Psicologia positiva: o segredo, 10 dicas para ser mais feliz

Tempo de leitura: 8 minutos

10 segredos da psicologia positiva para você ser mais feliz

psicologia positiva

Psicologia positiva: o segredo, 10 dicas para ser mais feliz

O primeiro segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

1. Treinar, treinar e treinar:

Em Psicologia Positiva aprendemos que precisamos ao invés de teorizar apenas, devemos treinar mais!

Olha só que gostoso que é?! Podemos e devemos fazer mais coisas positivas para nos tornarmos ainda mais felizes…

Por isso, todas as dicas  que damos a vocês são para serem mais praticadas do que só lidas aqui… Desejamos que vocês possam mudar suas vidas fazendo mais!

O segundo segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

2. Forcar no que funciona

Focar no que funciona – quanto mais vocês escrevem no Diário de Gratidão, mais chances têm de focar no que funciona! É um treino, enquanto vocês pensam em que irão agradecer no dia de hoje, já estão treinando focar no que funcionou!

O terceiro segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

3. Apreciar o belo

Apreciar o belo – faz vocês desviarem o olhar do “pontinho preto do papel” (o problema), para todo o resto da folha em branca que está lá para ser preenchida com uma vida de coisas que vocês podem ver!

Todo mundo tem problema e continuará a ter… mas a dica é ver além, ver as coisas boas e que funcionam, ser agradecido, focar naquilo que vocês podem se sentir melhores fazendo, vendo, falando… Traz forças para superar estes momentos difíceis que não temos como nos livrar a não ser enfrentando mesmo!

O quarto segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

4. Agradecer sempre!

Agradecer sempre! Olhar mais o que vocês podem agradecer… e faze-lo sorrindo, dizendo muito obrigada, fazendo um gesto de carinho!

Psicologia positiva agradecer sempre

O quinto segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

5. Nunca desista do seu sonho!

Na psicologia Positiva, ensinamos as pessoas a modelarem o que desejam em pessoas ideais…o que eu desejo ser pode ser uma qualidade que vejo em outra pessoa! Por que não modelar? Podemos e devemos modelar aquilo que vemos de bom em outras pessoas que nos inspiram!

Pensem em alguém que você admira muito e veja quais são as caraterísticas que esta pessoa possui que você gostaria de ter… Escreva…

E passe a se exercitar, veja se consegue modelar o que ela tem de bom… generosidade, humildade, gratidão, elegância, esperteza, justiça, serenidade, apreço pelos estudos, correção, organização, e muitas outras qualidades…

Você vai devagarinho introduzindo em seus hábitos diários um pouco daquilo que você observa em seu modelo. Não que você tenha que ser igualzinho. Estamos falando de moldeira, pegar um jeitinho, mas fazer ao seu modo uma transformação que deixará você mais feliz!

Quanto mais gostamos de como nos vemos, mais felizes ficamos! Que tal começar sua mudança básica de estilo?

Por isso, sonhe e se imagine mudando… como você desejar ficar… e devagarinho, vá fazendo seus ajustes até chagar lá!

Sonhar faz parte do projeto, é a primeira etapa dele. Depois disto é preciso fazer o projeto, onde então, devemos modelar alguma coisa, alguém. E assim, aos poucos você começa a construir seu novo modelo de ser.

Sonhar também vale para seus projetos futuros, que também podem ser modelados em algum exemplo, um ideal!

Assim construa, mas comece logo a ver que sonhos você pode por em prática!

Desejo que seu coração floresça em paz e feliz!

O sexto segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

6. Apreciar pequenos momentos…

Focar no que funciona, apreciar o belo são dicas que repetimos aqui sempre. Por que? Porque sabemos que quanto mais treinamos ver a vida com bons olhos, mais teremos chances de realmente conseguir levar uma vida mais leve e feliz. Mesmo que esteja no meio de uma tempestade, ou numa fase de cansaço extremo, ainda é possível parar e apreciar a vida em seus detalhes… os belos!

Assim, fica a dica para uma vida mais feliz! Observe mais cada detalhe de sua vida, pare! Respire fundo, olhe ao seu redor e veja… tem alguma coisa que pode admirar?

Adoro observar os pássaros finalizando seu canto da tarde, os sinos da igreja tocando, o bem-te-vi quando dá seus últimos sinais para ir dormir e o céu nesta época todo rosado! Pôr do sol sensacional…

Problemas? Sim!

Como não, todos temos! Mas uma paradinha para um saboroso café das seis com bolo de cenoura sem glúten, e um bom papo com meu marido e assim, fecho meu domingo. Depois de um feriado cheio de aulas, ficando em pé o dia quase todo, organizando, ajudando, falando, subindo e descendo  escadas… mais os nossos problemas de todo dia… Tudo isso some quando podemos sentir o fim da tarde. Ter um momento de prazer e apreciação do belo em pequenos detalhes… Ah! Se não fossem os pequenos e bons momentos que revigoram nossa energia!

E você o que está esperando para procurar seu bom momento, o belo em pequenos detalhes ao seu redor e reabastecer sua energia?!

O sétimo segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

7. Ser autêntico 

A autenticidade é ser você mesmo sem medo de ser o que deseja ser. Todo mundo é diferente, não precisamos gostar das mesmas coisas e ter que ser do mesmo jeito que o outro é para agradar. O certo é nos colocarmos de forma autêntica na vida!

Experimente a começar a dizer mais SIM a você mesmo, sem desrespeitar a vida e a vontade de ninguém, mas pedindo licença para SER você mesmo.

O oitavo segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

8. Aceitação ativa

Aceitação ativa é uma conduta das pessoas otimistas e deve ser imitada por aquele que deseja ser mais feliz! De nada adianta eu sentir raiva, tristeza, medo ou inveja e esconder de mim mesmo. Vou apenas adoecer e criar situações piores em minha vida.

O que devo fazer?

Aceitar de forma ativa e fazer escolhas que possam mudar o caminho que leva a cada emoção ruim. Suponhamos que sinto inveja de um colega. Se guardo isso até de mim mesmo, acabo por começar a falar mal de colegas que ajam daquela maneira. Fico uma pessoa amarga ou reclamona.

Se no entanto, aprendo que sinto algo de inveja em relação a alguém, tudo é natural! Aquela pessoa tem algo que não tenho! Posso aprender o que ela tem que não tenho e desejo muito… se der posso mudar na minha vida e buscar aquele modelo de ser.

Assim é o progresso da humanidade, as concorrências de mercado que vemos tanto. Um copia o modelo do outro! Mas qual vai dar certo? Todos aqueles em que as pessoas trabalharem duro, muito duro… porque o segredo do sucesso é trabalhar muito no que se deseja.

Uma coisa comum que vemos nas mulheres é achar que o corpo da outra é mais bonito, que está mais magra. Geralmente as mulheres acima do peso invejam naturalmente as mais magras!

Que tal então pensar…..

Que tal então pensar no que faz aquela pessoa mais magra pra ficar assim? E que tal imaginá-la como um modelo que pode-se seguir? Isto é uma aceitação ativa!

Outro exemplo comum, é quando se é demitido de um trabalho. Ficar triste ou ter raiva é mais que natural! Mas o que fazer? Aprender a lição!

Buscar um novo emprego, as vezes uma área mais compatível com o que se deseja fazer… entender como uma oportunidade de crescimento! Aceitação ativa…

Assim, você pode ajudar a alguém que não está querendo aceitar um momento doloroso, bem como rever em que áreas de sua vida você poderia fazer novas escolhas! Vamos a vida, pois ela é curta demais pra deixar para amanhã!

O nono segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

9. Deixe suas emoções fluírem!

Aprenda a falar o que sente, a chorar quando for necessário, a dizer que está com medo ou com raiva. Isso é natural, é humano e você vai achar um caminho de solução, pois não existe quem não sofra. E no final vai aprender a soltar as emoções escondidas que acabam virando doença em nosso corpo. E se não deixamos fluir as coisas ruins, impedimos o nosso corpo de desfrutar das boas! O duto é o mesmo que leva nossas emoções pelo nosso corpo!

O décimo segredo da psicologia positiva para você ser mais feliz é:

10. Aproveite a jornada da vida!

O segredo é fazer algo que seja proveitoso hoje, e que será amanhã um ganho. Mas como achar que estudar para um vestibular de medicina pode ser algo bom hoje? Seja criativo, se divirta enquanto estuda, pare de vez em quando, veja um programa de comédia, faça exercício físico, escute uma música e volte a estudar sempre pensando em seu objetivo que está lá “do outro lado do muro” – seu obstáculo é vencer esta fase difícil de passar no vestibular de medicina- siga em frente. Desfrute dos momentos da vida que não voltarão!

Além disso, exercite mais, sorria mais, alimente-se melhor, durma melhor, e faça menos coisas na correria… medite!

Psicologia positiva gratidão

Obrigada,

Dr. Sofia Bauer

www.sofiabauer.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *