Sessão de coaching: o que é e como funciona? Como iniciar uma sessão

Tempo de leitura: 4 minutos

Sessão de coaching: o que é e como funciona?

sessão de coaching

O QUE É NECESSÁRIO NUMA SESSÃO DE COACHING

Para iniciar uma sessão de coaching é necessário firmar um acordo com o coachee, no qual coach e coachee estabelecem como irá funcionar as sessões, as responsabilidades de cada indivíduo e os objetivos desejados. Este acordo deve ser transformado em um contrato para formalizar a prestação de serviço.

O coach deve zelar pelo código de ética de conduta. Este código de ética foi estabelecido pela Global Coaching Community – GCC e tem como finalidade:

  • o desempenho profissional de profissionais coaches.

O profissional de coach age na promoção de mudanças. Deve assumir compromisso éticos com seus clientes e com a sociedade.

Também é muito importante a confidencialidade das sessões. O coach deve sempre em busca de criar um local de segurança e confiança para o coachee.

Para criar uma conexão com o cochee o coach deve fazer uma introdução e uma apresentação. Sobre o que é o coaching e como esta metodologia vai ajudar o coachee a chegar nos resultados esperados.

Para gerar vínculo com o coachee uma apresentação pessoal pode ajudar a criar confiança e conexão, gerando um rapport ou seja criando uma relação de confiança e harmonia, na qual o cliente fica mais aberto e receptivo para trocar informações, ser desafiado e aceitar mudanças.

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, faze-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem sucedida”

ANTHONY ROBBINS

QUAIS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS

Para iniciar um bom trabalho de coaching é necessário criar um campo relacional entre o coach e o coachee. Estado de atenção focada entre duas pessoas que falam e sentem.

Um bom coach preocupa-se com as necessidades básicas do ser humano que são:

  • ouvir na essência,
  • ser notado, reconhecido e amado,
  • ter direito de errar e ter direito de pertencer aos sistemas.

Os elementos necessários para um bom trabalho de coaching são:

  • Resolução de problema: o coach deve gerar reflexões para que o coachee encontre soluções para seus problemas. Para isto são utilizadas ferramentas e técnicas.
  • Análise de crenças e valores: conhecer os valores é um elemento indispensável no processo de coaching. As crenças e valores estão conexos ao nosso comportamento e determinam as nossas ações. A chave para mudança está na compreensão dos valores e na mudança das crenças.
  • Resiliência: para o cochee é muito importante que ele consiga identificar o quanto ele consegue aceitar novas condições de vida e adaptar-se a mudança de forma rápida.
  • Suporte e apoio: o coachee irá precisar do apoio do coach para superar e gerar mudanças em sua vida.
  • Reforço positivo: é essencial que o coach sempre dê para o coachee um reforço positivo para que este consiga sair do estado atual para atingir o estado desejado.
  • Plano de ação: para o coachee atingir o estado desejado o coach deve ensinar as ferramentas de gestão e divisão de tarefas em metas para atingir os objetivos esperados.
  • Possibilidades transformacionais: em um processo de coaching a possibilidade de transformação é grande pois este irá aprender diversas ferramentas para mudar de vida

UMA BOA SESSÃO DE COACHING

O coach deve possuir a capacidade de entrevistar o coachee para ver se este realmente comprometido com o processo. Após a seleção ambos devem assinar um contrato criando desta forma ainda mais comprometimento de ambas as partes.

Uma boa sessão de coach é uma sessão completa em que o coach (treinador) conduz seu coachee (aprendiz) por uma jornada, levando o coachee do estado atual até o estado desejado acompanhando todo o processo.

O coach e o coachee devem estar conectados e comprometidos com o processo para ambos terem um resultado extraordinário seja para o coach com a condução do processo e para o coachee que terá os resultados esperados no fim do atendimento.

Segundo MARQUES, uma boa sessão de coaching deve passar por 7 passos:

  1. Conexão e rapport e acompanhamento
  2. Apresentação / Introdução
  3. Identificação do estado atual
  4. Em direção ao estado desejado
  5. Aprendizado da sessão
  6. Conclusão e recapitulação
  7. Desconexão / Acordo próximo encontro.

Coach João Ernani

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *