Tempo de apreciar: Apreciação é um pilar extremamente importante

Tempo de leitura: 2 minutos

Tempo de apreciar…

Por Carolina Perrella/Fonte: Projeto Bem Casados

A Apreciação é um pilar extremamente importante para um relacionamento.

Em estudos feitos com casais bem sucedidos no amor, uma das características mais importantes percebidas entre eles foi a apreciação… perceberam que estes casais tinham o hábito de elogiar e apreciar mais do que criticar um ao outro.

Além do senso comum, existem pesquisas que nos mostram que com o tempo infelizmente os casais tendem a criticar mais um ao outro… Segundo Tal Ben Shahar, isso acontece porque nos primeiros anos de relacionamento existe uma parte no cérebro que fica “muda”, é a parte responsável pelo julgamento critico relacionada a pessoa amada! Por isso dizem que o amor é cego! rs

No inicio é muito fácil apreciar, ser positivo em relação ao parceiro e ao relacionamento… não precisamos de tanto trabalho, este olhar mais positivo acontece naturalmente.

Entretanto, algo acontece após 4, 5 ,7 anos…e as pessoas frequentemente (não sempre) tendem a focar muito mais nos problemas…naquilo que não gostam no parceiro, nos defeitos… e neste momento se conhecem muito bem! Então fica muito fácil criticar….

Podem facilmente encontrar estas imperfeições, coisas que não gostam…Começam a focar nestes defeitos, que os deixam com raiva, impacientes, tristes… e não percebem que estão criando esta realidade para o relacionamento através do seu foco! Isso é extremamente comum em relacionamentos longos!

Maria Tereza de Calcutá tem uma frase linda que diz: “Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las” e eu assino embaixo! Onde só existem críticas não há espaço para o amor!

Já que é uma tendência natural do nosso cérebro enxergar mais os defeitos com o tempo e criticar, acredito que devemos nos esforçar de verdade para criar o hábito de elogiar, de admirar, apreciar o outro, demonstrar carinho e principalmente, tomar um tempo para pensar naquilo de bom que nosso relacionamento nos proporciona!

Que tal fazer uma lista de coisas que você admira, aprecia e ama no seu parceiro e no seu relacionamento?! Dedique um pouco do seu tempo para pensar sobre isso! Quando nós apreciamos, a tendência é naturalmente enxergar o que tem de positivo e são os bons hábitos que fortalecem o amor!

Nas palavras do poeta Ovídio:

“A força do hábito desenvolve o amor – O amor ainda jovem é pouco seguro de si, se fortifica com o uso; alimente-o bem, e, com o tempo, ele se tornará sólido.” – Ovídio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *