Coach: tudo que você precisa saber. Ferramentas, profissão e mercado.

Tempo de leitura: 3 minutos

Coach: O que é, conceito e tudo que você precisa saber
coach

Coaching é um processo?

Coaching é um processo, facilitador para que a pessoa encontre o seu propósito de vida e alinhe suas estratégias e metas para alcançar o resultado esperado. É uma ferramenta que ensina uma pessoa a tomar decisões mais assertivas em sua vida pessoal ou profissional.

Coaching é um processo desenvolvido humano que utiliza ferramentas e técnicas. Visam facilitar o desenvolvimento profissional e pessoal, tendo como foco a evolução contínua e resultados.

O coach é um patrocinador de ações positivas na vida de seu cliente. Ensina o coachee (aprendiz) a entrar em ação e aprimorar suas competências.

O objetivo o do coach é gerar resultados positivos devido a mudança de padrão de comportamento:

  • pensamento,
  • mindset,
  • quebra de crenças limitadoras,

Tem como o objetivo de trazer desenvolvimento, realização e satisfação plena ao coachee.

Profissão

É uma profissão em ascendência que tem como objetivo a transformação de vida. Muito utilizada por empresas para gerar melhor desempenho dos seus colaboradores. É atualmente muito utilizada também por pessoas em busca de melhoria de qualidade de vida.

Leia também:  Nichos de coaching o guia básico. Descubra onde o coach pode atuar

Atuação

O coach deve conscientizar o coachee que este é responsável por suas ações e que suas ações geram resultados em sua via. Com o foco no futuro o processo de coaching visa a conquista de objetivos que promovam mudanças positivas e duradouras na vida do coachee. O coachee, munido de um planejamento e de ferramentas de gestão, poderá sempre revisar seus objetivos e alinhar com o seu propósito de vida para não perder o foco.

Ferramentas mais utilizadas

As ferramentas como testes, perguntas, gráficos, formulários, fichas de planejamento ajudam o coachee a identificar o estado atual a e planejar um futuro desejado.

Quem precisa de um coach?

Todos precisamos de um coach. Um coach é de fundamental importância em várias etapas da vida seja na infância ou na terceira idade. Este profissional auxilia a pessoa de uma forma sistêmica a tomar decisões estratégicas para ter uma vida com mais sucesso em todas as áreas.

Leia Também: Coaching: O que é, conceito e tudo que você precisa saber

Atendimento

Este profissional pode atender presencialmente ou a distância demonstrando que o coach pode atuar em sua região ou em níveis nacionais. Também pode atender dentro em um consultório, ou se deslocar até a empresa ou à pessoa contratante. A profissão de coach é uma profissão que gera liberdade para o profissional pois este pode atender seus clientes de diversas formas.

No meu ponto de vista o coach trabalha como um agente de transformação que possibilita o coachee a encontrar sua real missão de vida e ter uma vida mais positiva e com maiores resultados. O coaching é um processo de parceria e confiança entre coach e coachee em busca de uma vida melhor. O sucesso do processo de coaching está em ter uma vida com significado, sucesso e realização.

João Ernani

Leia também: Perguntas para um Processo de Coaching

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *