7 hábitos poderosos que idosos de sucesso têm

Tempo de leitura: 3 minutos

Ter uma vida produtiva e saudável mesmo na melhor idade é um desafio que todos precisam analisar desde jovem, para que o esforço seja menor e consequentemente o sucesso seja alcançado.

Envelhecer causa diversas alterações em nosso corpo e nos cinco sentidos é possível notar um declínio em nossas capacidades. Além disso, nossa capacidade cognitiva também sofre alteração, bem como, transtornos psicossociais causados por fatos próprios da terceira idade como aposentadoria, perda de pessoas próximas ou viuvez.

Isso tudo pode vir acompanhado de uma série de patologias, portanto é preciso a adoção de hábitos saudáveis desde cedo e principalmente a manutenção deles nessa fase, a dos 60+.

Como já é de conhecimento de todos, além da prática de atividades físicas regulares e uma alimentação adequada, existem outros hábitos poderosos que idosos de sucesso adotaram. Vamos conhecê-los?

1 – Trabalhe com o que gosta

Muitas vezes por já terem uma renda fixa como a aposentadoria, por exemplo, vários idosos acabam com muito tempo ocioso e isso é extremamente prejudicial. Procure uma atividade complementar que seja de seu interesse, seja algo remunerado ou mesmo um curso online ou escrever um livro. O importante é manter-se ativo.

2 – Se alimente de maneira adequada

Não é segredo para ninguém que uma alimentação balanceada é o passaporte para longevidade, portanto busque um profissional e monte um cardápio apropriado para sua idade.

3 – Procure realizar sonhos e metas

Se você deseja realizar aquela viagem que sempre sonhou, faça. Não deixe de estipular metas e vencer desafios independente de sua idade. Manter-se física e mentalmente ativo é a chave para o sucesso.

4 – Pratique atividade física regularmente

Não é novidade para ninguém que longevidade está relacionada à prática de atividades físicas regulares e adequadas a cada faixa etária. Os exercícios colaboram para melhor capacidade cardíaca e pulmonar. Esse é um hábito que idosos de sucesso adotam.

5 – Realize diversas atividades mentais

Pessoas com mais de 60 anos que leem, estudam ou praticam qualquer atividade para fortalecimento cerebral afastam consideravelmente o risco de Alzheimer e demência. Portanto exercite seu cérebro tanto quanto seus músculos.

6 – Seja sociável e bem-humorado

É de extrema importância que nessa fase da vida tenhamos boas relações com parentes e amigos, seja participando de grupos de atividades como pintura, dança ou outro hobbies. O importante é se manter rodeado de pessoas com alto astral e nunca se isolar.

Isso afasta inclusive o risco de depressão que é uma patologia muito comum após os 60 anos. Estudos comprovam que mais de 20% da população idosa sofre com alguma forma de depressão, então não fique sozinho em CSA e nem longe de quem você gosta.

7 – Durma e descanse bem

O descanso e boas noites de sono são fundamentais para recuperar as energias após um dia agitado e para os idosos não seria diferente. Mas se existe algum distúrbio do sono, como insônia ou apeia é necessário procurar um médico imediatamente, pois noites ml dormidas prejudicam consideravelmente a saúde da população maior de 60 anos.Se você conhece outros hábitos que idosos de sucesso praticam, deixe essa informação nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *