Saúde Mental: essencial para uma vida saudável

Tempo de leitura: 3 minutos

SAÚDE MENTAL

   “Onde quer que esteja, seja a alma deste lugar”.  (autor desconhecido)

Saúde mental

É sempre indispensável debater sobre saúde. Porém, o mais comum é vermos as pessoas se preocuparem apenas com a saúde física, na perda peso, em adquirir e manter hábitos saudáveis.

Mas, e a Saúde Mental onde fica?

Na realidade, não existe a mesma ênfase dada pelas mídias, referente a busca do aprimoramento físico, não presenciamos no cotidiano essa atenção em preocupar-se também com a saúde mental.

A saúde física e a mental estão estreitamente associadas. Uma desempenha influência na outra, pois são partes de um único ser – o ser humano.

O que significa ter Saúde Mental? 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de Saúde Mental é tão amplo que ainda não houve consenso “oficial” para tal definição.

Primeiramente, separamos o termo Doença Mental, pois Saúde Mental é muito mais abrangente, muito mais que ausência de doença mental.

Pessoas mentalmente saudáveis enfrentam seus conflitos e os desafios da vida com coragem e equilíbrio. Costumam ser capazes de lidar com as boas e as más emoções.

É verdade que diversas coisas da nossa vida, podem ainda estar mal resolvidas.  Muito importante ter esse discernimento e buscar apoio psicológico.

Fantasmas infantis/familiares ainda poderão estar escondidos nas profundezas de nosso EU. Ninguém deveria ter vergonha de se descobrir, encontrar a si mesmo.

Faz parte dos cuidados que deveremos ter com nossa SAÚDE Emocional.

Procurar ajuda

Todo desafio é uma oportunidade de crescimento. Procurar ajuda quando necessário é algo absolutamente natural, seja com neurologista, coach, psiquiatra ou psicólogo.

Assim, estamos incluindo a cabeça como parte de nosso corpo, pois este último está cada vez mais valorizado através dos artigos que enfatizam uma vida saudável, a alimentação, o exercício físico, etc.

A vida é cheia de planos e propósitos. Para realizá-los é preciso ter atitude e coragem.

Resiliência psicológica

Nossa história, nossas ideias e nossos sentimentos, também fazem parte da gente e norteiam as nossas ações.

Não é preciso está em depressão ou descontrolado para procurar um dos profissionais da Saúde Mental.

A resiliência psicológica será encontrada, diante do esforço.

Segundo o Dr. Lorusso, Saúde Mental é “Está bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida em sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro.”

Fazem parte da Saúde Mental:

Millôr Fernandes:

” A única diferença entre a loucura e a Saúde Mental é que a primeira é muito mais comum.”

Dorival Caymmi:

“Gostar de si mesmo, sem egoísmo. Apreciar as pessoas em volta. Cuidar da Saúde Mental e física. Gostar de seus horários.  Não ficar melancólico, mas guardar na lembrança as melhores coisas da vida. E não abrir mão de ser feliz.  A busca da felicidade já justifica a existência”.

No recôndito do meu Ser, na preciosidade do silêncio do meu quarto, encontro minha alma perdida lá atrás, resgatada agora pelo consenso do “velho” sábio, O Tempo.

 

Psicóloga Ana Maria Toledo, é psicóloga há quase 40 anos, especialista em Psicologia Clínica, pós-graduada em Psicologia Infantil, Adolescente e Adulto. Atuou como Supervisora e formadora de Psicólogos pelo Centro Universitário de Alagoas – CESMAC, por mais de 30 anos.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *