Tempo de leitura: 4 minutos
Emoções – Deixe suas emoções fluírem!Deixe as emoções fluírem!
Pois é! Quem nesse mundo não sente raiva, tristeza, medo quase todo o tempo?
Aprendemos em nossa civilização ocidental que o certo é não demonstrarmos nossos sentimentos negativos. Quem já não ouviu sua mãe dizer coisas como: “engole o choro”, “homem não chora”, “pare de ser mal educado”, “isso não é hora para dar escândalos”… e assim vai, uma ladainha de infinitos nãos!
Mas nós somos como um duto por onde passa toda emoção sentida. Não adianta tentar escondê-la, pois ela fica represada e sai de formas disfarçadas como uma doença física, mau humor, estresse, irritabilidade e muito mais.
O corpo é incorruptível e necessita fluir em toda sua integridade, seja qual for a emoção que surgir.
Então eu poderei sair gritando quando tenho raiva, chorando quando tenho tristeza e ficando paralisado de medo pedindo ajuda???
A coisa é diferente… Se você deixa seu corpo expressar suas emoções como deve, o mesmo encontra um equilíbrio e você volta a fluir em tudo que faz.
Nosso corpo encontra a autocura. Ele fala das dores que sente e em seguida procura uma saída. Por isso, o certo não é sair esbravejando, gritando quando se tem raiva… mas dizer isso ao agressor, a quem você puder falar… logo, seu corpo e mente se equilibram e descobrem um caminho para resolver o que lhe aflige.
O mesmo se tiver tristeza, ao invés de ficar choramingando e lastimando, chore e desabafe com alguém, escreva em seu diário sobre o assunto e seu corpo entrará em autocura e buscará resolver a situação.
É impressionante a capacidade de resolver nossos próprios problemas e subestimamos isto! Podemos desabafar com alguém… o fato de por a emoção para fora de forma mais adequada nos ajuda a achar o caminho para vencer e aceitar os obstáculos, as injúrias e tudo mais que passamos no dia a dia.
Por isso, se você quer fluir com a vida é necessário ser honesto consigo mesmo primeiro e ver quais emoções você anda escondendo!
Aprenda a falar o que sente, a chorar quando for necessário, a dizer que está com medo ou com raiva. Isso é natural, é humano e você vai achar um caminho de solução, pois não existe quem não sofra. E no final vai aprender a soltar as emoções escondidas que acabam virando doença em nosso corpo. E se não deixamos fluir as coisas ruins, impedimos o nosso corpo de desfrutar das boas! O duto é o mesmo que leva nossas emoções pelo nosso corpo!
Aceitando as emoções!
Então, para aprendermos a ser humanos e nos permitirmos soltar nossas emoções para fluir na vida, precisamos aprender a ACEITAR o que sentimos!
O perfeccionista rejeita suas faltas ou rejeita errar. Sabemos que somos humanos e que vamos errar toda hora. Vamos errar pra aprender ou vamos aprender errando! Não há outro caminho.
Muitas pessoas desejam ser perfeitas e não admitem que possam errar. Aí mora um grave problema! Pois erramos querendo ou não! Ser perfeccionista, por vezes, põe a pessoa paralisada diante de atitudes que precisa tomar. O perfeccionista rejeita inclusive suas próprias emoções negativas, então como ele vai poder lidar com as emoções represadas em seu corpo que o adoecem?
Normalmente o perfeccionista se torna rígido no que faz para não errar… e erra assim mesmo! Ele acha que a vida deve ser como ele pensa, mas infelizmente a vida não é!
Muitos ficam atormentados em ter uma vida ideal e sofrem muito com isso em seu trabalho, nos esportes, nos amores…
Em nossa natureza, em nossa vida vivenciamos uma gama de emoções diferentes e nem sempre elas serão positivas ou boas. E se não nos dermos permissão pra sermos humanos nestas experiências difíceis, infelizmente o resultado será uma dor intensa, emoções devastadoras. Quando não para piorar, adoeceremos por não expor nossas emoções.
Em contraste, a pessoa otimista vê a vida como ela é… flui conforme o que acontece, muda sua dinâmica conforme a necessidade mas não desiste de viver a vida que dá pra viver, ora bem, ora mal.
Ele aceita o que vem e lida com a situação, buscando vencer seus obstáculos, sendo humano e se dando permissão para sentir raiva, tristeza ou medo…
O otimista aceita o fracasso como parte do ser humano e aprende com os erros para seu futuro.
Por isso, vale a pena rever seus valores e no que está se cobrando muito! Somos humanos, podemos sentir, mudar e resolver problemas caso nós os aceitarmos.