Mapa da Produtividade: aprenda as 5 ferramentas de coaching para aumentar sua produtividade

Tempo de leitura: 4 minutos

Qual o significado da palavra “Produtividade” para você?

Algumas pessoas associam produtividade com o rendimento no trabalho. Outros enxergam como conquistar mais resultados em menos tempo.

No mundo corporativo, as pessoas estão sempre procurando obter o máximo de produtividade. Para conseguir alcançar esse objetivo, existem diversas ferramentas de coaching que ajudam no aumento da produção.

A maioria dessas ferramentas envolvem o clareza, aumento de foco, disciplina e concentração. Aprenda a controlar o seu tempo e suas emoções, para que você consiga aumentar a sua produtividade, e deslanchar na sua vida pessoal e profissional.

Então, ficou curioso para saber que ferramentas são essas? Confira a nossa matéria, pois listamos os principais métodos que te ajudarão a obter ainda mais produtividade, seja em casa ou no trabalho.

1.      Tríade do tempo

A tríade do tempo, é uma ferramenta desenvolvida por Christian Barbosa especialista em produtividade.

Como o nome já diz, foca na gestão do tempo para que o indivíduo consiga ser ainda mais produtivo. Para isso, as atividades profissionais dele são divididas em três tipos:

  1. as circunstanciais
  1. as importantes
  1. as urgentes.

Essa ferramenta utilizada nos processos de coaching indica que para obter o máximo de produtividade durante o dia, é preciso que a sua rotina tenha o mínimo de tarefas urgentes e circunstanciais, para que seja possível focar nas tarefas importante.

Tarefas importantes: Refere-se a atividades que realizamos em nossa vida e que nos trarão resultados de curto, médio e longo prazo.

Tarefas urgentes: Refere-se a todas as atividades que precisam ser realizadas em um curto espaço de tempo ou que já estão com o prazo final vencido.

Tarefas circunstanciais:Refere-se a gastos inúteis de tempo, tarefas feitas por comodidade ou por serem “socialmente apropriadas”

Quando aprendemos a separar as coisas importantes e as coisas urgentes em nossas vidas, fica muito mais fácil entender os outros problemas. Entender como funciona o tempo e buscar formas para administrá-lo é uma das melhores formas para diminuir o estresse do dia a dia.

2.  Metas e objetivo

Para que você consiga ser produtivo, é importante ter clareza quais são as suas metas e objetivos. “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho é valido” Filme: Alice no País das Maravilhas

Afinal, após a determinação das metas e objetivos, é possível mensurar tudo o que é preciso ser feito para que esses sejam alcançados, sem precisar perder tempo com atividades ínfimas, aumentando assim a sua produtividade.

METAS  & OBJETIVO

(O quê? Quando? Onde? Com quem?)

Alcançável, específico, contextualizado, iniciado e mantido.

___________________________________________________________

3. Plano de ação 5W2H

O primeiro contato que eu tive com esta ferramenta foi trabalhando como engenheiro de alimentos em uma indústria. Essa ferramenta também utilizada em processos de coaching consiste em elaborar um plano de ação para implementação de um projeto pessoal ou profissional.

Para fazê-lo, basta definir “o que será feito”, “porque será feito”, “quem fará”, “quanto custará”, “como será realizado”, “quando será feito” e “onde será realizado” o projeto.

As reflexões geradas por estas perguntas podem determinar a viabilidade de um projeto, seja na vida pessoal e ou profissional.

Após todas essas definições é possível ter uma maior clareza e objetividade em relação ao desenvolvimento do plano de ação.

Então, foque nesse plano de ações, sempre que for iniciar algo novo na sua empresa ou na sua vida.

4. Rota de ação

A rota de ação é um método de visualização onde o Coach “treinador” ajuda o Coachee “aluno” a determinar um mapa de ação. O coachee determina as atividades importantes para  alcançar uma meta.

Dessa forma, o indivíduo não perde tempo com aquilo que não é importante, e foca somente nas tarefas que possam ajudá-lo a atingir o seu objetivo.

Basicamente a rota de ação é uma linha do tempo, onde podemos visualizar graficamente todos os passos que serão necessários para alcançar os objetivos e metas definidos.

A rota de ação ajuda é uma ferramenta relacionada com a evolução das ações ao longo do tempo.

  1. Onde estamos?
  1. Onde queremos chegar?
  1. Como chegaremos?

5. Diário da Produtividade

Um bom planejamento nos ajuda a realizar os nossos objetivos, metas e sonhos. Porém para alcançá-los plenamente não podemos simplesmente contar com a sorte. É preciso que você entre em ação todos os dias.

O diário da produtividade é uma ferramenta utilizada todos os dias para que você comece a dar pequenos passos na direção correta.

Mantendo o foco e a disciplina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *