Autoestima e Relacionamentos

Tempo de leitura: 2 minutos

Autoestima e Relacionamentos
Por Carolina Perrella / Fonte: Projeto Bem Casados

“ Para se dizer “Eu te amo”, primeiro precisamos dizer “EU”.”– Ayn Rand

Você sabia que nosso relacionamento com nós mesmos determina a qualidade dos nossos relacionamentos com outras pessoas?

Nathaniel Branden define a autoestima como “a disposição para se experienciar como alguém competente para lidar com os desafios básicos da vida e como merecedor da felicidade (senso de valor).”

E o que isso tem a ver com relacionamento?

Uma autoestima saudável, leva a uma menor necessidade do outro, o que nos faz querê-lo mais, ter um relacionamento saudável, onde somos capazes de nos prover daquilo que precisamos e não projetamos no outro as nossas necessidades emocionais… já uma autoestima mais baixa leva a uma necessidade de ser validado o tempo todo pelo outro, assim cobramos excessivamente carinho, atenção, elogios pois só assim nos sentirmos bem.

Isso não é bom, pois todo casal tem conflitos…e não somos validados o tempo todo pelo outro! Por isso é tão importante que nosso senso de valor e competência venha de nós mesmos!

Além disso se a pessoa se sente desvalorizada, de maneira complementar supervaloriza o outro… e muitas vezes tende a agradar mais o outro do que a si mesma…

O psicólogo David Richo descreve em seu trabalho os 5 “a’s” que todos nós buscamos em nossas relações importantes incluindo família, amizade e especialmente com os parceiros, para termos vínculos saudáveis e seguros.

Atenção – Sentir que a pessoa tem um interesse genuíno em você, no que gosta e não gosta, o que te inspira, te motiva sem ser intrusivo. Você sentir como sendo escutado, percebido pelo outro.

Aceitação – Sentir que a pessoa compreende de forma genuína seus interesses, desejos, atividades e preferencias como elas são, sem tentar altera-las ou muda-las de alguma forma.

Afetividade – Afeto, carinho, conforto físico e compaixão.

Apreciação – Apoio e gratidão pelo que somos, como somos

Permissão (Allowing) – sensação de que é seguro ser você mesmo, expressar o que sente, mesmo que seja algo que não seja inteiramente aceitável socialmente.

Ele enfatiza que estas são necessidades que todos nós temos, mas que apenas aproximadamente 25% delas são atendidas pelos outros, especialmente nos relacionamentos amorosos! E diz:

” O objetivo na vida não pode ser buscar validação e aceitação dos outros, mas cultivar seu senso de valor e competência de dentro de você.”

Em outras palavras, desenvolver a autoestima, aprender a se prover dos 5 A’s na maior parte do tempo é essencial… é claro que é importante cultiva-los na relação, mas é ainda mais importante cultiva-los dentro de si!

Como diz Nathaniel Branden:

” O primeiro caso de amor de sucesso que devemos ter é um caso de amor com nós mesmos… Gostar de si mesmo, ser feliz com um senso profundo de quem somos, experienciar seu próprio “eu” sem se preocupar em ser avaliado e amado por outros – este é o primeiro requisito para o crescimento de um amor romântico”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *