Os segredos de uma vida plena

Tempo de leitura: 6 minutos

Há anos, talvez milênios, os seres humanos buscam pelo elixir da vida eterna, o maior desejo da humanidade.

Uma vontade incompreensível de se igualar a Deus, o Único Imortal, nos leva a compreender a  vaidade e sede de poder que, enquanto humanos, temos.

A diferença entre “eu e Deus” é simplesmente a causadora  de inúmeros conhecimentos, opiniões, criação de regras sociais e leis, afim de deter comportamentos errantes na disputa por tal poder.

Mas afinal, o que é vida plena? Seria nos sentirmos, em algum momento da existência, como Deus é? Ou… seria enxergar e reconhecer o direito que todos nós temos à felicidade? (Ou seriam as duas coisas?)

E qual o motivo desta privação?

Pensar em plenitude nos leva a pensar também nas limitações que nos impedem de tal experiência de felicidade.

Limitações são coisas que nos amarram a condições indesejáveis, portanto sofrimento e dor. Enfrentar a dor significa fazer empenho e gastar energia afim de sair dela o mais rápido possível.

Evitar caminhos que poderão uma vez mais nos levar a ela, pode nos parecer estupidez.

Mas é esta estupidez que muitas vezes praticamos de forma inconsciente e de novo e de novo nos pegamos aborrecidos, chateados e desanimados.

Falar de plenitude nos inspira ao preenchimento. Sendo assim, pode ser que haja um vazio constante que nos incomoda.

Mas que vazio é esse?

O vazio que nos permite tornarmo-nos plenos. Apenas com tal experiência do nada é que valorizamos o tudo e fazemos com que ele aconteça.

Vamos identificar primeiro que o vazio existe: estamos sempre querendo, desejando, buscando algo num movimento diário e frenético. Pessoas, objetos, status e condições são pilares para uma passageira sensação de bem estar e preenchimento.

E parece que isto basta até… que perdemos!

As pessoas se vão, os objetos se vão, o status se vai… em algum momento tudo vai. Mas o que fica de fato comigo? Tudo o que é  meu. E tudo que é meu sou eu mesmo, o próprio eu. Parte constante de mim. Coisa que 24 horas em qualquer lugar do mundo sempre estará comigo.

E é nesse EU que devo buscar refúgio verdeiro, pois este refúgio não se perde jamais, nem mesmo com a morte.

Sou o maior porto seguro na terra que posso ter!

No entanto, compreender como assegurar tal fato é o desafio. Como todo bom desafio, nos movimenta! E ao “movimento para vencer o desafio” podemos dar o nome de vida.

E neste processo aprendemos.

Aprendemos sobre o que? Sobre nossas reais capacidades e habilidades, as quais exploradas diariamente, nos surpreendem e assim nos iluminam.

Vamos refletir de forma prática:

Sentir-se pleno é questão de sentir-se capaz de vencer, dar conta, superar e assim sobreviver ao desafio, para viver o “desfrute” de sua superação.

Para isso é preciso:

  • observar-me e reconhecer limites e potenciais (do que sou capaz? do que não sou capaz? o que posso desenvolver mais? em que posso melhorar?)
  • experimentar-me no campo dos relacionamentos e ações (mantenho o equilíbrio e sensatez enquanto interagindo com os outros? a flexibilidade está a meu favor? compreendo e aceito as diferenças entre eu e o outro?)
  • exercitar sempre o autoperdão e perdão como uma atitude “autolimpante de aborrecimentos e resíduos sentimentais” que podem se transformar num barril de pólvora interno e uma hora..

b o o o m !

  • reconhecer a natureza pacífica que todos temos, pois no fundo no fundo a nossa natureza é de paz. O que nos transforma em violentos é a distância que adquirimos desta natureza. Aproveite e realize que o bem sempre vence o mal pelo bem ser mais forte, por ser a nossa verdade existencial.

Podemos resumir o exercício para se alcançar a plenitude na prática de 4 condições:

  1. auto observação
  2. contato positivo com o outro e o mundo
  3. atitude diária de perdão e auto-perdão
  4. reconhecer-se como ser pacífico e do bem

VIDA PLENA

A plenitude é uma condição de preenchimento espiritual. É um estado e completa satisfação. Acontece quando mais que o corpo, mas a alma reconhece sua experiência máxima de felicidade naquele momento, apesar de consciente em seu próprio corpo.

Neste estado há um silêncio interior calmo e sereno Há uma paz entre todos os órgãos dos sentidos e não há desejo por nada.

Viver plenamente relaciona-se a viver todo o seu potencial interno, onde o externo recebe seus direcionamentos conscientes tendo como meta a felicidade.

bee-2670257_1280

VIDA SIMPLES

Num mundo tão caótico, acelerado, onde todos os desejos de todas as pessoas são defendidos egoicamente, a começar pela imagem que podemos construir no universo das celebridades com apenas alguns cliques e curtidas… sentir-se pleno se relaciona à vida simples.

A mágica da vida simples está em “silenciar” as coisas do mundo para dar atenção ao mundo interior. De outra forma, qual seria a experiência de você com você mesmo?

Acho que não tem outro jeito, não é… estamos sempre “fora ou dentro”. E para a experiência que se quer, não dá pra ser “meio do caminho”.

Enquanto estarmos meio vazios pois a vida consta de irmos nos preenchendo.

EXERCÍCIOS PARA UMA VIDA SIMPLES:

  • ouça mais
  • vá direto para a essência
  • observe detalhes e cores
  • compre o suficiente para o consumo
  • mantenha um estoque para 3 meses
  • reduza seu lixo em pelo menos 50%
  • evite os industrializados
  • faça proveito de um “design clean” ao menos em seu quarto
  • valorize os naturais
  • cuide da saúde através do que come, bebe, investe seu tempo e dinheiro, do que pensa e escolhe
  • faça o que é importante AGORA
  • evite perguntas que aumentam a agitação mental tipo “porque?” “pra quê?” “como?”
  • descanse apenas quando estiver cansado
  • faça coisas com propósito
  • não brigue com seus pensamentos, apenas pense em coisas diferentes

Vida Simples significa uma vida que sempre cabe algo, para o qual você poderá dirigir um olhar mais atento, selecionando ou não aquilo que por ventura vier pra você.

Vida Simples produz uma sensação de que mesmo não tendo nada, se tem tudo! Pois o tudo é o espaço onde a alma existe. E esta experiência é que faz dela ser completa, plena, feliz.

EVITE

  • pessoas de mentes complicadas
  • decisões em momento de emoção
  • falar em público se a respiração estiver ofegante
  • fazer por fazer ou apenas para agradar alguém
  • lugares nos quais você não se sente bem
  • deixar coisas pela metade
  • se importar com o mau humor dos outros
  • guardar sentimentos ruins

O esforço está em diariamente você manter o foco em seu bem estar e engrandecimento pessoal. Mas quando você mensura como foi seu dia com base na porcentagem da alegria, esta , quanto mais alta significa mais desafios vencidos.

Desejo inspiração para você!

Equipe Viver Ativo e Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *