As 3 principais ferramentas gratuitas para aumentar a sua produtividade (trello, evernote, dropbox)

Tempo de leitura: 3 minutos

Organizar pode facilitar o trabalho do seu cérebro, permitindo que ele tenha maior previsibilidade ao executar tarefas.

Isso porque quando as coisas estão bagunçadas – e não estamos falando só de um ambiente físico, mas mental – o seu cérebro gasta mais energia, performance e tempo para achar o que precisa.

O pior é que essa energia poderia ser usada para outras tarefas realmente importantes e que demandam aquele esforço extra.

Ou seja, para aumentar a produtividade, é importantíssimo que você aprenda a organizar as tarefas da melhor maneira.

Mas fique tranquilo, que para te ajudar na gestão de tempo, separamos as 3 melhores ferramentas gratuitas. Confira a seguir!

1 – Trello

Essa ferramenta é gratuita e pode ser usada por você ou pelo seu time para ter bem organizado as tarefas que precisam fazer.

Você pode criar o que chamamos de “quadro”, que é para um projeto específico e adicionar listas, como: “Em planejamento”, “Em Produção”, “Em Revisão” e “Entregue”, por exemplo.

Desta maneira, você consegue organizar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade nos seus projetos.

Essa ferramenta gratuita permite também adicionar checklists, datas de entregas, comentários e outras informações necessárias.

Além disso, o Trello também permite que você integre aplicativos, como “Evernote”, “Dropbox” e “Google Drive”, para melhorar seu fluxo de trabalho.

2 – Evernote

O Evernote possui algumas funcionalidades muito interessantes para quem quer se organizar melhor. Você pode:

  • Capturar telas e deixar salvo no Evernote (podendo abrir de qualquer máquina com seu login);
  • Criar blocos com informações de projetos;
  • Criar listas de tarefas com as mais importantes e urgentes;
  • Adicionar lembretes para que você não perca os prazos.

Evernote está em 3 versões: a básica (gratuita), a Premium e a de negócios (pagos). Com a de negócios, por exemplo, você consegue gerenciar projetos, clientes, reuniões e outros.

O lado bom dessa ferramenta gratuita para aumentar a produtividade, é que você também consegue usar uma barra de pesquisa do Evernote para achar mais facilmente alguma tarefa.

3 – Dropbox

O Dropbox é considerado a melhor plataforma no que se refere a colaboração de conteúdo, pelo relatório Magic Quadrant.

Nessa ferramenta gratuita, você consegue cuidar de dados empresariais ou do seu negócio freelancer com segurança, tendo a chance de melhor administração também.

Nele, você pode criar e compartilhar documentos com uma equipe de maneira segura. Isso ajuda muito em projetos confidenciais.

Ele permite um espaço maior para organizar tarefas (normalmente, é bacana para arquivos grandes e que não são suportados em drives comuns).

Ele tem a opção paga com integração com o Office 365, ferramentas administrativas próprias, ferramentas avançadas de gerenciamento de usuários e outros controles avançados bacanas para quem tem muito o que guardar.

E existe também o Dropbox básico, que é gratuito e permite acesso a várias funcionalidades importantes para freelancers e pessoas físicas – porém o espaço de armazenamento é menor.

Dropbox entrou na listinha das ferramentas gratuitas porque te ajuda a aumentar a produtividade.

Além das funcionalidades que falamos, ele também oferece o Dropbox Paper, que comporta vídeos, imagens, códigos e qualquer outra coisa que precise para ajudar na criatividade sem perder tempo.

E aí, como você vai se organizar com essas ferramentas gratuitas?

Agora que você já descobriu as 3 principais ferramentas gratuitas para organizar tarefas, qual delas vai utilizar?

Você pode usá-las também como complementares para ter trabalhos e tarefas mais produtivos. Ah, e se tiver alguma dúvida, fale com a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *