Reflexões sobre viver ativo e saudável de maneira autêntica

Tempo de leitura: 6 minutos

Somos especulares. Vivemos em “tribos” e tal qual membros de uma mesma comunidade global, imitamos uns aos outros de forma natural. Viver assim também serve de mote para a publicidade, comércio de alimentos e moda.

(Felizmente, por nos sentirmos acompanhados e inseridos. Infelizmente. por às vezes tolher nosso espírito para audácias e criatividade).

E daí passamos a criar um estilo de vida que muitas vezes não é da forma mais original, autêntica, prazerosa e simples. Deixamos de criar uma vida suficiente (por entendermos que suficiência pode significar carência) e complicamos as coisas. Talvez… ditada pelo “estilo fit” do momento.

O alimento do momento, os últimos estudos, os efeitos dos chás, a malhação do momento…

E assim, nos consideramos ser a geração “mais saúde” de todas, uma vez que na época da minha vó, que não tinha nada disso as pessoas não tinham falta de VitD ou ferro no sangue.

REFLEXÕES

Não critico de forma saudosa, a era na qual vivemos. Mas faço reflexões sobre a forma que quero levar a vida, independente das tendências do momento.

Feito a escolha, escolho as tendências. E se nenhuma delas me for interessante, escolho a tradição.

Para mim o segredo de viver ativo e saudável de forma autêntica consiste em viver simples.

A Simplicidade está no ar!

Não há nada mais leve e fácil do que a simplicidade desde que você esteja disposto a desapegar de tudo que te disseram que é bom mas de fato você nunca obteve bons resultados de forma prática através daquilo.

Muitas coisas podemos usar de forma subjetiva porque nos falam que é bom. Daí, passamos uma vida tomando ou fazendo aquilo sem de fato perceber algo diferente rolando.

Acredito em uma séria de coisas que são faladas desde que eu experimente e veja efeitos práticos. Tenho que dar o meu parecer em máximo 3 meses! Nem que seja minimamente ligado ao bem estar espiritual, mental, físico e econômico (uma vez que a economia tem muito a haver com o que querem que consumamos, não é?).

Só que estar bem começa de onde se sente. E só pode se sentir a partir de dentro. Daí o que sentimos sai, em forma de saúde, vibração, harmonia. E a presença de pessoas legais que vão gostar muito da nossa companhia!

Coisa boa atrai coisa boa sempre!

SENTIR POR DENTRO É A PRIMEIRA COISA

Como esperar que coisas do mundo de fora nos tragam conceitos pra o mundo dentro? “Coisas” nem sabem quais conceitos têm. Pois precisam de uma inteligência-racional-consciente para os definir.

O problema é quando a inteligência consciente pensa demais e ouve muita coisa que a desvirtua de si mesma.

Muitas doenças são criadas assim.

E o pior: já basta estar doente, ainda se busca viver da pior forma a doença! Adoecendo mais ainda devido ao autopreconceito, à vitimia, ao medo, à indignação de “passar por isso”, a não aceitação enfim…

Os animais não são assim, pois falta-lhes a razão.

Os bebês não  assim pois a razão ainda não despertou… e nos surpreendem com o seu potencial de cura em situações incríveis!

Aos 2 anos de idade derrubei sobre meu pequenino corpo um tacho fervendo de água e tive uma queimadura de 3º grau.

Minha mãe em desespero, me embrulhou em alface passando algo que não me lembro na pele partindo co urgência para o hospital.

O médico após seus procedimentos de primeiros socorros disse: “quando ela tiver 15 anos terá que fazer enxerto no peito, na barriga e na coxa direita.”

E só. Pois, o que não é amor de mãe e a pureza da consciência de uma criança de 2 anos? Tive (e tenho) uma cicatrização invejável e não tenho uma marca se quer desse acidente doméstico.

(Isso me faz pensar muito o tanto que devo ter cuidado com doces (coisa que adooooro) pra não abusar da boa fortuna e ter que pagar num futuro, com um diabetes tipo 2).

Saúde começa dentro quando a percepção se liga “no entendimento do que é bom” para então eu, de fato, escolher o que é bom pra mim.

Estar bem por dentro significa para além dos exames clínicos em dia, gerenciar o equilíbrio emocional, “dançando a música do momento” e saber achar graça de si quando alguma tolice o faz cair do cavalo!

O elogio ao riso é a válvula de escape perfeita para coisas que não conseguimos mudar.

Confirma-se que “antes rir do que chorar” é muitas vezes o melhor remédio.

Bom humor conta tanto para isso que nos faz lidar fácil fácil com os nosso próprios erros e alcançar um aprendizado incrível através dos mesmos.

Também conta reconhecermos nossos pontos fortes e fracos, pois assim conseguirá sair com sucesso de diversos desafios diários como por exemplo, quando outros parecem competir com você.

Despreze os julgamentos. Principalmente os seus sobre os outros.

Se o julgamento não serve para te salvar de algo, desista dele (pois provavelmente ele está tentando te convencer que você é melhor do que o outro, o que de fato não é).

Sentir “ser o melhor” é saudável desde que não seja para ser “melhor do que o outro”.

Isso é um golpe das máscaras que o ego nos oferece apenas para prazeres que cairão por terra, assim que você topar com um desafio de tamanho qualquer.

QUAL DESAFIO É PIOR?

Para mim os menores desafios são os piores pois muitas vezes aprovam um certo atestado de “falta de inteligência” nossa (pra não dizer “burrice”). O elogio aos menores desafios é que eles são os piores em danos, quando não são vencidos.

A “burrice” humana tem haver quando empacamos num jeito e achamos que somos divindades, sem o mínimo esforço pra ser (mas o burro não tem nada com isso).

Esforço é um empenho que devemos fazer afim de se alcançar a recompensa.

Logo, esforçar-se por compreender que “de fato ninguém pode ser melhor do que ninguém” mas que você deve ter tanta qualidade interna ainda não descoberta, que pode ser melhor ainda, mais do que imagina.

SENTIR-SE LIVRE

Estar atentos às “minhas habilidades próprias e originais”, sem importar com o jeito ou capacidade do outro, amenizando o impacto negativo dos momentos difíceis com humildade, honestidade e fé é uma boa receita que utilizo para a liberdade verdadeira.

A humildade me tira o peso de qualquer cobrança.

A honestidade me conecta comigo mesmo, com a coerência, com a fidelidade e um respeito que começa de dentro.

A fé me trás segurança para viver o presente sem os detalhes do futuro.

Livre! Com estes 3 conceitos em ação: livre e feliz.

Com estas 3 coisas embutidas em minhas atitudes: livre, feliz e saudável!

De forma autentica! Do meu jeito!

Gal Rosa
para o Site Viver Ativo e Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *