Como ter um relacionamento saudável?

Tempo de leitura: 4 minutos

Como ter um relacionamento saudável?

Como ter um relacionamento saudável

Como ter um relacionamento saudável?

Foco no Positivo

Por Carolina Perrella – Fonte: Projeto Bem Casados

“Foco no que funciona”, premissa básica da psicologia positiva. Que tal levarmos esta mesma linha de pensamento para os relacionamentos?

Você sabia que aquilo que focamos cria a nossa realidade?

Veja o vídeo abaixo!

O cérebro é realmente um órgão fascinante! Não sei você, mas eu cai direitinho nesta pegadinha! rs

E a grande maioria cai, porque nosso cérebro tende a focar na resposta da pergunta, e não na figura como um todo. O mesmo acontece com aquela figura mostrada neste post!

Perguntas criam realidades pois definem o foco de nossas respostas!

Pensando nisso… Se eu lhe perguntar tudo que tem de errado no seu relacionamento, o que precisa ser ajustado, o que não funciona bem, qual é a realidade que você vai me apresentar?

O que você irá ver se fizer a si mesmo somente este tipo de pergunta?

Somente os problemas e o que se relaciona ao problema….pois é este o foco!

Para aumentar o potencial de nossos relacionamentos, precisamos focar no que está bom! No que funciona!!!

Todos nós passamos por problemas em nossos relacionamentos… não existe relacionamento perfeito!

Mas se eu foco apenas nos problemas que existem, naquilo que não está bom, no que não dá certo, a tendência do meu cérebro é de negligenciar o que ele tem de positivo….assim como deixamos de ver o urso passando no vídeo, deixamos de enxergar e valorizar tudo de bom, maravilhoso e saudável que existe no relacionamento!

Não que não seja importante olhar para nossos problemas…

O que quero frisar aqui, é a importância de focar TAMBÉM, e principalmente no positivo…pois aquilo que escolhemos focar na vida cria a nossa realidade!

Estudos feitos com casais felizes, mostram que o foco nos aspectos positivos do relacionamento foi uma característica que encontrada nos casais bem sucedidos…. viram que eles focam mais naquilo que tem de bom entre eles, em suas forças…. valorizam os momentos felizes, enfim, apreciam tudo aquilo que tem de bom no relacionamento…e quando você aprecia o bom, o bom aumenta, pois você aumenta sua perspectiva sobre ele!!!

E você? Que tipo de realidade você quer criar para o seu relacionamento?

Como ter um relacionamento saudável?

Encontrar X Cultivar o amor

Por Carolina Perrella / Fonte: Projeto Bem Casados

“O componente mais importante e desafiador de uma relação feliz não é encontrar a pessoa certa, mas sim cultivar a relação escolhida.” – Tal Ben-Shahar

Na cultura ocidental em que vivemos, nós crescemos ouvindo sobre encontrar a nossa cara metade… a pessoa certa…e muitas vezes acreditamos que a chave para uma relação de sucesso consiste em simplesmente ter a pessoa certa, aquela que foi “destinada” a estar ao nosso lado…

É claro!

Desde pequenas vemos nos filmes de contos de fada, princesas a espera pelo príncipe em seu cavalo branco… e quando crescemos muitos dos filmes tratam da busca do amor, das provas e atribulações que duas pessoas passam até se encontrarem! E no final do filme, os namorados juntam-se, beijam-se apaixonadamente e vivem “felizes para sempre”…

O problema, é que os filmes acabam justamente onde o amor começa… é o viver felizes para sempre que oferece o maior desafio!

É depois do sim que as dificuldades muitas vezes se manifestam, e a noção errada de que encontrar a pessoa certa é a base da felicidade, faz os parceiros negligenciarem a viagem. São os acontecimentos do dia-a-dia, as conversas, a admiração, o cuidado, as dificuldades superadas, a intimidade que moldam a relação e constroem o caminho!

Vamos fazer uma analogia…

Quando conquistamos um emprego dos sonhos, o local de trabalho ideal, aquele emprego que sempre sonhamos, nós podemos parar de trabalhar após a conquista?

O mesmo se passa quando se trata das relações!

O trabalho árduo, real, começa depois de nos apaixonarmos… e consiste em sempre buscar aperfeiçoar a relação escolhida, cuidando dela como cuidamos de nossos bens mais preciosos…

Quantas vezes não poupamos esforços e investimentos em nosso trabalho para que tudo saia bem? Porque não investir no relacionamento com este mesmo cuidado e dedicação?

Aperfeiçoar a intimidade ao conhecer e sermos conhecidos pelo outro, empenhar em atividades que sejam tão significativas e agradáveis para nós como para nossos parceiros, estar bem consigo mesmo, dividir tristezas, mas principalmente alegrias, aceitar as diferenças, compartilhar, dar carinho, dialogar…

Estes são cuidados que com o tempo constroem uma base sólida, um terreno fértil e forte passível de resistir as tempestades inevitáveis da vida…

Invista no seu relacionamento! Afinal de contas “não é o amor que sustenta o relacionamento, é a forma de se relacionar que sustenta o amor”!

E eu espero que você cuide bem do seu!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *