Como encontrar felicidade com atitudes e pensamentos positivos

Como encontrar felicidade com atitudes e pensamentos positivos

Tempo de leitura: 7 minutos

Como encontrar felicidade com atitudes e pensamentos positivos

Quem nos tempos atuais não sente que é preciso muita atitude e energia positiva para lidar com os desafios das interações pessoais, do trabalho, das metas a serem alcançadas?

Os pensamentos possuem energia metafísica, a qual não pode ser sentida com os órgãos sensoriais, mas com a nossa consciência. Ela é a responsável pelas nossas decisões, escolhas e postura perante o mundo.

Consciência é a percepção que se tem da própria existência. E a partir daí, guiamos a vida.

Confusão, indecisão, pessimismo

Sentir-se confuso, indeciso, pessimista e um cansaço inexplicável é sinal de que a conexão com sua consciência (a qual é você mesmo) está desligada, com falhas, interrompida, adormecida. Não há percepção, não há sentido!

Desta forma a percepção para a vida se torna equivocada, contrária ao que a consciência em sua profundidade julga ser “a perfeita maneira de se viver.”

Para a consciência, perfeição representa-se pelo grau de felicidade, motivação e equilíbrio perante às situações que a vida nos oferece.

Equilíbrio

Relatamos dias perfeitos, encontro perfeito, trabalho perfeito quando experimentamos através deles esta felicidade, encantamento e harmonia.

Ao contrário, adotamos atitudes negativas (competição, crítica, julgamento) ao nos tornamos queixosos, pesarosos, frustrados por não conseguirmos vencer os limites das situações.

Juntamente com tanta demanda externa, obrigações que nem sempre são trocadas por uma boa recompensa e lidar com pessoas de opiniões tão distintas pode ser desanimador.

A palavra desânimo relaciona-se com ânimo (= alma) e portanto “desalmar-se” é a mesma coisa que desanimar-se. Este sentimento negativo sempre aparece perante os desafios ainda não vencidos.

E a repetição do fracasso incentiva uma autoprodução de desânimo.

Com pouco, nos vemos envoltos em nuvens cinzas de pensamentos e sentimentos ruins que vão como pancada em nossa atitude.

Atitude negativa e pensamento negativo adoecem!

Uma pessoa que sempre põe empecilho nas situações, sempre complica mesmo já tendo a solução para um problema, sempre queixa ou “vitimiza-se” dificilmente experimentará prazer na vida.

A falta de prazer é completamente oposta a nossa natureza interna, a qual mesmo sem sermos conscientes disso, deseja felicidade e amor.

E como o ato de viver é regido pela “lei do encontro da felicidade”, o que fazer para tornar as atitudes positivas um hábito diário?

Primeiro, decida ser positivo! Sim, atitude e pensamentos positivos é uma questão de escolha e decisão.

Ou seja, estamos falando de uma força de vontade que alavancará o seu desejo elevado para ser o que realmente combina com sua natureza interna primária: um ser feliz!

Claro que não é tarefa fácil, mas não é impossível.

Apenas veja como um desafio interessante, o qual provará para você mesmo suas maiores habilidades.  No momento em que passar por uma situação extremamente desafiadora você as reconhecerá (ou não).

E estas situações fazem parte de nosso dia a dia. Através delas que aprendemos com nossos próprios erros – a maior aprendizagem de todas.

Particularmente, o meu empenho começa por adotar uma visão mais contemplativa das situações. Um empenho com gasto de energia, pois imagine sentimentos, emoções, desejos… tudo envolvido na hora de se adotar uma atitude positiva?

Mas é super possível implementar tal atitude aos poucos, dia após dia, momento após momento.

Temos uma capacidade interna que nos faz ajustar às situações. Acreditar nesta capacidade é outra estratégia fundamental para uma visão positiva.

Imagine esta capacidade em alta performance? Não há situação que te desanime ou de desmotive. Você sempre encontrará uma saída.

