Qualidade de vida o que é? 7 dicas para melhorar sua vida

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualidade de vida o que é?

Qualidade de vida é um conjunto de condições que geram bem-estar para o ser humano. Ou seja para ter uma boa qualidade de vida é preciso:

  • saúde,
  • educação,
  • saneamento básico,
  • segurança,
  • lazer,
  • transporte de qualidade,
  • infra-estrutura,
  • uma boa economia e
  • emprego para todos.

Qualidade de vidaO que é qualidade de vida para você?

Pare e pense quais são os conjuntos de condições que podem gerar bem-estar para sua vida. Liste e você irá descobrir o que realmente é qualidade de vida para você. Apesar de ser um termo difícil de explicar em palavras é um termo muito fácil de compreender.

Segundo a OMS, é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Nos diz que a Qualidade de Vida pode variar de acordo com a cultura da pessoa, e que irá variar para cada um, dependendo de seus objetivos e suas expectativas.

7 dicas para ter qualidade de vida em qualquer idade.

Dica 1: Qualidade de vida e saúde

Para falar sobre qualidade de vida temos que lembrar do tema saúde. Saúde é fundamental para te manter ativo e saudável em qualquer idade.

Quando se tem saúde é possível fazer de tudo um pouco para ter uma vida independente. Com uma boa saúde a pessoa pode trabalhar, encontrar com os amigos ir ao cinema, fazer atividades físicas entre diversas outras coisas.

Por este motivo é muito importante que você cuide bem da sua saúde em qualquer idade mesmo depois dos 50, 60, 70 anos ou mais.

Para isto temos que cuidar da nossa saúde desde o dia em que nascemos.

Dica 2: Qualidade de vida no trabalho

Sim, é isto mesmo para ter qualidade de vida temos que pensar que a maior parte da nossa vida estamos envolvidos com alguma atividade de trabalho e por este motivo precisamos de qualidade de vida e bem-estar em todos os ambientes onde vivemos.

Procure sempre manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e com as pessoas que estão ao seu redor.

Dica 3: Qualidade de vida na terceira idade

Não importa quantos anos você tem é preciso manter e buscar formas para ter uma boa qualidade de vida. Você já procurou perto de você algum lugar para caminhar, encontrar com os amigos ou algum outro tipo de trabalho que possa te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida?

Dica 4: Mantenha sua saúde mental em foco

Sim,  é preciso manter a saúde mental para isto é necessário muita leitura e sempre se manter ativo em todas as áreas da vida. Invista em seu desenvolvimento intelectual e em autoconhecimento para você se conhecer melhor e ter melhores resultados na sua vida.

Dica 5: Qualidade de vida e meio ambiente

A cada dia estamos vivendo mais, mas será que estamos vivendo melhor?

O meio ambiente interfere em nossa qualidade de vida, você já parou para pensar que a poluição do ar da china afeta a sua qualidade do ar?

Todos nós no mundo respiramos o mesmo ar e o ar está em constante movimento diversos estudos demonstram que a poluição de um país pode afetar a qualidade de vida de outro país. Por este motivo temos que ter consciência de como tratamos nosso ar, nosso solo, nossa vida. Todos nós somos responsáveis pela melhoria do nosso meio ambiente.

Dica 6: Qualidade de vida e pessoas

Mais uma boa dica é que devemos escolher com cuidado as pessoas que estão ao nosso redor. Estas pessoas podem nos ajudar ou atrapalhar a nosso bem-estar. Aproxime-se de pessoas positivas, pró-ativas que te fazem querer mais da vida.

Dica 7: Qualidade de vida e e alimentação

Nós somos o que nós comemos, pensar em uma alimentação forte pode te trazer benefícios diversos para sua vida. Evite produtos industrializados e se alimente de uma forma mais natural para ter uma vida mais longeva e melhor.

Forte abraço

Espero que você tenha gostado das dicas.

Lembrou de alguma dica deixe seu comentário

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *