O que é resiliência?

Tempo de leitura: 4 minutos

Vivemos em um mundo que muda constantemente. Diversas são as situações enfrentadas no dia a dia: trânsito caótico, violência crescente nas grandes cidades, crise financeira, no mercado de trabalho, na família ou individual como depressão e ansiedade. Se todos passam pelas mesmas dificuldades, como explicar a atitude que alguns possuem de se saírem melhor delas?

O nome disso é resiliência, que é a capacidade de voltar ao estado normal de calma e consciência, mesmo depois de passar por turbulências de todos os tipos.

“Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa.”

  • E você, o que faz em tempos de adversidades?
  • O que você faz quando os problemas parecem te perseguir?
  • Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta?

Resiliência e Sucesso

Uma pessoa resiliente trabalhar bem sob pressão, ou seja, quando algo acontece, esta pessoa tem o “poder” de voltar para o estado normal e tomar uma decisão melhor.

O nível de resiliência de uma pessoa determina quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Quanto mais resiliente é uma pessoa, mais forte e preparada ela estará para lidar com as adversidades da vida.

O sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas que o indivíduo pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento. Uma pessoa resiliente pode até sofrer uma derrota, mas em pouco tempo consegue voltar para o estado normal.

Você sabia que quem possui maior resiliência produz melhor, é mais focado e feliz?

Pessoas com maior resiliência sabem como lidar e superar as adversidades.

Fatores que determinam a construção da resiliência humana

A resiliência não é construída da noite para o dia. Existem fatores que são determinantes em formar o caráter e a capacidade humana de superar obstáculos. 

  • Administrar as emoções: trata-se de segurar o impulso de descontrolar-se diante de uma situação estressante que envolva outros indivíduos. Uma pessoa resiliente, consegue encontrar o caminho de volta para a sua sanidade e racionalidade.
  • Comportamento: para cada situação difícil experimentada no dia a dia, a pessoa controla o próprio corpo e não permite que seus nervos e músculos se tensionem por dificuldades ou impulsos nervosos. Se isso acontecer, ela sabe exatamente como voltar ao normal rapidamente.
  • Otimismo: essa qualidade é uma das mais difíceis de cultivar, já que por todos os lados vemos pessoas que olham somente para o lado ruim das situações.
  • Analisar o ambiente: quanto mais rápido uma pessoa identificar os problemas do ambiente, mais cedo ela adotará uma posição de resolução da situação e não de vítima indefesa.
  • Empatia: sentir o que o outro sente; olhar uma situação ou dificuldade como o indivíduo vê, e assim tentar compreendê-la melhor, resolvê-la de maneira eficaz.
  • Auto eficácia: é uma característica atrelada à autoconfiança, que permite ao indivíduo confiar em si mesmo para resolver determinada situação.
  • Relacionamentos: relacionar-se com as pessoas vai muito além de conviver com elas. Alguém resiliente aproveitará o relacionamento e a interação que possui no meio social para resolver problemas sem medo do fracasso, usando a convivência como combustível próprio.    

A história conta: exemplos de pessoas resilientes

Psicólogos, Psiquiatras e profissionais que estudam o comportamento humano, reforçam que a resiliência deveria ser uma virtude aprendida desde a infância, período onde estão sendo construídas as percepções da vida, da sociedade e das situações difíceis. Quando adultos, essa capacidade de superar as dificuldades pode demorar a ser aprendida na prática.

1-Nelson Mandela: o primeiro presidente negro eleito na África do Sul, demonstrou muita resiliência mesmo depois de ser preso por 27 anos e lutar contra o racismo.

2-Stephen Hawking: Físico e Cosmológo que lutou por seus ideais e conhecimentos, apesar de sua esclerose lateral amiotrófica – ELA.

3-Viktor Frankl: experimentou durante três anos viver em quatro campos de concentração nazistas, sofrendo por estar separado de sua mãe, irmão e esposa, que morreram nas câmaras de gás de Auschwitz.

Nenhum deles enxergaram a própria situação como acabada, ou sem solução. Todos seguiram adiante apesar das circunstâncias, provando que no dia a dia é possível ter resiliência, conquistar sonhos e superar obstáculos.

Como desenvolver resiliência através do coaching?

Em síntese, através do processo de coaching, o indivíduo aprende habilidades de controle emocional, autoconhecimento e de evolução. Estas habilidades aprendidas possibilitam que o coachee supera e resista a situações adversas. Uma das formas de ser mais resiliente é ressignificar e enfrentar os desafios da vida.

Gostou do meu artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *