Alegria contagia, você sabia? Rituais para ser muito feliz

Tempo de leitura: 7 minutos

Alegria contagia, você sabia?

Sim! Isto é o que pude sentir na pele neste dia especial –  dia de gravação da aula final do Curso de Psicologia Positiva 

Foi um dia diferente… No dia anterior, eu havia passado mal o dia inteiro, enjoando, tendo calafrios… nem eu sabia o que tinha… como tenho uma grave intolerância à lactose, imaginei que eu deveria ter comido algo com leite sem perceber. Isto volta e meia me acontece! Ou então estava com uma virose para começar…

Fui deitar na quinta a noite, muito indisposta, gelada, com os dedos roxos, e com calafrios… passei a noite bem mal. Tive uma febre enorme, molhei a cama de suor e só imaginava como seria ter que levantar para gravar o dia inteiro! Tudo agendado, as meninas da equipe animadíssimas, maquiador, cinegrafista, almoço, lanchinhos, tudo arrumado! Meu Deus como seria? Nem consegui dormir de tanto mal estar e preocupação! E eu como o carro chefe da tropa, doente?! Como???

Alegria contagia, você sabia?

Bom, por algum milagre que nem como médica sei explicar, a tal febre sumiu… levantei esquisita, tomei banho, escovei o cabelo, me maquiei e rezei! Pedi a Deus que me desse um dia iluminado e muita força para aguentar o que eu achava que não daria conta…

Tomei um remédio para febre e fui com mais um na bolsa… o local de gravação não poderia ser mais belo e encantador, a casa da Cris nossa colega de equipe, no Retiro das Pedras…visual nota 10 com louvor! Montanhas, pássaros, flores, orquídeas, decoração linda… Isto já estava me trazendo as energias boas! Ainda passei pela casa de minha irmã, que mora no mesmo local maravilhoso, para pegar uns pães de queijo, não pra mim, claro,  para o lanche e um presentinho para uma das meninas da equipe, aniversário dela na semana…

Já me senti como se nada tivesse tido. Vim escutando minhas músicas anos 70 preferidas, dançando e cantando na imaginação… a alegria foi tomando conta do meu ser! Quando cheguei a casa da Cris me contaminei de entusiasmo e sarei!!! Era como se não tivesse tido nada! Mas o que foi aquele febrão? Meu marido havia tido o mesmo e havia passado, não era leite, lactose ou sei lá que raios! Mas estava bem!

Nem parecia que eu havia passado a noite acordada… minha alma estava plena de sonhos e realizando um deles!  Eu me sentia ganhando na mega-sena! O final de 10 módulos de curso online que chegava ao fim, última filmagem! Missão havia sido cumprida!

Alegria contagia, você sabia?

Uma filmagem de fadas na casa mais linda do lugar, com um visual maravilhoso… e eu lá gravando com minhas meninas!!! Eu estava realizando meu sonho, me transbordando de satisfação… como é bom realizar um sonho! Todas  lindas, alegres, se maquiando, trocando ideias, se preparando para gravar cada uma sua aula… e assim o dia foi passando… e quando me dei por mim… todo mundo estava sorrindo, divertindo, alegrando… e as gravações saíram perfeitas! Tudo num clima de paraíso das fadas, de muito amor e companheirismo… e euzinha nem percebi! Havia ficado em pé o dia inteiro! Vendo gravações, me sentindo roteirista, diretora de arte, produtora de filmes, e uma fada!!! Meu Deus quanta emoção boa, quanta troca, quantos sorrisos! Quantas fotos…

E então, vai dizer que dizer que alegria não contagia? Por isso, se estiver triste procure por pessoas alegres. Veja filme de comédia, saia com alguém engraçado…

Pare e pense num momento mágico de sua vida… ele fica pra sempre em nossa lembrança! Tenha sempre em mente que podemos fazer momentos mágicos a qualquer hora, está em suas mãos fazer estas escolhas boas.

Alegria contagia, você sabia? Rituais para ser muito feliz. Dicas para você ficar mais feliz!

De “feliz” a “mais feliz ainda” – Criando rituais!

alegria

Me pergunto: o que me faz mais feliz? Ora, um café da manhã em um lugar abençoado ao lado do meu amor! Hum que delícia! Esta foto é de um momento destes. A medida que vamos envelhecendo ficamos mais sábios. Aprendemos que o importante é dar valor aos pequenos detalhes de nosso dia. Curtir cada momento como único. Dessa maneira, podemos apreciar o belo, os pequenos milagres que acontecem ao nosso redor. Este é um café da manhã em um hotel de praia que costumamos ir. Um lugar lindo, um mar lindo, pássaros cantando, um café servido quentinho na hora. Uma mesa farta de frutas, geléias e iguarias deliciosas para curtir devagarinho apreciando o momento.

Quem não ficaria feliz? Muita gente, pode acreditar! Tem muitos que não conseguem desfrutar do momento e curtir a vida em pedacinhos. E vai aproveitar quando e como? A vida é muito curta para deixar para aproveitar quando tudo estiver bem! Vai ficar só resmungando e se lastimando? Ou vai querer aprender agora?

Por isto estamos aqui com você! Para dar as melhores dicas em pequenas gotinhas de Psicologia Positiva. Assim, você pode começar agora a se perguntar: “Como é que posso ser mais feliz?”

Esta será  a pergunta que você deverá fazer sempre. Pois já vimos que a pergunta – “Sou feliz?”- é uma pergunta muito fechada e  sugere apenas duas respostas – sou ou não sou!

Mas nossa “pergunta mágica” nos ajuda a ver diferente, como posso ser ainda mais feliz – passar de feliz para mais feliz!

Veremos a resposta como um processo de vida, uma continuidade infinita e não um ponto finito. E assim poderemos ser mais felizes hoje do que fomos há 3 anos atrás!

Mas você deve estar se perguntando: “Isto não é uma coisa fácil, como conseguir”? Todos sabemos e as pesquisas confirmam que mudar é algo bem difícil. A autodisciplina é algo normalmente insuficiente para a maioria das pessoas quando se trata de satisfazer os próprios compromissos, mesmo sabendo que alguns são muito bons (exercício físico, dieta, descanso, etc.).

Em seu livro The Power of Full Engagement, Jim Loehr e Tony Schwartz apresentam uma nova maneira de pensar sobre a mudança. Sugerem que, em lugar de nos concentrarmos no cultivo da autodisciplina como um meio para a mudança, precisamos introduzir rituais! Que são comportamentos mais precisos e sua prática em espaços de tempos bem definidos, motivados por valores profundamente enraizados, surtem melhores resultados!

Assim, vamos lá iniciar nossos rituais daqui pra frente. As pesquisas mostram também que iniciar um ritual é mais difícil do que segui-lo. Ponha em mente que você pode introduzir em média de um a dois rituais por mês, até aprender aquela nova rotina…

O primeiro ritual que passamos foi o diário de gratidão. Isto implica em:

  • focar no que funciona ;
  • e apreciar o belo!

São mais 2 rituais embutidos!

Pense então: Que rituais fariam você mais feliz ainda? O que gostaria de introduzir em sua vida?

Chegou a hora, comece agora! Poderá ser fazer seu diário de gratidão,   fazer exercícios físicos,  entrar numa dieta ou aprender a meditar após o almoço… são escolhas suas!

O importante é que está em suas mãos ser mais feliz ainda agora. E que basta começar a fazer um a dois rituais por mês!

Lei também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *