendido?!”

Sim, pode! É um treino que pode ser aprendido e daremos as dicas nos posts a partir de agora.

Basta nos seguir e ir aprendendo devagar…

Serão aquelas pílulas de felicidade.

As pesquisas de Dr. Martin Seligman e seus seguidores nos mostram que metade da população nasce com a predisposição de ser otimista naturalmente. Mas que a outra metade não!

O que fazer?

Eles estudaram durante alguns anos o comportamento destas pessoas mais otimistas e viram que era possível introduzir exercícios, rituais na rotina do dia a dia, e tudo mudava.

Era uma questão de foco, o otimista vê um problema como uma oportunidade e o pessimista como um obstáculo. Era preciso mudar o foco de visão e ampliar as possibilidades de luta na vida cotidiana.

Veremos aos poucos, em nossas pílulas diárias como fazer esta transformação. Colocar algo novo que muda tudo!

Vamos fazer uma brincadeira com você…

Preste atenção na figura acima e se dê 30 segundos para contar quantas figuras geométricas tem nela. Este exercício foi dado por Dr. Tal Ben-Shahar como uma ótima oportunidade para se aprender algo novo… Conte as figuras e aguarde pelo próximo post!  Lá daremos a resposta!

Então, quantas formas geométricas você achou? Muitas… hehe! Não importa quantas você achou, importa apenas que você focou em procurar formas geométricas!

Agora, sem olhar para a figura, consegue se lembrar que horas eram no relógio? E qual era a cor predominante do lado esquerdo? E quantas crianças haviam no ônibus? E a pizza você viu???

Pois é, ficamos tão atentos a detalhes de nossas vidas, que deixamos de ver outras coisas que podem estar funcionando muito bem!

Numa pesquisa feita em Harvard, foram entregues folhas de papel em branco com um pontinho preto no meio e pedido aos alunos que escrevessem uma redação sobre o que viam neste papel. Todos os alunos, sem exceção, escreveram sobre o pontinho preto. Ninguém descreveu a folha de papel inteiramente em branco, ou nem sequer imaginou algo no papel em branco. Nossa vida pode ser comparada a este teste simples. Ficamos presos as notícias ruins ao nosso redor… e deixamos de ver a potencialidade de coisas boas que estão acontecendo a cada momento!

Ficar vendo apenas as formas geométricas foi um exemplo, o pontinho preto no papel outro exemplo… mas nossa vida diária é ver só o lado negro das coisas, seja no jornal, na TV… Acostumamos a valorizar o que está errado, e não apreciamos a quantidade de coisas que funcionam bem em nossas vidas!

Este exercício foi para aquecer sua imaginação. Agora quando você estiver só vendo o lado negativo dos fatos, pode se lembrar de ver se há algo que possa ser apreciado em sua vida mesmo nos momentos mais difíceis. Não é fazer o “jogo do contente de Polyanna”, mas mais que isso, é mudar o foco para aquilo que de verdade funciona e pode trazer ânimo aos momentos ruins, aos momentos que precisamos de força para mudar.

Não fique aí parado, pense o que funciona em sua vida hoje?

Complete as frases a seguir:

1 – Eu sou uma pessoa afortunado porque tenho… (saúde, paz, trabalho,   família que me dá suporte, etc.)

2 -Eu sou bacana porque … (ajudo os outros, sei admirar o belo, agradeço o que tenho, tenho amigos, sou gentil, etc.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *