Currículo, aprenda a escrever um de forma simples, direta e inteligente

Tempo de leitura: 3 minutos

Currículo, aprenda a escrever um de forma simples, direta e inteligente

Sabemos que emprego hoje em dia tá difícil, não é? Quem tem o seu, que segure! Mas encontrar um emprego realmente não é tarefa fácil, portanto elaborar um bom currículo é fundamental para causar uma boa impressão, afinal, “a primeira impressão é a que fica”. Mas existem muitos erros na elaboração de um bom currículo. Se engana aquele que acha que o empregador quer ver inúmeras e detalhadas informações nele, a verdade é que o currículo é apenas a sua apresentação para a empresa, nele deve contar apenas as informações mais importantes de forma simples e sucinta, porém inteligente. Os detalhes das informações ficam para a entrevista.

Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como fazer um currículo simples e eficaz, para que você não perca mais nenhuma chance de ser chamado para entrevista de emprego!

Currículo personalizado

A maioria das pessoas quando está desempregada, fica desesperada para conseguir logo um emprego, e isso é normal. Mas o erro aqui é que eles criam um único modelo de currículo, imprimem centenas deles, e saem entregando, o mesmo currículo, em tudo que é lugar, independente do ramo da empresa. Isso é um erro fatal.

Procure personalizar o seu currículo de acordo com a vaga pretendida, ou com o ramo da empresa em que vai entrega-lo. Isso faz diferença na hora do recrutador fazer a seleção.

Lei também: Modelo de curriculum vitae. Aprenda a elaborar o seu e saia na frente.

Coloque apenas informações relevantes

Não adianta encher o seu currículo com informações que não serão úteis na empresa em que vai deixar, ou irrelevantes ao recrutador. Lembre-se de que ele está com uma pilha de currículos, e não tem tempo para ler detalhes. Portanto, coloque apenas as informações mais importantes, e de forma direta, mas que faça ele se interessar em saber os detalhes em uma possível entrevista.

Não se esqueça de que número de documentos só devem ser colocados quando for exigência da empresa, fora isso, não coloque. O mesmo serve para fotos.

Experiências profissionais

É claro que isso não pode faltar, porém, ao coloca-las, seja direto e breve. É importante colocar o nome da empresa em que trabalhou, a função que exerceu e o tempo de trabalho nesta função. Se trabalhou em mais de uma função na mesma empresa, coloque o tempo de cada uma, e o tipo de atividade que fazia nestas funções.

Se está se candidatando ao seu primeiro emprego, é válido colocar experiência com estágios ou trabalhos voluntários que tenha feito, isso chama muito a atenção do recrutador. Atividades acadêmicas e um resumo de atividades exercidas em determinadas situações, mas seja objetivo e ressalte resultados obtidos.

Use da internet para enriquecer seu currículo

Temos a tecnologia a nosso favor, então abuse dela. Na internet você encontra vários cursos on-line com certificados, muitos até gratuitos. Faça estes cursos e enriqueça o seu currículo, principalmente se não tem muita experiência ou formações complementares. Isso mostra ao recrutador que você se interessa em conteúdo, e está sempre se atualizando. Mas não se esqueça, coloque no currículo os cursos que tenham a ver com a vaga pretendida. Não adianta se candidatar a uma vaga de administração, e colocar que fez um curso de culinária!

Com essas dicas, acredito que você consiga formular um bom currículo, causando assim uma boa impressão e sendo chamado para entrevistas!

Boa sorte!

Fonte: Global Empregos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *