Rota de Ação ou Road Map: todo Coach deveria dominar esta ferramenta

Tempo de leitura: 3 minutos

Como você definiria um Leader Coach de sucesso?

Muitos são os profissionais que se especializam nessa área e poucos são os que realmente obtém grandes resultados na carreira. Os fatores que contribuem para um bom desempenho na profissão são diversos, internos e externos.

Um Coach precisa ser referência em determinado segmento, deve ser capaz de transmitir que detém autoridade em determinada área. Esta autoridade só pode ser criada a partir do acúmulo de conhecimento. Esse processo de aprendizagem deve ser contínuo!

Independente da área de atuação, um Coach precisa saber empregar todo o conhecimento que adquiriu, afinal, um conhecimento sem aplicabilidade não tem valor.

Nesse artigo, você compreenderá a importância de uma ferramenta de gestão chave para qualquer segmento coaching: a Road Map ou Rota de Ação.

Por que é importante dominar essa ferramenta?

O foco de todo Coach é fazer bom uso de todas as metodologias e técnicas para estimular seu cliente a encontrar as soluções para seus projetos. Fazer o cliente chegar do ponto A ao ponto B e atingir o resultado esperado.

Aqui entra nossa ferramenta Road Map. De forma simples, Road Map ou Rota de ação é uma timeline, um mapa que mostra o caminho para atingir o objetivo.

Essa timeline, ou linha do tempo servirá de guia para o desenvolvimento do projeto do seu cliente. Com ela é possível ver todo o processo, fazer um planejamento e efetuar melhorias sempre que necessário até obter o resultado.

Dicas de como aplicar a Rota de Ação

Todo coachee tem um objetivo em mente para ser atingido, e o papel do Coach é ajudá-lo a organizar e trabalhar a mente para buscar soluções que o leve até ao cumprimento da meta.

Você está iniciando sua carreira, ou está buscando se destacar na sua empresa? Nesse caso, seguir receitas de líderes com vivência no mercado pode ser de grande ajuda para aprender a empreender as inúmeras ferramentas usadas no coaching.

O líder Coach e especialista em treinamento Clodoaldo Freitas, no mercado a mais de 25 anos dá algumas dicas de como aplicar a Road Map.

•        Ajudar o coachee a entender qual é seu objetivo, caso o mesmo não esteja definido.

Exemplo: “Qual sua visão de futuro para X anos (para sua vida pessoal, familiar, profissional)?”

•        Ajudar o cliente a ver quais etapas ou tarefas secundárias precisa cumprir antes de chegar ao objetivo final.

•        Traçar um plano de ação 5W2H para atingir cada etapa da meta

“…uma vez colocado no papel o cérebro trabalha melhor, faz-se um condicionamento mental para aquele objetivo. Se não for feito esse planejamento, no dia a dia a mente fica vagueando e você perde o foco”.

Em resumo, uma Road Map ou Rota de Ação consiste em “fatiar”, dividir o objetivo do cliente em várias etapas fundamentais para atingir a meta. O Coach precisa dominar as ferramentas de sua área para ajudar seu coachee obter resultados excepcionais. Continue aprendendo com nossos outros artigos.

Assine abaixo nosso newsletter assim você não perde nossos conteúdos e novidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *