Dinâmica de grupo: 5 dinâmicas práticas para tornar sua equipe mais produtiva

Tempo de leitura: 2 minutos

Empresas de grande, médio ou pequeno porte, precisam de uma equipe de trabalho fortalecida e afinada com os objetivos da organização. A interação entre os colaboradores estimula o crescimento interno e gera resultados.

Como manter essa equipe produtiva e motivada de forma efetiva? Através da realização de dinâmicas de grupo. Com elas, as necessidades dos funcionários serão percebidas, e os pontos positivos de cada um serão ressaltados.

Benefícios da realização de dinâmicas de grupo

A dinâmica de grupo é uma maneira descontraída de cada colaborador se conhecer melhor, além de manter o relacionamento interno com a chefia saudável, e aberta. São inúmeros os benefícios que essa prática traz para a organização:

  • Gera confiança uns nos outros, o que aceleram os resultados positivos;
  • Maior tolerância e empatia com as diferenças dos colaboradores;
  • Evita a disseminação de fofocas, egoísmo, absenteísmo, demissões e procrastinação no trabalho;

Descrição das dinâmicas de grupo: como realizá-las

O mais interessante das dinâmicas de grupo, é que não precisam ser complicadas. Basta seguir um cronograma de atividades realizadas pelo próprio dono da empresa ou de um profissional da área de Recursos Humanos, que todos os colaboradores serão motivados e valorizados nas suas particularidades:

  • Ilha do Tesouro: a equipe de trabalho deve ser reunida em duplas. Providenciar uma recompensa, como uma caixa de doces ou bombons e também folhas de jornal. Cada dupla ficará em frente a uma folha de jornal e do outro lado estará a recompensa. O objetivo é que as duplas se movam sem pisar fora do jornal, usando a folha de outras duplas para chegar até a recompensa.
  • Técnica 6.3.5: o número seis dessa técnica significa o número de pessoas que devem participar, três é o número de ideias sugeridas por cada colaborador e o número cinco é o tempo em que cada um escreve as suas ideias. O objetivo é encontrar o maior número de soluções possível para os problemas da empresa, de forma rápida e eficaz.
  • Verdade ou mentira: cada colaborador deve escrever em um papel duas características verdadeiras sobre si mesmo, e uma falsa. A ideia é que os colaboradores interajam entre si e descubram quais informações são verdadeiras e falsas.
  • Manias e características: cada colaborador deve também escrever no papel duas manias e duas características próprias, sem mencionar o seu nome. Em seguida, os papeis serão embaralhados e o objetivo é descobrir a quem pertencem as características descritas ali.
  • Cubos solitários: será preciso formar pequenos grupos e criar 15 cubos em uma hora, usando cartolina, cola, tesoura, lápis e régua. O objetivo é fazer o trabalho em equipe o mais bem feito possível, onde serão consideradas as melhores criações.

Como podemos perceber, as dinâmicas de grupo são atividades simples de se realizarem, mas que podem mostrar muito sobre as qualidades e competências de cada colaborador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *