Como posso ser feliz agora e no futuro?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como posso ser feliz agora e no futuro?

Você deve estar se fazendo esta pergunta…

Apesar dos benefícios presentes e futuros poderem por vezes entrar em conflito – dadas as circunstâncias algumas situações exigem que desistamos de um em favor do outro – é possível apreciar ambos (prazer presente e futuro) a maior parte do tempo.
Mas como? Se quero viajar e ao mesmo tempo economizar para comprar um apartamento? Se quero comprar uma roupa nova, mas preciso pagar o aluguel de casa???

Há situações corriqueiras em que podemos apreciar a “jornada” que nos levará a um bem futuro. Muitas destas situações estão inclusive no que chamamos “paradoxo do trabalho”. Sim! Trabalhar traz felicidade, nos leva a ter nosso dever cumprido, nos tira do tédio de ficar em férias pelo resto da vida, nos faz ter um propósito sobre alguma coisa mais adiante. Assim, podemos conciliar desejos do momento com prazeres do futuro e fazermos uma média saudável, desfrutando do momento agora e criando possibilidades de um futuro mais promissor.

Pense num aluno na faculdade que precisa estudar e também fazer estágios, mas reclama, tem preguiça. Prefere ficar em casa sem fazer nada no período que não tem aula. Ficará entediado, cansado da vida inútil e se sentirá infeliz agora, apesar de estar “descansando” no sofá! O aluno na faculdade que precisa ir a aula, voltar correndo, fazer seu estágio, ver neste uma possibilidade de carreira, aprender um ofício, fazer um network- uma boa rede de colegas de trabalho, amizade com chefias- terá certamente mais chances no mercado de trabalho e não se tornará um “nem nem” da vida… que vemos tanto hoje em dia. Nem trabalha e nem estuda! Situação difícil esta, mas muitos jovens a enfrentam hoje. O que traz mais felicidade no agora e no futuro neste exemplo simples? Claro que o segundo modelo. O jovem que estuda e faz seu estágio tem mais chances de se sentir feliz com o dever cumprido hoje e a felicidade do momento. Também ficará mais feliz no futuro, pois já terá ideia do mercado de trabalho e das escolhas que poderá fazer. Isto é apenas um exemplo, mas você pode pensar em alguém que compra menos roupas, gasta menos dinheiro e fica feliz em estar economizando para comprar seu primeiro carro, ou sua casa nova!

São muitos os exemplos, mas acho que você já entendeu o “paradoxo do trabalho” – por mais que seja ruim ter que trabalhar e dar duro, faz bem a todos, traz propósito e significado ao que estamos fazendo aqui! Se você ficar de férias por muito tempo, ficará entediado, cansado de não fazer nada…

Contudo, precisamos aprender que felicidade constante não existe! Se quiser isso, certamente você irá se frustar! Por isso, vale a pena deixar um proveito momentâneo em prol de um benefício posterior, o sonho já traz acalento a sua alma e o faz feliz ao entrar nesta jornada que o levará ao seu futuro. Estudar para os exames, poupar, trabalhar duro trará recompensas e assim mais felicidade.

Desejo que você possa passar o máximo de tempo possível envolvido em atividades que proporcionem benefícios presentes e futuros. Melhor do que se lastimar depois por aquilo que deveria ter feito e não fez…

Em doses moderadas, a descontração, a diversão, a distração que resulta de ficarmos um dia na praia, ou na frente da tv, ou batendo um papo com amigos, ou comendo um hambúrguer podem nos fazer felizes também! Por isso, não dispense seu prazer do dia a dia. Mas cumpra suas metas, planos e rituais para ter um futuro gostoso e feliz!

Fica uma dica: Pense em momentos da sua vida onde desfrutou de benefícios presentes e futuros…

A foto acima foi de um momento super agradável, onde eu trabalhava gravando num sol quente, mas desfrutando do prazer de estar no jardim de minha casa ao lado da piscina, ouvindo os pássaros cantarem, apreciando a natureza. O benefício futuro foi  ter estas  filmagens prontas (algumas hipnoses que você poderá desfrutar comigo por aqui  e no YouTube também).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *