Matriz SWOT: Ferramenta essencial para um processo de coaching

Tempo de leitura: 3 minutos

Diversas ferramentas são utilizadas para o processo de coaching, com o objetivo de tornar esse procedimento ainda mais eficaz.

Uma dessas ferramentas é a análise SWOT. Nela são identificadas as fraquezas, as fortalezas, as ameaças e as oportunidades de um indivíduo, ou até mesmo de uma organização, com o intuito de aprimorar os seus pontos positivos, e melhorar os seus pontos negativos.

Tudo isso é realizado para desenvolver uma estratégia, e assim alcançar um objetivo, seja esse de curto, médio ou longo prazo.

Diante de tantas vantagens ficou curioso para saber como funciona a matriz SWOT? Para te ajudar preparamos um guia completo sobre o assunto. Então confira, e saiba mais!

O que é análise SWOT?

A análise SWOT é utilizada pelo coach para elaborar um planejamento estratégico objetivando atingir um determinado fim.

Por isso, o ideal é que a pessoa já tenha em mente qual a sua meta, assim a matriz será desenvolvida de forma bastante eficaz.

A aplicação da SWOT é realizada da seguinte forma: é desenvolvida uma matriz, para identificar todas as ameaças, fortalezas, oportunidades e fraquezas relacionadas a um indivíduo, ou a uma organização, para que esses consigam atingir a sua meta.

As ameaças são todos os fatores externos que podem servir como empecilhos, impedindo que indivíduo ou a empresa consiga atingir as suas metas. Nessa parte são analisados diversos elementos, como concorrentes, mudanças culturais e regulatórias, e aparecimento de novas tecnologias.

Já as oportunidades são todos as vantagens existentes no ambiente externo, que podem ajudar a pessoa ou a organização a alcançar os seus objetivos. Dentre esses principais fatores positivos, estão: aumento do poder de compra das pessoas, desenvolvimento do mercado, novas formas de realizar o marketing da empresa com menos custos.

No caso das fraquezas, o indicado é que o indivíduo olhe para si, e a empresa perceba o seu ambiente interno, de forma que consigam identificar quais são os obstáculos que estão impedindo o alcance de determinada meta. Como principais exemplos de fraqueza, temos: recursos limitados, sejam esses financeiros ou humanos, e clientes infiéis.

As fortalezas são todas as qualidades que a pessoa ou a organização possui, que são capazes de melhorar o seu rendimento no mercado, como conhecimento, preço competitivo, e outros atributos positivos.

Quais as vantagens de utilizar a análise SWOT para o coaching?

A matriz SWOT possui diversos benefícios para que o processo de coaching seja eficiente, e consiga render ainda mais resultados positivos.

Dentre as suas principais vantagens, estão:

  • Fácil aplicação e interpretação;
  • Foca tanto no ambiente interno, quanto no ambiente externo;
  • Ajuda a desenvolver um plano de ação;
  • Possui bastante eficácia;
  • Estimula a autoavaliação;
  • Pode ser utilizada em qualquer nicho.

Então, ficou interessado em implementar a matriz SWOT durante o seu procedimento de coaching? Aposte nessa análise, pois os frutos serão maravilhosos!

Gostou da matriz SWOT? Conta para a gente se você utiliza esse tipo de análise, e quais foram os resultados encontrados a partir da sua implementação, pois nós e os outros leitores vamos adorar saber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *