Um pouco mais sobre os exercícios físicos…

Tempo de leitura: 2 minutos

Um pouco mais sobre os exercícios físicos..


Já sabemos que exercícios fazem bem a nossa saúde. Mas o que queremos é mostrar que fazem mais bem do que imaginamos e por isso eu insisto aqui! Façam mais exercícios todos os dias! A prática de exercícios aeróbicos, principalmente os intervalados – aqueles em que sua frequência cardíaca varia de 60% a 85% durante o treinamento – são muito importantes para irrigação sanguínea e consequentemente para alimentar bem nosso cérebro.

As pesquisas recentes de Dr. John Ratey mostraram que fazer exercícios intercalando o aeróbico com musculação, ou o chamado exercício funcional, podem melhorar estas batidas do coração e treiná-lo para cuidar melhor de nossa saúde.

John Medina , outro grande neurocientista, mostra em seus estudos que com a evolução do primata (homem das cavernas), o homem passou a andar ereto para poder correr mais atrás de sua caça diária no deserto e nas savanas da África. Este homem primitivo tinha que andar por volta de 20 km por dia para achar comidas, e muitas vezes precisava dar piques de corrida para não ser a “comida” de seus predadores como leões e outros animais ferozes. Correndo e andando todos os dias, o homem primata ganhou uma segunda camada de córtex cerebral, diferenciando-o do macaco. Ganhamos mais massa cerebral e mais inteligência. Por isso, exercitar ajuda a ficarmos mais espertos em épocas de provas, enquanto estudamos. Vemos então, que o homem foi feito para se exercitar, caminhar e dar picos de corrida todos os dias. Mas o que vemos é uma vida sedentária, será que vamos virar macacos?!

Precisamos nos conscientizar da necessidade e do benefício do exercício físico diário. Além de derreter as gordurinhas indesejadas, irrigar mais seu cérebro e aumentar sua resistência, esta atividade traz muitos outros benefícios que podem ajudar seu corpo como um todo! Melhora sua saúde mental, diminui o risco de AVC, demências em 40% e diminui o risco de infarto também em média de 40%! Diminui o TDAH, TOC, pânico e depressão. E ainda melhora nossa imunidade …

Por isso tudo e também por melhorar nossa autoestima, precisamos nos levantar da cadeira/da cama e ir lá praticar nosso dever de casa. Como? Siga o lema da Nike: “Just do it!” Apenas faça, levante-se e crie seu ritual. Programe uma determinada hora que você fará seu exercício e vá lá praticá-lo!

E agora? Já animou a comprar seu tênis e sair por aí?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *