Destaque-se no seu trabalho e torne-se mais produtivo

Tempo de leitura: 2 minutos

A produtividade plena não funciona de maneira igual para todas as pessoas. Algumas não conseguem ser produtivas pela manhã, e outras só produzem à noite. Independentemente da situação o mais importante é saber identificar esses picos de energia, e utilizá-los a nosso favor. Saiba como ser mais produtivo no seu trabalho!

Assuma responsabilidades: tenha o controle de sua vida

De nada adianta querer ser produtivo e não assumir as próprias responsabilidades. Isso faz parte do processo natural de todo ser humano, executar tarefas em determinado tempo e apresentar resultados. Em grandes ou pequenas empresas, todos precisam saber otimizar o tempo, conhecer as suas funções e estarem motivados o suficiente para executá-las com sucesso. E se algo der errado, ninguém vai querer perder tempo em achar um culpado, e sim em resolver logo a situação.

Tarefas simples que melhoram a produtividade no trabalho

Diariamente, podemos mostrar mais produtividade no trabalho executando tarefas simples, mas de grande valia para alcançar grandes resultados:

  • Listar tarefas: parece simples, mas a maioria das pessoas terminam o dia com a sensação de que não fizeram nada. Para evitar isso, é preciso fazer uma lista de todas as tarefas e compromissos a serem realizados e riscá-los da agenda ou do aplicativo no celular marcando-as como concluídas.
  • Eliminar distrações: deixar o celular no silencioso, estabelecer uma hora para checar e-mails e os intervalos para uma pausa, farão o tempo render mais.
  • Saber falar não: alguém produtivo sabe exatamente o que precisa fazer, por isso ele deve falar não para outras atividades e tarefas que o impeçam de terminar o serviço com qualidade.
  • Saber lidar com imprevistos: acontece na vida de todo mundo, e deve ter sempre um espaço na agenda para imprevistos no meio do dia.
  • Reuniões de trabalho: para evitar distrações e delongas nas reuniões de trabalho, o ideal é planejar toda a pauta um dia antes, para não perder tempo no dia.
  • Energia: cada um sabe o momento do dia que está mais disposto no trabalho. Para aproveitar essa oportunidade, o ideal é deixar as tarefas mais difíceis para serem executadas nesse momento.
  • Hora de parar: trabalhar o dia todo e ainda fazer hora extra, não significa ser produtivo. A não ser que a empresa está com uma demanda grande de atividades para todos os funcionários, caso contrário, respeite o horário e vá para casa descansar.
  • Organização: seja trabalhando em casa ou em um escritório, deixar a mesa e o ambiente de trabalho bagunçado, diminui e muito a produtividade. Deixe na mesa só o necessário.

Ser produtivo não significa trabalhar 24 horas por dia, mas sim focar nas tarefas mais importantes executando-as uma por vez, respeitando o tempo e a ação necessária para a conclusão destas. O autoconhecimento é extremamente importante, pois é possível saber os momentos de maior produtividade da mente e do corpo, alcançando maiores resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *