Na ALEGRIA e na tristeza!

Tempo de leitura: 3 minutos

Na ALEGRIA e na tristeza!

Por Carolina Perrella/ Fonte: Projeto Bem Casados

Olá pessoal! Depois de uma longa pausa estou de volta ao Blog para escrever para vocês sobre este tema tão gostoso, o amor!

Em nosso ultimo post, sobre a comunicação autêntica, falamos da importância de termos uma comunicação clara e verdadeira em nossos relacionamentos. Aprender a falar a sua verdade…independente se aquilo irá agradar ou não o outro é de extrema importância para o desenvolvimento da intimidade do casal… e aprender a ouvir também!

Hoje eu gostaria de trazer uma descoberta muito interessante das recentes pesquisas sobre a comunicação nos relacionamentos. Quando falamos em comunicação, a primeira coisa que nos vem em mente são os conflitos e como nos comunicamos frente a eles não é?! Mas você sabia que a forma pela qual você responde aos eventos positivos que o outro lhe traz, é um preditor melhor para uma relação a longo prazo de sucesso do que como você lida com eventos negativos?

É claro que nos conflitos ou quando seu parceiro não está em uma boa fase é muito importante ser capaz de se comunicar de forma positiva e saudável…é muito importante saber ouvir quando seu parceiro precisa ser escutado…dizer palavras de apoio e não de críticas…isso certamente contribui muito para o sucesso de uma relação duradoura! Mas o que as pesquisas tem mostrado é que é ainda mais importante, a forma pela qual você responde quando as coisas estão indo bem, quando conquistamos coisas boas por exemplo!

Ao dar importância ao que a pessoa está lhe contando, demonstrando entusiasmo, interesse genuíno ao bem estar daquela pessoa estamos passando um recado de que reconhecemos aquilo que é importante para ela, a pessoa se sente valorizada, respeitada… é um gesto de carinho! Nestas pesquisas foi visto que uma resposta “ativa-construtiva” é a forma saudável de se responder quando um evento positivo é revelado.

O que é uma resposta ativa construtiva?

Por exemplo: A esposa chega em casa contando que foi promovida (evento positivo).

Em uma resposta ativa-construtiva a pessoa que recebe uma noticia boa em relação a outra demonstra entusiasmo, excitação, faz perguntas demonstrando interesse, reforça o positivo, continua o assunto, faz contato visual, sorri…

Ex. “Me conta como isso aconteceu? como ele te disse? vamos comemorar, vamos no nosso restaurante favorito! Estou tão feliz por você, tão orgulhoso de você!!!

Isso é agir de forma responsiva!

A pessoa sente que foi compreendida, que existe um reconhecimento de suas qualidades, metas, emoções e necessidades, se sente valorizada, respeitada pela sua conquista e sente o quanto o outro se importa com ela e a apoia! Isso é muito importante para o amor!!!

Quando dividimos algo positivo e a pessoa não dá atenção, muda de assunto, vai fazer outra coisa… ou simplesmente fala somente “Que bom!” recebemos uma comunicação não verbal de desinteresse… mesmo sem ter esta intenção!

É claro, nem sempre conseguimos responder da maneira ideal as situações, mas ter consciência do que faz bem para um relacionamento, nos leva a ficar mais atentos frente a isso…e melhorar aos pouquinhos a qualidade deste bem tão precioso que é um relacionamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *