TRABALHO EM EQUIPE: HABILIDADE ESSENCIAL PARA AUMENTAR A SUA PRODUTIVIDADE

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Quando falamos de trabalho em equipe, logo imaginamos um grupo de pessoas extremamente motivadas que trazem resultados para a empresa. Mas, qual foi o caminho que essa equipe trilhou para atingir os objetivos da organização? Vamos descobrir!

Conceito de trabalho em equipe

O termo trabalho em equipe, pode ser classificado como um grupo de pessoas que se uniram para realizar tarefas e atividades com um objetivo em comum. Nas empresas e organizações, a equipe de colaboradores deve estar engajada e preparada para trabalhar em conjunto e gerar resultados satisfatórios. Certas atividades não são possíveis de se realizar individualmente, por isso o grupo é importante.   

Quais as habilidades devem ser desenvolvidas em equipe?

  • Respeito: é impossível alcançar bons resultados se os membros da equipe não se respeitam. Isso inclui respeitar ideias, opiniões, comportamentos e até estilos de vida.
  • Administrar bem os conflitos: é normal que em ambientes onde várias pessoas trabalham juntas, os conflitos apareçam. Ao invés de evitar o conflito, o mais prudente a se fazer é enfrentar a situação e agir de maneira empática e assertiva com o colega.
  • Confiança: os colaboradores de uma empresa devem confiar uns nos outros, de maneira que cada um faça a sua parte sabendo que o colega também fará o seu projeto. 
  • Comunicação: falar, conversar, dialogar e chegar em um acordo devem ser habilidades exercitadas todos os dias nas empresas. Sem comunicação, é impossível adivinhar o que o outro está pensando.
  • Proatividade e inovação: significa não precisar falar o que deve ser feito. Uma equipe unida e engajada com essas habilidades sabe exatamente onde quer chegar, e será criativa o suficiente para inovar na realização de tarefas e atividades.

Impeditivos para o bom relacionamento em equipe versus alcance de resultados

Se todas essas habilidades que citamos acima, promovem o alcance dos objetivos da empresa, existem outras que impedem o bom funcionamento interno da organização:

  1. Individualismo: se cada membro da empresa fizer apenas do seu jeito sem pensar na equipe, dificilmente os objetivos serão alcançados.
  2. Inflexibilidade: discordar da opinião dos demais colegas sem respeitá-las e o pior: não encontrar uma solução para o problema.
  3. Líderes despreparados: além dos chefes das empresas ocuparem um papel importantíssimo para a motivação dos membros da equipe, as lideranças de cada setor também precisam ser firmes, flexíveis e motivadoras.
  4. Falta de assertividade: tudo começa na contratação de um novo colaborador. Ele deve ser alocado para a função correta, receber as instruções e informações coerentes e precisas de suas atividades, e também ser ouvido pelos líderes da equipe.

Muitas empresas não conseguem atingir os seus resultados porque não trabalham bem a comunicação, o respeito, a assertividade e o cultivo de bons hábitos organizacionais. Se os objetivos não estão sendo alcançados, é extremamente errado culpar uma só pessoa, já que todos fazem parte de uma só equipe.

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