Novos Hábitos: saiba como vivem os brasileiros acima de 70 anos

Tempo de leitura: 4 minutos

Novos Hábitos: saiba como vivem os brasileiros acima de 70 anos

A população brasileira está cada vez mais longeva. O que se percebe é que a rotina dos idosos está mais inusitada e abrangente do que muitos imaginam.

Pesquisas recentes

Dados do IBGE revelam que a expectativa de vida aumenta a cada década. Nos anos 70, a expectativa era cerca de 57 anos.

No momento, esse valor subiu significativamente. Segundo o IBGE (2016), Santa Catarina é o que mostra a maior esperança de vida, com 79,1 anos; após está o Espírito Santo com 78,2 anos; o Distrito Federal com 78,1 anos; e o estado de São Paulo, onde apresenta expectativa de 78,1 anos.

Ainda com números maiores do que à média nacional estão o Rio Grande do Sul, com a esperança de vida ao nascer em 2016 era de 77,8 anos; em Minas Gerais era de 77,2 anos; no Paraná com 77,1 anos; e no Rio de Janeiro com 76,2 anos.

Por outro lado, as menores percentuais de expectativas de vida, foram encontradas nos estados do Maranhão, com 70,6 anos e do Piauí, com 71,1 anos.

O que fazem essas pessoas para viver mais e de forma saudável?

Entre as novas rotinas adotadas pela Melhor Idade, uma recente pesquisa aponta que 45,3% já praticam alguma atividade física regular.

A grande maioria opta por atividades relaxantes:

  • Yoga,
  • Pilates,
  • Hidroginástica,
  • Caminhada matinal, etc.

Segundo a Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 23% escolhem atividades que está relacionada a perda de peso e 16% optam por atividades que aprimore a resistência física.

E no dia a dia, o que costumam fazer?

Uma das práticas rotineiras mais frequentes entre a Melhor Idade é ir fazer compras no supermercado. 75% dos entrevistados afirmaram que costumam ir pelo menos uma vez por semana.

Mas quem está roubando a cena nos dias atuais é a internet. Os dados mostram um aumento de 1000% na contagem de novos usuários, dos últimos 8 anos.

Mudanças significativas no modo como eles interagem com a tecnologia, também ganha destaque.

De acordo com a sondagem do IBGE (2012), 3,7 milhões de idosos vivem sozinhos.
Com a integração entre tecnologia e a Melhor Idade, o acesso a informações de toda a natureza ficou muito mais fácil.

Então, aproveite a oportunidade aqui no Ativo e Saudável para estar atualizado com dados que favoreçam a sua saúde.

Cultive hábitos saudáveis para viver mais e da melhor forma:

1. Pratique atividades físicas regularmente

A prática exercícios de baixo impacto, com acompanhamento médico tem a capacidade de prevenir e proteger o seu organismo de doenças.

Auxilia também na coordenação motora, podendo interferir na redução do estresse, da ansiedade e contribuir para o teu condicionamento físico.

Dica valiosa:
Procure uma atividade que seja realizada em grupo, pois além de facilitar o entrosamento com outras pessoas, ajudará na motivação diária.

2. Exercite a sua mente

Corpo são, mente sã! Viva com otimismo, mesmo diante das adversidades da vida.

É comum vermos indicações de atividade física para os músculos do corpo. Mas você sabia que também é preciso estimular as atividades mentais?

As sugestões campeãs são:

Fazer palavra cruzadas, ler, realizar atividades rotineiras mas de modos diferentes (escovar os dentes com a mão oposta, comer com a mão oposta), adquirir novos aprendizados (aprender um novo idioma, aprender a uma receita nova, meditar, etc).

3. Coma bem para viver bem

Independente de idade, é fundamental estarmos atento as nossas escolhas alimentares. A escolha de alimento in natura é sempre a melhor opção.

Para aqueles que já chegaram a Melhor Idade, é preciso estar atento a algumas recomendações e inserir no cardápio:

Alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9, pois eles controlar a gordura no organismo. Linhaça, azeite de oliva, peixes, frutas in natura e secas e fibras. Consuma carnes magras.

Para ajudar na batalha à osteoporose, é necessário consumir alimentos ricos em cálcio, como laticínios, ovos, feijão branco, espinafre e sardinha.

Acompanhe sempre nossos artigos que são cuidadosamente escritos por profissionais especializados em Medicina Ortomolecular, Psicologia, Nutrição e muitos outros.

Quer sugerir algum tema para os nossos artigos? Deixe aqui nos comentários.

Viva a vida com mais saúde!!!

Leia também

Estilo de vida saudável: os melhores hábitos

Aprenda 8 dicas de como reconhecer e tratar a sua insônia

Como cuidar da autoestima depois de superar uma grave doença

Como ser feliz? Aprenda as 7 estratégias para alcançar a felicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *