Modelo de curriculum vitae. Aprenda a elaborar o seu e saia na frente.

Tempo de leitura: 7 minutos

Modelo de curriculum vitae

curriculum vitaeViver ativo e saudável ensina de forma FÁCIL, você montar o melhor modelo de curriculum vitae. Aprenda a elaborar o seu e saia na frente.

Entendemos que para ter uma vida saudável, também é preciso estar realizado profissionalmente, não achas?

Pensando nisso, vamos te ensinar a fazer uma excelente descrição do seu perfil e a conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Aprenda a elaborar um bom curriculum vitae.

Na hora de elaborar um currículo é sempre bom optar pelo modelo mais simples possível, aquele que facilite a leitura das informações.

Ao utilizar enfeites, cores, fontes mirabolantes, você corre o risco de ser mal interpretado ou até mesmo de não ser compreendido. Isso seria péssimo, pois sem compreensão não há convocação.

Nós recrutadores tendemos a gostar de modelos de currículos objetivos, organizados e que contenham informações relevantes para a vaga que o candidato esteja concorrendo.

Existem muitos modelos de currículos para você optar. Mas lembre-se sempre de observar se colocou:

*Telefone para contato

É o meio de comunicação mais utilizado para convocar os candidatos.

Caso você não tenha telefone, é possível colocar de alguém muito próximo a você que tenha condições de anotar o recado com todas as informações passadas pelo recrutador.

*E-mail correto

A grande maioria das empresas optam por telefonar, porém existem as que preferem entrar em contato através do e-mail que consta no currículo.

Logo, é imprescindível verificar constantemente sua caixa de entrada, lixo eletrônico para não correr o risco que não saber a tempo o dia e hora do processo seletivo.

Leia Também: Recolocação profissional: aprenda como conseguir um novo emprego

Devo colocar fotos no curriculum vitae? 

Esta é uma pergunta bem frequente. Eu costumo responder da seguinte forma:

Caso a empresa exija no anúncio, óbvio que o ideal é já enviar seu currículo com foto. Mas existem empresas que não fazem essa exigência, mas aí vem a minha grande dica!!

É muito legal quando avaliamos os currículos que tem fotos pois facilita muito no reconhecimento do candidato na hora de um processo seletivo em grupo.

Então, caso você tenha em seu currículo foto, acredito que você deve enviar.

Mas cuidado com a foto que colocará em seu currículo. Fique atento a sua postura, a roupa, ao seu semblante. O ideal são fotos formais, não vale cortar uma foto com a galera.

Enviar uma foto cortada da praia, do barzinho pode transmitir que você não é um profissional. Muito cuidado!

Modelo de curriculum vitae: faça o seu agora

1º Inicie sempre com seu Nome completo 

As letras mais indicadas para elaborar um currículo são Arial e a Times New Roman.

O nome pode ter um tamanho um pouco maior que o restante do currículo. Ex.: Tamanho 14 ou 16 para seu nome e no restante usar tamanho 12.

É importante o seu nome estar completo, pois a maioria das empresas costumam fazer buscas, com o objetivo de encontrar algo a seu respeito.

2º Hora de colocar seus Contatos

Abaixo do seu nome, você deve escrever todas as informações referente ao local onde mora (rua, número, bairro, cidade e estado).

Além do endereço, você precisa colocar seus telefones de contato.

Caso não possua telefone (fixo ou celular), coloque um telefone para recado e informe no currículo o nome da pessoa que pode anotar as informações.

3º Objetivo

Qual o seu objetivo referente a vaga ofertada e a empresa que está recrutando?

Neste item você deve escrever apenas qual a vaga ou as áreas que deseja atuar naquela empresa. Exemplo: Vaga de auxiliar financeira OU área administrativa.

É importante você não tentar “atirar para todos os lados“. Pois demonstrará que não tens foco nem uma área de interesse.

Outros exemplos de Objetivo:

Atuar na área de recursos humanos.

Atuar como recepcionista ou setor administrativo.

Atuar no setor operacional como vigilante de posto.

4º Formação escolar

Neste momento você deve escrever qual a sua formação mais recente e informar se ela está concluída no ano tal ou em andamento, com previsão de conclusão no ano tal.

Não há necessidade de escrever desde quando você começou a estudar com 2 anos de idade.

Caso você tenha Ensino Médio Completo, informar o nome da instituição e o ano de conclusão. Se estiver em andamento, escrever Ensino Médio Incompleto (trancado ou em andamento).

A mesma coisa serve para o nível superior.

Ensino Superior completo (ano) – deve-se informar o nome do curso, da Instituição de ensino e o ano de conclusão.

Ensino Superior incompleto (data de previsão de conclusão) – deve-se informar o nome do curso, da Instituição de ensino e o ano da provável conclusão.

Aqui você pode informar os cursos que TENHAM A VER com a vaga concorrida.

Não vale escrever que fez curso de cuidadora de idosos se você está concorrendo a vaga de almoxarife, entendes?!

Por exemplo: você está concorrendo a vaga de cuidadora de idosos, é conveniente informar, caso você tenha (pior do que não ter o curso é mentir afirmando que fez) cursos de técnico em enfermagem, curso de primeiros socorros, etc.

5º Experiências Profissionais

Neste campo você também deve expor todas as experiências anteriores que tenham relação com a vaga ofertada no anúncio.

Coloque primeiro o nome da empresa, seguido do nome da função ocupada, algumas atribuições realizadas na função e por fim o tempo que passou nela.

Primeiro emprego

Caso você esteja procurando seu primeiro emprego, é conveniente substituir o título de Experiências Profissionais para Experiências Vivenciais*.

Experiências Vivenciais* são aquelas que você desempenhou sem necessariamente ter tido uma remuneração em troca. Como exemplo temos os voluntários de associações, igrejas e instituições de caridade.

A maioria delas são verdadeiras empresas, mas por ser trabalhos voluntários, algumas vezes não são registrados formalmente. Mas nós recrutadores costumamos valorizar essas iniciativas.

6º Qualificações Pessoais

Agora chegou a hora de você vender o seu “peixe”. Neste campo, você deverá descrever quais são as suas habilidades, o que tem de diferencial e as suas virtudes.

É importante ter autoconhecimento, independente de idade e função concorrida. Pois ela revela ao recrutador maturidade, profissionalismo e responsabilidade.

Mas seja muito sincero nas suas descrições, pois nós costumamos pedir exemplos de cada habilidade colocada nos currículos.

Então, caso você se considere uma pessoa tímida, introvertida, é hipótese alguma coloque que você é uma pessoa comunicativa e com muita facilidade em relações interpessoais.

Ao menos que você seja uma pessoa tímida e esteja trabalhando para essa melhoria. Poderá escrever sou tímida, mas faço terapia a algum tempo e estou me superando a cada dia. ok?!

Exemplo de  Qualificações Pessoais:

Sou centrado, comunicativo, calmo, batalhador, prestativo e possuo disponibilidade de horário. Tenho facilidade em aprender e estou sempre aberto a novas aprendizagens. Atuo há mais de 10 anos na profissão de enfermeiro. Estou pronto para contribuir com a empresa exercendo minha função e não medindo esforços para atingir os objetivos almejados por ela.

Teve alguma dúvida ou deseja saber algo que não foi comentado neste Post? Deixe seu comentário que será um prazer esclarecer.

Compartilhe conosco suas experiências em elaborar currículo e ser ou não chamado para entrevista de emprego 😉

Leia mais

Faça a escolha certa, não dê ouvidos a julgamentos

Sucesso só depois de muito trabalho!

Recolocação profissional: aprenda como conseguir um novo emprego

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *