Tempo de recuperação!

Tempo de leitura: 2 minutos

Tempo de recuperação!

Todos nós temos uma necessidade primária de prazer e recreação, mas como humanos de desejos livres, podemos escolher ignorar essa necessidade, que cobre nossos instintos básicos e ir contra nossa natureza. O preço será cobrado em dobro, triplo… Isso não é bom!

Nós nos convencemos que não há limites até onde podemos nos sobrecarregar de trabalho, tarefas, missões, etc. E assim, nos colocamos numa situação de produzir e produzir seja o lá o que for mais do que faz a  ciência, mais confiáveis do que mesmo as máquinas mais rápidas e eficazes. Queremos mudar através de nossas habilidades até mesmo nossa natureza! Ficar sem dormir, trabalhar exaustivamente mais do que 8 hs/dia, trabalhando 14, 15 hs… as vezes, passando noites em claro. Onde vamos chegar? No cansaço, na estafa, no esgotamento cerebral. Na perda dos neurotransmissores tão importantes ao nosso cérebro, à nossa inteligência.

Muitos de nós treinam a si mesmos a dormir cada vez menos, para produzir cada vez mais. Esquecem que somos feitos de carne e osso e que nos desgastamos mais se fizermos isto. Dormem menos, descansam menos, não fazem um descanso pós-almoço. Fazendo sempre mais e se esticando para além dos limites humanos.

Infelizmente, nós gostando ou não, temos limite! E se continuarmos a violar as leis da natureza, abusando de nós mesmos, pagaremos a conta individualmente e como sociedade. A cada dia temos mais casos de depressão, a única doença que pode ser adquirida por desgaste dentro as doenças mentais psiquiátricas. Aumentamos o nível do mau humor, das brigas, da convivência não pacífica, das guerras e muito mais…

A cada dia temos um um número maior de deprimidos ou estressados procurando medicação psiquiátrica para enfrentar a dureza do mundo.

Para reverter tal quadro seria tão simples… é como cuidar dos nossos rios, desmatando menos, preservando as fontes de água! Basta reservar um TEMPO DE RECUPERAÇÃO – que pode ser escutar música, ter um hobby, rezar, meditar, tirar um cochilo, passear num feriado, fazer um piquinique no fim de  semana com a família, etc.-  e certamente TRABALHAR um pouco menos para que sobre este tempo.

UMA RECUPERAÇÃO REGULAR pode ser usada no lugar de muita medicação!

Fica a dica: tire pequenos momentos de descanso no seu dia a dia – tenha uma hora pra descansar no almoço; faça meditação, reze ou escute música 10 a 15 minutos por dia para esvaziar sua cabeça; durma mais, trabalhe menos um pouquinho! Tire férias e descanse de verdade!

Lembre-se que o menos faz mais! Cabeça mais limpa tem maior qualidade para trabalhar, tem melhor memória, tem mais criatividade e bom humor!

Descanse antes que chegue o seu por do sol da vida mais cedo do que você imaginava!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *