Trabalho traz alegria, procrastinar só traz tristeza e ansiedade!

Tempo de leitura: 9 minutos

Trabalho traz alegria

Posso trabalhar e ser feliz?

trabalho

Todo mundo pensa que trabalhar é ruim.

Grande engano!

Nas pesquisas de Dr. Martin Seligman sobre felicidade, apenas duas coisas podem levar uma pessoa a ser ainda mais feliz:

  • dever cumprido
  • e praticar o bem.

Por isso, para se ter o dever cumprido precisamos trabalhar.

Em outra pesquisa feita pelo grupo da Psicologia Positiva dos USA, viram que depois de um período muito longo de férias, as pessoas caem na monotonia e não ficam mais tão felizes assim.

Perdem o objetivo e se cansam de nada fazerem.

Perceberam o PARADOXO do TRABALHO, que algo interessante acontece com quem trabalha e cumpre suas tarefas, elas ficam mais felizes ao fim do dia, do dever cumprido.

Este é o paradoxo – trabalho traz alegria e férias traz monotonia após algum tempo!

Este é o nosso desafio! Convencer você a trabalhar e pensar que seu trabalho pode ser algo bom!

Para aqueles que já trabalham com o que gostam fica mais fácil certamente. Você fica fazendo o que gosta a maior parte do dia.  Isto naturalmente o faz mais feliz.

Mas teremos muitos que vão dizer:

“E eu que não gosto do que faço?”

Você precisa descobrir algo para fazer para além do seu trabalho. Pode ser ter um hobby, um trabalho voluntário numa ONG, ou se dedicar a fazer suas tarefas do trabalho uma de cada vez, com dedicação, como se fosse um projeto de cumprir seus deveres.

E assim, quem sabe um dia, mudar de área, de trabalho, ou até de profissão. Nunca desista de seus sonhos…

Para encontrar sua vocação, precisa seguir uma linha de 3 itens principais :

  1. significado;
  2. prazer;
  3. qualidades/habilidades.

Como? Buscando descobrir estas 3 coisas em sua vida!

  1. Significado seria aquilo que se você faz e dá sentido à sua vida.
  2. Prazer seria aquilo que quando você faz fica muito feliz em fazer.
  3. Qualidades seriam suas habilidades, seus verdadeiros dons, o que você sabe fazer bem feito.

Se unirmos os 3, veremos o que você de verdade dá valor, tem prazer e sabe fazer – chegaremos a sua VOCAÇÃO! O seu chamado na vida. Sei que pode parecer um grande desafio, mas fica a dica:

Experimente buscar fazer algo que você valorize, juntando com suas habilidades e que traga mais prazer à sua vida! Seu trabalho fluirá como um rio e ainda terá muito mais sucesso!

Meu significado é ajudar pessoas. Meu prazer é falar e escrever. Minhas habilidades são falar e escrever, além de convencer pessoas!

E você? O que você dá valor? Significado!

  • O que você gosta de fazer? Prazer!
  • O que você tem dons naturais e faz facilmente?
  • Veja estes 3 itens e comece já a ser ainda mais feliz!

Trabalho traz alegria…

Posso trabalhar e ser feliz? 

Falamos anteriormente para você seguir o seu CHAMADO – a sua vocação. Vimos que para isso você precisa fazer uma análise pessoal e encontrar seu significado de vida, seus prazeres e suas habilidades (dons).

O psicólogo Abraham Maslow, avô da Psicologia Positiva, escreveu certa vez que

 “o destino mais belo, o maior golpe de sorte de qualquer ser humano, é ser pago para fazer aquilo que gosta de fazer apaixonadamente”.

Nem sempre é fácil descobrir que tipo de trabalho poderá dar lugar a esta “sorte” em termos de moeda final em sua vida. Algumas pesquisas que examinam a relação que as pessoas têm com seu trabalho podem nos ajudar a ver o que fazermos nestes casos…

A psicóloga Amy Wrzesniewski e colaboradores sugerem que pessoas têm 3 tipos de sentimentos relativos ao trabalho que realizam:

  • Como emprego – uma rotina onde a recompensa é o salário no fim do mês, não há realização pessoal; nesta opção o sujeito fica feliz apenas nas sextas-feiras e nas férias. Uma rotina bem ruim de se viver, pois passamos a maior parte de nossa vidas no trabalho! Opção péssima!
  • Como uma carreira – aquele que vai trabalhar esperando fazer uma brilhante carreira para chegar ao topo – mas que muitas vezes, ao chegar, já está frustrado e cansado, além de passar a vida correndo uma corrida desenfreada atrás da sua sorte!
  • Como uma vocação – aquela do chamado. Se faz algo que se gosta muito. O trabalho já tem um fim em si mesmo. Apesar do salário ser muito importante no fim do mês, de sexta-feira ser muito bem-vinda, trabalha-se porque quer trabalhar e gosta do que se faz! Vê-se como um privilégio e não como uma rotina.
Em qual destas opções você se encontra?
E qual você imagina que seja a que trará mais benefícios ao jogo da vida, a nossa jornada?

Espero de coração, que você possa repensar o que anda fazendo, no que pode mudar para ser mais feliz. E mude logo! Busque o que lhe traga mais prazer, o que você vê significado para viver, em que áreas você tem o dom de trabalhar e ficar mais feliz! Lembre-se de que a vida é curta demais para ficar parado esperando a sorte chegar.

Pense na moeda final…

O que ao longo dos anos vai lhe proporcionar uma vida mais feliz e tranquila?

Muitas pessoas morrem de tanto trabalhar para comprar um carro, um apartamento, um sítio, ou sei lá mais o quê. E no fim, estão tristes e sem esperança. Cansadas de tanto trabalhar, sem ver sentido em viver uma vida de ir para o trabalho e a qualidade de vida baixíssima, sem gosto por nada.

Enquanto aquelas que trabalham com o que gostam, dão significado à sua própria vida fazendo algo bom para ela, sentem que sua jornada de vida é linda, plena e revigorante!

O que você deseja pra sua vida?

A moeda final está correndo desde que você escolhe com o que vai trabalhar. Permita-se fazer o que gosta, mudar o rumo da sua vida, escolher coisas que possam pagar suas contas e ao mesmo tempo trazerem prazer ao fazê-las!

Dever cumprido traz mais felicidade!

Vamos continuar, pois sabemos como é difícil acreditar que TRABALHAR pode deixar alguém feliz! Como assim?!

A questão é que todo ser humano foi programado para a sobrevivência. Quem fica parado no tempo deixando para depois o que tinha que fazer agora, pode ser “engolido” pela vida.

Nós chamamos isto de procrastinação.

O ser humano vem evoluindo ao longo de sua existência por lutar pela sua vida, sobrevivência, ou o nome que você quiser dar.

Lutamos desde o tempo do Homo Sapiens para termos o que comer e como fugir dos leões, tigres e animais peçonhentos.

Lutamos para termos aquecimento, água, comida e nos defendemos de males maiores.

Como? Caçando, lutando, mudando, inventando “ferramentas melhores”.

Isso se chama TRABALHO! Você também pode chamar de sobrevivência!

Nas pesquisas de Dr. Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva (ramo novo da psicologia), houve grandes descobertas.

Entre elas apenas duas coisas eram quesitos reais de felicidade:

  • DEVER CUMPRIDO
  • PRATICAR O BEM.

Além disso, ele e seus pesquisadores depois de entrevistarem uma gama de mais de 25.000 pessoas que se diziam felizes, puderam ver outros benefícios que os felizes carregam em suas vidas.

Aqui, chamo de benefícios.

Viram que são em média 8 anos mais longevos, que têm uma saúde melhor, que adoecem menos, que têm bons relacionamentos, que têm trabalhos duradouros, e que fazem sucesso no que trabalham!

Quer ganhar na loteria?

Seja mais feliz do que ontem! Vá trabalhar e ter seu dever cumprido! Isto vai lhe ajudar a se sentir bem melhor e com mais alegria. Não existe loteria mais fácil do que esta de se ganhar! Além disso, você ainda aproveita bem o seu dia!

Imagine a cena de estar na selva…

Você pode optar por ficar quieto, parado, esperando que uma fruta amadureça e caia em sua cabeça e acabar sendo engolido por um tigre que passa com mais fome que você – o mesmo que ficar parado esperando o emprego bater à sua porta e as contas chegarem lhe comendo vivo!

Ou imagine a outra cena…

Você saindo para caçar sua comida do dia, encontrando uma bananas, uma lebre, algumas framboesas silvestres e ainda achando uma cachoeira para tomar um bom banho refrescante – é o mesmo que ir para o trabalho caçar seu dever de cada dia, e após um dia de trabalho ou um mês, ter aquele dinheiro que faltava para inteirar sua viagem de férias, ou sua geladeira nova!

Quem fica parado dizendo que trabalhar é muito ruim, ou adiando um trabalho ou um dever de casa, acaba muito mais frustrado do que quem gasta seu dia correndo atrás do que realmente precisa para sobreviver na selva de pedra que vivemos.

Procrastinar só traz tristeza e ansiedade! Ah, culpa também…

Então o que está esperando para encarar seu trabalho, dever de casa, trabalho final de curso, vestibular, provas, etc? Vamos lá lutar e ser ainda mais feliz com nosso DEVER CUMPRIDO!

Quem não fica feliz depois de conseguir terminar uma tarefa difícil, ou depois de cumprir seu dia de dieta saudável, ou qualquer que seja sua obrigação de trabalho?!

Aí sim, tirar umas boas férias num descanso merecido, todo mundo precisa e deve!

Fica a dica, é melhor não desperdiçar seu tempo na preguiça, você terá mais alegrias, mais saúde e fará mais sucesso se tiver com seu dever cumprido!

Que tal você fluir nas suas obrigações paradas no tempo e ficar mais feliz?!

 

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *