Prevenir doenças: conheça agora o poder do verde!

Tempo de leitura: 4 minutos

Prevenir doenças: conheça agora o poder do verde!

Prevenir doenças

Por Dra. Fernanda Tenório

Uma alimentação colorida, em seu equilíbrio, é sinônimo de alimentação saudável. E o verde não poderia estar de fora desse arco-íris alimentar.

Essa cor está presente, principalmente, em vegetais que são poderosos em auxiliar o funcionamento do nosso organismo.

Com a sua propriedade antioxidante, protege as nossas células sadias da ação dos radicais livres. Também, possuem pouquíssima quantidade de calorias, além de outras várias qualidades por serem fontes de fibras, vitaminas e minerais.

Não é à toa, então, que muitas pessoas têm aderido ao consumo dos sucos denominados “detox”, os quais são quase sempre formados por um ingrediente na cor verde.

Para aqueles que não são tão adeptos ou dificilmente aceitariam esse tipo de alimento, seja em saladas ou em bebidas, há a ideia de utilizá-los em recheios de tortas, molhos, omeletes, sopas e inúmeras preparações, que podem deixar o seu prato mais saudável e ainda mais atrativo.

Por que não então unir o útil ao agradável?

Para isso, vamos conhecer certos benefícios de alguns deles e formas de como usufruí-los.
Exemplos de vegetais verdes para diversificar no seu consumo:

– Alface, couve, acelga, rúcula, brócolis, espinafre, almeirão, agrião, salsa, repolho, pimentão, abobrinha e muitos outros.

Valor nutricional:

• Fonte de fibras solúveis e insolúveis – concedem saciedade rapidamente, ajudam a prevenir doenças como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer, e regulam o trânsito intestinal;

• Rico em vitaminas, principalmente: A, C e K – respectivamente, colaborando com a saúde da visão, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando na coagulação sanguínea e fortificação óssea;

• Repleto em muitas vitaminas do complexo B, que cooperam no metabolismo dos carboidratos, na formação das hemácias, produção de anticorpos, adequação dos níveis de colesterol, desempenho do sistema nervoso, fabricação de ácido clorídrico no sistema digestivo, entre outras funções.

• Abundante em minerais como ferro (prevenindo a anemia), cálcio (promovendo a saúde óssea), magnésio (trabalhando na contração e relaxamento muscular, diminuindo o risco de envelhecimento precoce, ajudando na manutenção de ossos saudáveis, etc.) e potássio (controlando a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares, contribuindo com a resistência muscular, etc.).

Prevenir doenças

Prevenir doenças: Como usufruí-los na dieta?

As folhas como couve, rúcula e acelga podem ser aproveitadas no preparo de saladas, sanduíches, sucos, refogados e até substituindo as massas em panquecas.

O agrião pode ser consumido em saladas, sucos, chás, sopas, tortas, molhos, etc.

O espinafre e o brócolis, em saladas, suflês, tortas, omeletes, patês, etc.

A salsa pode acompanhar diversos tipos de pratos dando aquele sabor especial.

O Repolho, pode ser feito refogado, em forma de rolinhos no lugar das massas, como suflê, etc.

O pimentão além de servir como tempero, pode ser preparado recheado e também para rechear outras preparações.

A abobrinha faz-se recheada, assada no forno, refogada, etc.

Enfim, uma gama de procedimentos pode ser realizada para incluir esses alimentos na dieta, não deixando de lado, assim, nutrientes tão importantes ao nosso bem-estar e para prevenir doenças.

Atenção:

Os vegetais verde-escuros possuem a maior quantidade de cálcio quando comparados aos demais. Essas fontes contribuem, especialmente, na alimentação dos intolerantes à lactose e aderentes ao veganismo.

O ferro encontrado no reino vegetal, detém melhor absorção com o reforço da vitamina C. Logo, é recomendada a ingestão desses nutrientes de forma conjunta.

Fontes de vitamina C: acerola, goiaba, morango, laranja, caju, entre outros.

Autora do Artigo: 

Dra Fernanda Tenório – Nutricionista, graduada pela UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau. Apaixonada por alimentação saudável infantil, realizou um projeto relacionado ao consumo de alimentos industrializados nos dois primeiros anos de vida, participou de um projeto de extensão em segurança dos alimentos. Atuou nos setores social, clínico e de UAN – Unidade de Alimentação e Nutrição.

 

 

Leia mais:

Açúcar: conheça os tipos e saiba qual a melhor opção de consumo!

Alimentos diet e light: você conhece mesmo as diferenças?

Alimentação infantil de 0 a 2 anos de vida – o que ofertar e o que evitar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *