Coaching: O que é, conceito e tudo que você precisa saber

Tempo de leitura: 8 minutos

Coaching: O que é, conceito e tudo que você precisa saber

Coaching

Origem da palavra coach

Coach é uma palavra da origem inglesa muita utilizada em esportes e atualmente no mundo dos negócios e na vida de pessoas. A tradução literal da palavra coach é técnico ou treinador.

A palavra coach quando utilizada no esporte refere-se ao técnico ou treinador. Este profissional tem o objetivo melhorar a performance de um atleta ou de uma equipe. Também pode ser utilizada para realizações profissionais. Neste caso o coach (aquele que treina) é o profissional responsável em ajudar o coachee (aquele que é treinado passando pelo processo de desenvolvimento) e ou empresas a gerarem mais resultados, aumentar o foco e a produtividade e consequentemente mais ganhos para ambos. Uma outra utilização da palavra coach é no âmbito da vida pessoal. O profissional tem a missão conduzir o cliente (coachee) a gerar reflexões para que a pessoa tenha uma clareza maior sobre o seu propósito de vida e realização profissional e pessoal.

Em outras palavras o coach é o profissional responsável em apoiar o coachee (cliente) através do processo de coaching a desenvolver ou aprimorar uma competência. O processo de coaching é um conjunto de ferramentas focadas no presente e no planejamento para um futuro ideal.

Quanto tempo dura o processo de coaching?

Normalmente o processo de coaching dura entre 10 a 12 sessões com duração média de 1 hora cada e tem o foco auxiliar o coachee a sair do estado atual a ir para o estado desejado. Durante estas sessões o coachee será estimulado a entrar em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. Estas sessões acontecem semanalmente, quinzenalmente, ou mensalmente.

As frequências das sessões é um acordo feito pelo coach e seu coachee. Esses encontros podem ser presenciais, no consultório do coach, na empresa ou casa do coachee e até mesmo em um lugar público, como também podem ser feitos à distância, via telefone ou Skype.

Coaching é um processo com início, meio e fim, definindo em comum acordo entre coach (profissional) e o coachee (cliente), no qual o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, por meio da identificação e desenvolvimento de competências, como também do reconhecimento e superação de adversidades” MARQUES, 2017

José Roberto Marques                  

Qual o significado da palavra coaching?

Segundo Marques, coaching significa “treinamento” e é uma palavra em inglês que indica uma atividade pessoal em que um instrutor (coach) ajuda o seu cliente (coachee) a evoluir em alguma área da sua vida. Foi utilizada pela primeira vez na Hungria para designar carruagem de quatro rodas.

A palavra coach vem da palavra cocher (cocheiro). Este profissional tinha a missão de conduzir a carruagem levando os seus clientes do ponto A para o ponto B.

Segundo Marques, atualmente a palavra coach é utilizada para designar o profissional que exerce a profissão de coaching, seja para uma empresa ou para um indivíduo específico.

A palavra coaching refere-se ao processo de desenvolvimento profissional ou pessoal do coachee. O profissional de coach, utilizando diversas ferramentas, promove o desenvolvimento profissional e pessoal.

A palavra coachee refere-se ao indivíduo (cliente) que passou pelo processo de coaching.

Ainda assim existe muita confusão sobre o que é coaching e outros abordagens similares. Então vamos definir o que não é coaching.

“O coach não dirige, não aconselha, não determina. O coach é o profissional que ajuda a iluminar caminhos, fazer crescer a reflexão, avaliar possibilidades; promover o surgimento de um coachee que ocupará a posição de sujeito de seu crescimento, de suas ações e de sua transformação.”

SANTOS 2017

O que não é coaching:

Terapia é um tratamento que busca amenizar ou acabar com efeitos de uma doença (física, psíquica, motora, etc.). A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos e físicos.

Conselheiro é a pessoa habilitada a prestar aconselhamento em áreas psicológicas, relacionais ou orientação profissional.

Mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente e que transmite experiência.

Treinamento é destreza ou conhecimento adquirido em qualquer área. É o processo que leva o indivíduo a adquirir habilidades ou conhecimento por meio de estudo.

Consultoria é a atividade em que um especialista compartilha o seu conhecimento em forma de orientações específicas para as necessidades do cliente.

Ensino é uma forma sistêmica de transmissão de conhecimentos utilizada por humanos para instruir e educar seus semelhantes.

Segundo Marques, o coaching embora use técnicas e métodos da psicologia, é outro tipo de método, que tem como finalidade levar o cliente a sair do estado atual, conquistar seu estado desejado e acelerar seus resultados. Para vivenciar um processo desta natureza, a pessoa deve estar em plenas condições psicológicas.

Ainda segundo Marques, o coaching é uma metodologia cada vez mais presente no Brasil. Inúmeras empresas e pessoas procuram, através do processo, ampliar suas habilidades e competências e assim, potencializar suas performances e alcançar resultados extraordinários.

O coaching é um processo sistêmico que visa aumentar o desempenho de um indivíduo. Ocorre com pelo menos entre duas pessoas o coach (profissional do coaching) e o cochee (cliente).  É papel do coach, através técnicas, de perguntas e reflexões, ajudar o cochee a se desenvolver pessoalmente ou profissionalmente.

Qual a maior ferramenta em um processo de coaching?

A maior ferramenta do coach é trabalhar com perguntas e nunca com respostas. As perguntas mostram a atual situação e a realidade do coachee. As reflexões e as respostas do coachee apontam as melhores opções, auxiliando assim a tomada de novas decisões e estimulo a ações a serem tomadas para gerar mudança significativas na vida do cliente.

“A essência do coaching é ajudar o indivíduo a resolver seus problemas e a transformar o que aprendeu em resultados positivos para si e para a equipe a qual lidera. Dessa forma, seu aprendizado é ampliado para seu grupo de trabalho e, daí, para a coletividade organizacional.”

O’NEIL, 2001

Segundo Marques, o processo de coaching auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. O coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal.

Quais os principais objetivos em um processo de coaching?

O processo de coaching vem evoluindo a cada ano e é responsável por diversos benefícios, tais como:

  1. Desenvolver atitudes e pensamentos positivos
  2. Recuperar e manter-se em forma
  3. Aprender e adotar uma alimentação saudável, saborosa e funcional
  4. Começar a viver em seu pleno potencial
  5. Aumentar nível de conquistas, performance, felicidade e satisfação
  6. Aumentar realização e satisfação pessoal, social e profissional
  7. Melhorar resultados financeiros e mais prosperidade
  8. Aumentar equilíbrio e a harmonia integral
  9. Melhorar a qualidade de vida
  10. Melhorar o uso qualitativo do tempo
  11. Dar maior equilíbrio entre as áreas pessoal, profissional e relacionamentos
  12. Diminuir estresse e preocupação desnecessária
  13. Aumentar disposição, energia e percepção da saúde geral
  14. Resolver conflitos, dúvidas e problemas
  15. Melhorar autoestima e autoconfiança
  16. Melhorar o controle das emoções
  17. Melhorar foco, planejamento e administração do tempo
  18. Alinhar missão de vida, valores e crenças
  19. Permitir melhoria contínua e aprendizado
  20. Desenvolver resiliência (maior flexibilidade e adaptabilidade à mudanças)
  21. Aumentar seu nível de energia
  22. Aumentar sua capacidade de se manter tranquilo sob estresse físico ou mental

Ao fazer um processo de coaching o individuo ou organização pode esperar diversas mudanças positivas em seu dia a dia.

Segundo Marques, 2017 um bom coach deve:

  • Ouvir na essência
  • Ter uma visão sistêmica
  • Sabe fazer perguntas poderosas
  • Honrar e respeitar a própria história e a história alheia
  • Ter metas e objetivos definidos
  • Ter autoconhecimento
  • Possuir foco no positivo
  • Desenvolver pessoas
  • Buscar sempre resultados extraordinários
  • Ser um ser de luz

Um bom coach respeita o código de ética e conduta determinado pela Global Coaching Community e tem por finalidade estabelecer os parâmetros da dimensão ética, de forma a garantir, no desempenho profissional de profissionais coaches, o comprometimento com resultado e as necessidades do cliente. O profissional coach age na promoção de mudanças, portanto, deve assumir compromissos éticos com seus clientes e com a sociedade. MARQUES, 2017

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *