Carnaval com saúde: as melhores dicas da especialista em nutrição!

Tempo de leitura: 4 minutos

Carnaval com saúde!!!

Por Dra. Yasmin Eugênia

Aprenda a pular carnaval e não descuidar da sua saúde

O Carnaval está começando, alguns irão aproveitar o momento para descansar, muitos também irão curtir intensamente esses dias de festa!

Você que irá aproveitar a folia de carnaval, não pode esquecer também de cuidar da saúde, afinal, ninguém merece ter a comemoração interrompida devido a algum transtorno!

Alguns problemas de ocorrência comum são a desidratação, infecção intestinal, ou mesmo uma ressaca.

Como podemos ter um Carnaval com saúde?

Primeiramente, é essencial lembrar da hidratação!

Neste período de folia, as temperaturas que já são altas no nosso amado verão.

Mas fique atento, elas ficam mais altas ainda se estamos em locais com grandes quantidades de pessoas, como blocos de rua por exemplo, então beba bastante água.

Além da água, perdemos também através do suor muitos eletrólitos!

Por isso, é importante repor estes minerais perdidos, uma água de coco, sucos de fruta (sucos de fruta naturais, não sucos artificiais) e bebidas isotônicas são uma boa pedida para recupera-los!

Cuidado com as bebidas alcoólicas!

É fato que muita gente costuma exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, então atenção aos exageros, procure beber com moderação!

O álcool além de também induz a desidratação, mas a “ressaca” que são efeitos da intoxicação aguda por álcool, também ocorre devido a várias alterações metabólicas provocadas pelo excesso de álcool.

Por isso, pode ser uma estratégia interessante intercalar o consumo destas bebidas com o de água, água de coco ou sucos, visando atenuar os sintomas associados a desidratação.

Lembrando que não só a cerveja, mas todas as bebidas alcoólicas em geral também podem ajudar a desidratar.

Mas e a alimentação em si, o que comer?

O desgaste físico nestes dias geralmente é grande, portanto, alimente-se bem, consuma alimentos que te forneçam energia para aguentar a intensidade de seus passeios.

Antes de sair de casa não esqueça de um café da manhã caprichado, uma refeição completa e balanceada. Ótimas escolhas são:

  1. frutas
  2. cereais
  3. massas integrais
  4. sucos
  5. leite
  6. ovos
  7. queijo

Aposte nas refeições leves

Para ter um carnaval com saúde, procure fazer refeições leves:

Sucos: auxilia na hidratação

Frutas: além de ajudar a te manter hidratado também fornecem vitaminas antioxidantes para ajudar nos sintomas de ressaca, assim como os

Refeições com vegetais verdes escuro: são excelentes fontes de vitaminas e antioxidantes.

Não fique muito tempo sem se alimentar, evite pular refeições! Leve consigo lanches fáceis, se for possível, para ir consumindo durante as festas!

Que alimentos levo comigo para ter um Carnaval com saúde?

Atenção aos alimentos levados para a folia!

Evite levar alimentos que precisem ser mantidos refrigerados caso você não tenha como guarda-los em recipientes adequados, pois irão estragar com o tempo e podem levar a uma intoxicação.

Uma boa dica de alimentos para levar são as frutas, oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins), barrinhas de cerais ou castanhas (as de boa qualidade), biscoitos integrais e snacks saudáveis, entre outros.

Carnaval com saúde: cuidado com as comidas de rua!

Outro cuidado que se deve tomar é com as refeições compradas em restaurantes ou ambulantes!!!

Preste atenção nas condições de higiene do local e também se os alimentos estão sendo conservados em refrigeração.

Uma boa dica é preferir os que estão sendo preparados na hora invés de alimentos que estão prontos a muito tempo e expostos no local.

Evite o consumo de carnes gordurosas e frituras em geral, pois estes são alimentos que demoram mais a serem digeridos e isto pode te trazer uma má digestão.

Aproveite seu carnaval e não descuide da saúde!

Autora do Artigo:

Dra. Yasmin Eugênia – CRN 6 20219

Blog: Dra. Yasmin Eugênia

É Nutricionista, graduada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Pós – graduanda em Nutrição Esportiva pela UNINTER. Realiza atendimentos diariamente nas áreas clínica e esportiva (Clínica Prevencor, Clínica Unidor, Centro de Treinamento CrossHiit e em Home Care).

Seus mais de 18 mil seguidores no Instagram, recebem muitas dicas   ligadas a influência dos hábitos alimentares no seu poder de curar doenças, tratar sintomas e diminuir o estresse. Sempre instigando a gastronomia funcional, ela revela que ter prazer na hora de comer é indispensável para que o plano alimentar efetivamente tenha êxito.

Conheça mais sobre a autora deste artigo:

Instagram Dra Yasmin Eugênia

Compartilhe conosco suas experiências de alimentação saudável.

Comente aqui e participe da conversa!

Leia também:  Alimentação saudável, por onde começar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *