Qualidade de vida no trabalho 7 dicas para obter mais resultados

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Qualidade de vida no trabalho 7 dicas para obter mais resultados

Quem é o responsável pela qualidade de vida no trabalho?

Tanto o trabalhador quanto o empregador tem responsabilidades de igual proporção para que a qualidade de vida no trabalho tenha sucesso.

O empregador deve proporcionar condições e um ambiente favorável para a qualidade de vida do trabalhador.

Já o trabalhador deve manter uma qualidade de vida alinhada com seus colegas e com seus colaboradores. Mantendo um ambiente organizacional agradável para se viver com qualidade.

Por que a qualidade de vida no trabalho é importante?

Para entender isto precisamos definir inicialmente o que é qualidade de vida:

Qualidade de vida é um conjunto de condições que geram bem-estar para o ser humano.

Para saber mais leia este outro artigo: Qualidade de vida o que é? 

Segundo a OMS, é “a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Nos diz que a Qualidade de Vida pode variar de acordo com a cultura da pessoa, e que irá variar para cada um, dependendo de seus objetivos e suas expectativas.

Então a pergunta que devemos fazer o que gera bem-estar no trabalho?

  1. Um bom ambiente de trabalho
  2. Gostar do que você faz
  3. Clima organizacional
  4. Focar na saúde mental do trabalhador
  5. Incentivar atividade físicas dos funcionários
  6. Boa iluminação
  7. Equipamentos adequados
  8. Baixo ruído
  9. Ergonomia laboral
  10. Epi Equipamento de proteção individual

Estes são alguns exemplos para promover qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

A qualidade de vida no trabalho 

Quando a empresa investe em qualidade de vida de seus colaboradores consequentemente a produtividade melhora. João Ernani 

As pessoas cada dia mais buscam oportunidade em empresas que que proporcionam ao funcionário um clima organizacional de boa qualidade.

O cuidado com os funcionários é algo que tem se tornado cada vez mais importante para o crescimento das empresas. As pessoas tem se importado mais com a própria qualidade de vida. Por este motivo é preciso que as empresas se adaptem a esta nova exigência do mercado se quiserem manter bons funcionários e uma equipe motivada.

7 dicas para obter mais resultados

  1. Mantenha o foco no que é importante

Segundo o principio de pareto 20% do seu esforço representa 80% do seu resultado. Ou Seja analise suas tarefas e descubra qual destas tarefas você deve manter o seu foco para produzir mais e obter mais resultados.

2. Melhore a sua postura

Claro que é importante você ter bons equipamentos, ter uma mesa ergonomicamente correta. Mas o mais importante realmente é a sua postura no seu trabalho e como você lida com seus colegas no dia a dia. Sempre gerencie as suas emoções e não deixe que emoções negativas te tirem o foco.

3. Organização

Para ter uma boa qualidade de vida no trabalho a organização é essencial para sua vida pessoal e profissional. Pessoas que não conseguem ter uma boa organização costumam ter dificuldade em gerenciar o seu tempo e gerenciar suas tarefas diárias. Então mantenha seu ambiente organizado e organize sempre a sua agenda. Defina quais são as tarefas importantes do dia e mantenha o foco nelas.

4. Relaxe

É fundamental fazer pausas no trabalho se você quiser ganhar tempo! Isto mesmo faça pausa e relaxe a cabeça! Eu gosto pessoalmente de usar a técnica pomodoro é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. A técnica consiste na utilização de um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos.

E para me ajudar a manter o foco eu instalei um aplicativo Strict Workflow no meu navegador de internet.

5. Equilíbrio

Mantenha o equilíbrio em todas as áreas da vida, vida pessoal, vida profissional, qualidade de vida e bons relacionamentos. Alguns profissionais apaixonados pelo trabalho ou não esquecem de cuidar de sua saúde e sem saúde fica complicado trabalhar por muito tempo.

6. Evolução pessoal permanente

Uma das melhores formas para se ter Qualidade de vida no trabalho é o investimento em Evolução Pessoal Permanente. Muitas pessoas esperam o investimento da empresa em cursos e treinamentos. Mas eu te pergunto. A empresa está investindo em bons conhecimentos para você?

Só você sabe qual é o melhor investimento a se fazer na sua vida. Procure cursos para se desenvolver profissionalmente mas também busque cursos e treinamentos que trabalhem o seu autoconhecimento. Desta forma você vai encontrar suas verdadeiras habilidades .

7. Cuide de sua saúde e alimentação

Durma cedo, cuide de sua alimentação, hidrate-se e faça alongamentos e exercício físico sempre.

Forte Abraço

João Ernani 

Coach de Produtividade e Mudança de Vida.

 

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