Do contrário, não havendo esta flexibilidade sobre as situações, decisões, escolhas, haverá uma perda de controle (de si mesmo) que facilmente o levará no mínimo para um quadro depressivo (pressão sobre a consciência).

Isto acontece devido ao fato de você continuar tendo um “problema sem solução”.

Não ajustar-se às situações por não concordar, por não conseguir controlar e por não gostar dela, não afasta o problema. Apenas aumenta, uma vez que você está se distanciando de mais uma oportunidade de mudar sua visão.

A atitude é como uma estrutura interna do ser. Primeiro temos uma natureza que molda nossa atitude. E então eu expresso esta natureza por meio das ações.

Portanto, atitude é um elemento básico e poderoso capaz de direcionar minhas ações. Então, como cuidar desta natureza?

Uma atitude positiva requer:

  • Consciência sobre o poder de sua escolha pelo positivo
  • Força de vontade para livrar-se da negatividade
  • Olhar sempre para o lado positivo de tudo
  • Reforçar diariamente a positividade em si

Abaixo seguem algumas dicas para um comportamento positivo através da mudança de suas atitudes e pensamentos:

DIFERENCIE-SE DO MUNDO

Cada um de nós é um ser único e exclusivo pois cada um de nós carrega sua própria consciência. Então mantenha o foco nela!

Principalmente na sua verdadeira essência: paz e felicidade.

O que acontecer do lado de fora somente te afetará se você perder a conexão com sua essência verdadeira. E isso acontece sempre, não é?

Mantenha na mente: Sou um ser de paz e portanto sou pacífico perante todas as adversidades

RELACIONE-SE BEM COM SEUS PENSAMENTOS

Nossos pensamentos são nossas criações. Portanto… o que você anda criando?

Não culpe os pensamentos. E nem culpe você!

Mantenha na mente: Sou o criador dos meus pensamentos.

MANTENHA BOAS COMPANHIAS

O ditado “diga com quem anda que direi quem tu és” de fato nos ajuda a manter a alma em paz e em harmonia com a nossa mais feliz intenção para com a vida.

Portanto verifique se as pessoas ao redor compartilham boas vibrações com você. Caso não… não precisa dizer nada. Afaste-se delicadamente, tipo “à francesa”, entende?

Mantenha na mente: Boas companhias atraem boas vibrações e vice e versa.

VALORIZE SEU TEMPO

Quer coisa mais preciosa para a vida do que o tempo?

E olha que acreditamos ser o tempo muito precioso, não porque hoje em dia pessoas não têm tempo.

Mas porque a vida parece ser curta em relação à tamanha capacidade para aprendermos. E fazermos coisas interessantes capazes de ampliar nossa consciência existencial!

Então, não desperdice seu tempo com inutilidades.

E para que saiba o que são inutilidades: é tudo aquilo que não te acrescenta em nada para a ampliação de sua percepção maior para com esta sua chance de literalmente VIVER.

Mantenha na mente: Sou mestre do meu tempo e portanto invisto todos os segundos de vida em coisas que me trazem saúde e felicidade.

CONCLUINDO

Para manter-se nesses exercícios de atitudes positivas adote métodos com os quais você pode observar ou mensurar os resultados.

Anote mudanças positivas, meios criativos pelos quais venceu um obstáculo, soluções encontradas e o nível de sua felicidade ao final do seu dia (ex: hoje estou pouco feliz, feliz ou muito feliz).

O tanto de felicidade que experimentamos está diretamente conectada com a nossa capacidade de vivenciar situações. Justamente aqueles que podem nos fazer acionar sentimentos negativos, pessimistas e desanimadores.

Desejamos que alcance o máximo de sua felicidade com estas dicas e que não desista quando algo muito mais desafiador vier!

Equipe Ativo e Saudável
logoAS

 

 LEIA TAMBÉM:

Psicologia positiva: o segredo para você ser mais feliz, 10 dicas incríveis.

10 Capacidades Que Devem Ser Conquistadas Antes Dos 60 Para Um Envelhecimento Mais Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *