O que faz o amor durar?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que faz o amor durar?

Por Carolina Perrella / Fonte: Projeto Bem Casados

Jonh Gottman é um renomado pesquisador americano. Em 40 anos de pesquisas com casais, ficou muito conhecido pelo seu trabalho sobre estabilidade nos relacionamentos, e pelo seu potencial para prever divórcios.
Com pouco tempo de conversa com um casal, ele pode prever com 94% de precisão se eles irão se divorciar nos 4 anos seguintes!
Em seu livro “What makes love last? How to build Trust and avoid Betrayal” (O que faz o amor durar? Como construir confiança e evitar traição), ele explica as 5 dimensões avaliadas, que permite que seu laboratório faça previsões tão precisas, a partir da forma pela qual o casal conta a sua história de amor…

 #1: Carinho e Admiração
“Casais felizes contam suas histórias com doçura, afeição  e respeito um pelo outro… elogios espontâneos são comuns… casais com um “sistema fraco” de carinho e admiração tendem a  recordar das primeiras impressões de seu parceiro de forma desfavorável.”

 #2: Eu x Nós
“Casais felizes tendem a contar em suas histórias momentos onde trabalharam bem em conjunto. O senso de que “estão nesta juntos” é palpável…. o indício para um relacionamento fadado ao fracasso não é que os parceiros não são capazes de resolver um conflito. Mas sim o porque eles ficam presos no conflito: quando ambos focam no “eu” e não no “nós” “.

 #3: Conhecer seu parceiro
“… descrições detalhadas (vistas nos casais saudáveis) indicam que eles continuam entendendo e respeitando o que é importante para o outro: com o que o parceiro se importa, o que o/a faz triste ou feliz. Notamos também se existe uma energia positiva ou a falta de energia em suas descrições… Casais que perdem esta conexão se tornam impessoais e resguardados quando contam sua história, não mencionando nada específico sobre um e outro.”

 #4: “Glorificar suas lutas”
“Casais que descrevem a história de seu relacionamento como caótica são normalmente infelizes no presente. Eles não contam histórias de superação juntos ou de aprendizado com suas experiências negativas. Não existe um senso em suas descrições de que seus problemas passados e conflitos fortaleceram a confiança mutua… casais felizes expressam orgulho de ter sobrevivido a tempos difíceis. Eles glorificam a luta enfatizando o quanto ela fortaleceu seu compromisso. Eles acreditam que trilharam seu próprio curso juntos, baseado em suas metas comuns, aspirações e valores.
Eles compartilham de um senso de propósito em significado. A maneira pela qual os casais demonstram esta energia positiva quando se recordam das dificuldades não depende da profundidade das dificuldades que enfrentaram… como eles interpretam os eventos negativos e positivos é que é a chave.”

 #5: Desapontamento x Satisfação
“Quando casais estão em risco de terminar, pelo menos um dos parceiros irá expressar desapontamento pelo relacionamento não estar saindo como o “prometido”. Normalmente, quando revisam as escolhas que fizeram no passado, expressam cinismo ao falar sobre relacionamentos ao longo prazo… parceiros que estão satisfeitos acreditam que seus relacionamentos são de acordo com as expectativas.”
“… uma vez que a “história de nós dois” é negativa, mudar se torna difícil…. além de enfatizarem as dificuldades no lugar dos bons momentos, eles acentuam mais as falhas do que os acertos. Negligenciam os traços positivos, enfatizam as características irritantes e frequentemente criticam um ao outro.”

O que faz o amor durar? Esta pergunta é difícil de ser respondida, mas através de sua metodologia, Jonh Gottman nos fala da importância do carinho e admiração, do companheirismo e união, intimidade, aprender e crescer com as dificuldades e o foco no positivo nos relacionamentos!
Pilares tão importantes para ser mais feliz no amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *