A Reinvenção da Vida e o Amor. O que nos faz acordar pela manhã

Tempo de leitura: 11 minutos

A Reinvenção da Vida e o Amor

A Reinvenção da Vida

O que nos faz acordar pela manhã  e em seguida ir trabalhar, cuidar da família, idealizar projetos? O que nos faz desejar ter amigos, viver momentos bons e experimentar novidades? O que os faz desejar mais vida?

A Reinvenção da Vida está “nas oportunidades de todos os dias”

Por que não acordamos e ficamos na cama, olhando pro teto, rolando pra lá e pra cá em meio a travesseiros e lençóis, com cabeça fresca e sensação de estar se auto realizando?

Parece ótimo até que reconhecemos o tédio, a mesmice, a estagnação.

Temos uma natureza saudavelmente dinâmica porque o amor existe! O amor próprio e o amor pela vida nos move.

Se isso não acontece, de fato se está doente.

O amor é muito mais do que conhecemos entre 2 pessoas. Bem verdade, amor mesmo tem pouco a ver com isso.

O AMOR NOS MOVE

Amor é um sentimento elementar que nos constitui espiritualmente. E a energia espiritual é a regente de nossas atitudes, intenções, sentimentos e pensamentos. Sem ela, o corpo vegeta, paralisa, deprime. A vida fica desalmada.

Uma vida sem amor é impossível de ser pensada porque este é o sentimento que queremos experimentar através de tudo que fazemos!

Pense na falta dele. O que sobra? Só coisa ruim…

Imagine-se almoçando sem amor. A comida desce dura. Imagine-se comprando um sabão em pó, sem amor. Provavelmente a mocinha do caixa (que é alvo de estresse por natureza da profissão) levará mais uma sua sem ter nada a ver com isso. Em contra partida, ela poderá revidar.

Pense em uma visita a uma galeria de arte sem amor… acho que você nem vai sair de casa pra isso. E comer um chocolate sem amor? Não dá… Ou o chocolate nos convence ou… 1 barra só será pouco demais, mas o suficiente para um possível arrependimento após alguns minutos ou horas pós deleite.

Mas o amor não nos deixa arrependidos, nunca!

O amor preenche tanto que quando o sentimos não importamos para coisas como falhas, erros, escassez… o amor alimenta!

A alma nutrida de amor torna-se tão criativa que é justamente pelo amor que ela parte em busca de soluções, de defender sua sobrevivência de forma digna.

E a alma plena de amor transborda para outros. Torna-se doadora da forma mais sincera possível: não há desejo por nada em troca.

Vamos dizer assim que “o amor é a alma da alma.”

COISAS QUE DESALMAM A VIDA

Se desalmar é retirar a alma e alma é energia, digamos que o que desalma a vida é uma “lista de desenergizantes” bem conhecida nossa. Cada item desse sufoca, prende ou mata o amor em si:

  • Preocupação
  • Decepção
  • Medo
  • Frustração
  • Raiva
  • Ciúme

E vou parar por aqui pois sei que a lista é bem maior mas só a vibração sonora dessas palavras, em qualquer língua que seja, sugam a nossa energia.

Seria maravilhoso se apenas ao deixar de falar, tais negatividades não nos afetassem. Mas… elas afetam!

Entram de mansinho no nosso dia a dia. Se tornam de bruxa má numa bela donzela e desenvolvem a dança da ilusão para nos enfeitiçar!

Mas se há amor forte por dentro, suporto as dores do mundo e floresço com o esterco que me é oferecido todos os dias.

E suporto sem sofrer. Ou talvez com pouco sofrimento.

Podemos permanecer inconscientes mas a alma (o qual sou eu), clama.

Clama por paz (de espírito), por sossego, alegria, entusiasmo, alto astral… Clama por falta de sentir o amor em si, por reconhecimento pelo outro mas antes, por si mesmo, clama por ficar livre da dor. Seja ela em menor ou maior grau, simbólica ou concreta.

E tem mais: não adianta buscar amor no outro. Amor não vem de fora pra dentro. Mas de dentro pra fora.

Ele só pode ser compartilhado se não for desejado. Esta é a mágica do amor! Uma partilha sem desejo. Uma partilha pura pela bondade natural, livre de intenções.

Amor pra dar

Uma reflexão que faço fácil quando percebo que se de fato uma pessoa busca amor na outra é porque nenhuma delas tem amor pra dar.

Não é esse amor que estou falando. Falo de um amor que é bem maior, que ama o mundo inteiro, sem precisar de cair em julgamentos.

Sim! Dentro de mim tem um cantinho de ouro para esse amor. E ele é muito gosto de sentir pois faz reconhecer-me como sendo um ser humano especial, que é capaz de compreender o mundo sem se aborrecer com seus entraves violentos.

E desse cantinho cuido todos os dias um pouquinho de forma simples: gotas de silêncio e contemplação.

A partir daí começo a minha reflexão: a reinvenção da vida só pode ser feita quando existe amor.

“Se não há amor, pra quê se dar ao trabalho? Ficará muito caro (e isso me faz desistir).”

Mas pra quem pensa assim, mais na frente, num futuro talvez próximo ou mais longínquo, o preço é mais caro ainda: o preço do arrependimento por não ter se experimentado viver por completo como poderia ter feito.

E esta dor, creio ser indelével pela eternidade, pois tudo que acontece fica no registro do tempo. E para corrigir isto você precisará de muito, muito mais combustível na alma. Um dia, quem sabe.

A NECESSIDADE DA REINVENÇÃO VEM PARA OS QUE TÊM AMOR

Para dar uma guinada, é necessário olhar ao menos a 180º na direção oposta e vislumbrar a possibilidade, a conquista, a vitória!

O amor pela vida vence desafios e assim nos faz chegar em lugares incríveis. Tenho provas!

Ficar parado é adotar uma postura de “tomador”, talvez por ainda ter dúvidas quanto “ao que você está fazendo aqui esse plano”.

Assim, fazer um breafing de sua história, reavaliar escolhas, recordar ensinamentos pode ser uma excelente estratégia para reconhecer em que ponto da vida chegou e o que terá que fazer agora para avançar.

VOCÊ ENTENDE DE LOGÍSTICA?

Adoro a ideia de um tecnólogo em logística. Os caras vivem avaliando melhores condições, melhores caminhos, melhores momentos, melhores posições para algo acontecer. Uma matemática fantástica em função do sucesso de um acontecimento, em especial.

Gosto de pensar que sou uma tecnóloga em logística em minha própria vida. Sinto estar no caminho certo (e ele não é nada fácil). E não canso de observar o sucesso que vem em minha direção. E eu, na direção dele! Só aí, já fico cheia de motivação para um monte de coisas.

Reinventar-se é revisitar sua história, apurar pérolas que ainda não viu ou não pôde tocar. Fazer suas jóias internas aparecerem numa bela decoração em você!

Numa fase madura da vida o conceito de reinventar-se faz sentido e é possível. Puxa! E que riqueza! Ao pensar quando nascemos não temos parâmetros em nossas memórias para sermos independentes e autônomos na nossa primeira formação.

Agora somos! Agora temos referências. Sabemos de onde tirar pontos avaliadores para nossas escolhas, qual melhor caminho a seguir.

Sim? Ou não?

Não! Precisamos de uma injeção de ânimo para quebrar grossas muralhas de crenças que sem perceber colecionamos.

Mas também podemos responder “sim” pois de fato chegar até aqui nos exigiu uma boa dose de autenticidade e coragem para a viver.

O QUE PRECISO PARA ME REINVENTAR?

SE VOCÊ RESPONDEU SIM:

– exercite o autoconhecimento todos os dias

– exercite foco

– se convença das suas nítidas experiências sobre “o que é o amor e a felicidade pra você”

– fortaleça a fé e a mantenha como sua “coluna de aço” – mesmo que você não faça previsão do futuro, o que você faz hoje é o que colherá amanhã (com toda certeza!).

SE VOCÊ RESPONDEU NÃO:

– reflita para que compreenda e experimente o seu amor próprio

– desenvolva a percepção de seu sentimento de amor pela vida

– exercite a posição de um “observador” perante quaisquer situações (comece com as mais simples)

– confira a todo instante seus sentimentos e evidencie os ruins dos bons. Fortaleça os bons. Não se preocupe com os ruins. Eles desaparecerão automaticamente.

– reconheça sua história como inédita (afinal de contas, tem alguém com uma exatamente igual a sua?)

PARA TODOS NÓS:

–  topar o desafio de transformar dores em aprendizados SEMPRE!

– aceitar que existem pessoas que sabem mais do que você e que portanto você pode aprender com elas

– aceitar que a vida física tem fim mas mirar no espelho da eternidade e sentir que eu sou infinito em potencialidades e caminhos

Reinventar-se é “fazer de novo a partir de uma experiência já existente” (dicionário)

Tudo que começa, tem alta energia. Com o passar do tempo a energia acaba e o que fica é resíduo de um processo que passou, gastou, terminou, não funciona mais, já foi!

Então, quase que obrigatoriamente o universo nos coloca de frente para uma porta que deve ser aberta, não nos dando outra escolha.

É assim com tudo, pense bem: o dia que acaba em noite e a noite que acaba em dia… entra ano, sai ano… as 4 estações são sempre 4 e numa mesma ordem… todas as substâncias que existem em nosso corpo existem na natureza, voltam pra ela e depois vem pro corpo de novo.

Tudo vem e vai de novo, de novo e de novo.

Como diz Cecília Meireles “a vida só é possível se for reinventada”.

E isso fazemos todos os dias, conscientes ou não. O fato é que enquanto conscientes não podemos impedir o universo parar de nos enviar portas para abrir mas… podemos escolher a porta! Aháaaa! E então posso iniciar o processo de reinvenção sob o meu controle.

REINVENÇÃO COMO FORMA DE AUTOCONHECIMENTO

Comece por pensar que fazer de novo a cada dia é o que nos revigora e nos oxigena. E então podemos fazer de novo, só que diferente, pois você estará mais experiente. Afinal, de um dia para outro se tem uma coisa que cresce é a experiência.

Encontrar nas mesmas coisas, talvez mesmas rotinas, mesmas roupas e pessoas um jeito diferente de olhar e misturar cores e sabores. Ou encontrar outros sabores.

Também enxergar o outro diferente, observar habilidades e virtudes numa pessoa de seu antigo convívio, mas que talvez você nunca tenha visto.

Reinventar-se faz com que haja uma expedição interior fantástica dentro de mim. Dentro de você. Um exercício de apuração das habilidades, checagem dos potenciais, confirmação das escolhas, percepção dos limites.

O resultado é a ampliação da percepção do território pessoal fazendo-nos projetar para o mundo com coragem a fim de  lidar com novos desafios – a fórmula mágica que nos leva à felicidade.

“Felicidade é o reconhecimento de suas habilidades após vencer um desafio” (Aristóteles)

CUSTO BENEFÍCIO DOS DESAFIOS

  1. para reconhecer capacidades (custo: vencer a preguiça com coragem e determinação)
  2. para fortalecer cognitivamente, psicologicamente, espiritualmente e fisicamente (custo: vencer limitações com fé e entusiasmo)
  3. melhorar a autoestima e confiança pessoal (custo: vencer a arrogância com humildade e autorrespeito)
  4. estimular uma vida saudável pautada a partir de metas saudáveis como a maior de todas: ser feliz! (custo: saber dizer não para coisas fáceis que nos levam aos maus hábitos e um caminho de doenças físicas, sociais, espirituais, mentais…)

Consigo compreender que viver é desafiar e que a vida não teria graça sem desafios.

A própria neurociências nos traz como entendimento que a inteligência humana precisa ser desafiada para se desenvolver e que o tédio assola e impede a expressão máxima de nosso potencial.

Sendo assim, desafie-se, reinvente-se e aproveite todas as possibilidades ao direito de ser feliz!

Gal Rosa para Viver Ativo e Saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *