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É comum presenciar nos ambientes de trabalho atitudes negativas que desmotivam ou desestabilizam uma equipe ou até mesmo uma empresa. Atitudes muitas vezes cometidas por profissionais desmotivados ou infelizes em suas funções ou tarefas de trabalho. Podemos citar como exemplo o caso de pessoas que reclamam o tempo todo; que fazem apenas comentários negativos ou então aquelas que preferem focar no fracasso ou insucesso. Esse tipo de atitude costuma ser feito por pessoas que se sentem fracassadas ou infelizes.
Como não se tornar o novo fracassado
Mas você deve estar se perguntando, como não se tornar essa pessoa durante a correria do dia dia, às responsabilidades da vida moderna e a pressão do mundo corporativo? Abaixo listamos algumas atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença para você não se tornar um profissional fracassado:
- Elogie os outros. É importante reconhecer quando seus colegas de trabalho fizeram um “good job”;
- Faça críticas construtivas, mas de preferência em particular. Sabemos que muitas pessoas têm dificuldades em lidar com críticas, até mesmo as positivas. Por isso é indicado que esse tipo de comentário seja feito em particular, evitando a exposição do colega perante a equipe;
- Trabalhe em equipe. O trabalho em equipe é fundamental em qualquer empresa, com a união e habilidades e competência, todos ganham, inclusive você!
Repense sua carreira
Caso sua infelicidade ou fracasso esteja motivado pela função ou até mesmo pelo rumo que sua carreira profissional tomou, talvez seja a hora de repensar em seus planos e/ou objetivos. Mudanças muitas vezes são necessárias e podem até dar um novo sentido à vida, quando realizadas de maneira pensada e segura.
Invista em você
O fracasso profissional também pode estar relacionado a falta de investimentos em coisas que proporcionam bem-estar gosta ou fazem bem, mesmo não fazendo parte do mundo corporativo. Por exemplo, se praticar yoga duas vezes por semana pode fazer bem para o seu corpo e para a sua mente.
Por que não investir em aulas de yoga? Ou até mesmo reativar aquele reencontro mensal com os amigos da faculdade ou da infância? Investir em atitudes e práticas simples como essa, podem proporcionar uma melhora na autoestima profissional e é claro, consequentemente a pessoal.
Redefina metas
Faça duas listas sobre suas metas de vida. Na primeira liste apenas os desejos “pessoais”, na segunda liste os desejos “profissionais”. Depois de escrever, observe se as duas apresentam coerência e sentido e o mais importante, se estão de acordo com os seus planos para o futuro. Em seguida, deixe as duas listas expostas em um local visível.
Pode ser na porta do guarda-roupa, na mesa do trabalho ou até mesmo no espelho do banheiro. O importante é ter contato diariamente com suas novas metas.
Por fim, vale reforçar que suas atitudes só dependem de você. Será você o responsável por escolher entre disseminar atitudes negativas ou atitudes que façam a diferença. A escolha só cabe a você!