Objetivos de longo prazo: como manter o foco e realizar mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste post você vai aprender como manter o foco e realizar seus objetivos de longo prazo.

Ter sonhos é produtivo e faz parte da vida. É importante para o ser humano buscar sempre melhorar e alcançar patamares mais elevados.

Mas apenas sonhar não nos leva a lugar algum. É preciso transformar o sonho em realidade através de um planejamento e ações que possibilitem alcançar seus objetivos.

Muitos brasileiros não têm o hábito de fazer planos que envolvem um período mais longo de tempo. Isso se reflete na situação de muitos aposentados brasileiros, por exemplo, que nunca tiveram um planejamento de objetivos de longo prazo e não pensaram em como iriam viver após pararem de trabalhar.

Ter metas de longo prazo é importante para ter uma vida com mais significado e propósito, mas quando a meta parece longe, nem sempre é fácil ficar focado e se manter de olho no prêmio. Por isso, separamos algumas dicas para manter o foco e alcançar o que você busca.

objetivos
objetivos

Coloque seus objetivos no papel

É importante escrever quais são as suas metas de longo prazo, para que elas sejam comunicadas e, de certa forma, oficiais. Escrever faz com que essas metas sejam reais e facilita a fixação na memória.

Seja bastante descritivo e procure detalhar sua meta. Não esquece que metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com duração ou data para finalização.

Leia também: Como Organizar as minhas tarefas diárias

Colocar no papel o que se quer para o futuro também é importante para que essa pretensão não caia no esquecimento, te ajudando a se manter com foco para esta meta. Se possível, coloque um lembrete da meta em um lugar visível.

Procure se planejar

Agora que você escreveu o que você espera alcançar a longo prazo, pense como você irá chegar lá. Planeje as ações que você deve realizar que você alcance a meta estipulada.

Tão importante quanto saber aonde se quer chegar é traçar a rota para chegar lá. Por isso, planejar as ações voltadas ao alcance dos seus objetivos. Definir as ações a tomar irá ajudar a tornar a meta mais factível e te dar uma dimensão do que deve ser feito. Assim, você não fica perdido, sem saber como chegar à sua meta.

Faça um escalonamento de sua meta de longo prazo em metas intermediárias

Um objetivo de longo prazo inclui várias ações no decorrer do tempo, que irão te levar cada vez mais perto o objetivo final. Por isso, estabeleça metas intermediárias para você conseguir medir seu progresso, ter mais motivação e manter o foco no final.

Por exemplo, se sua meta é conquistar um pós-doutorado no exterior, determine como metas intermediárias a conclusão de sua graduação, a obtenção de um diploma de proficiência em língua estrangeira, a obtenção do título de mestre e a obtenção do título de doutor.

Todas estas metas devem ser alcançadas para chegar à meta final. Ao alcançá-las, você deve celebrar e se orientar para o próximo estágio, que te levará mais perto do seu objetivo.

Quer mais dicas de coaching para ter ajuda a alcançar suas metas? Continue em nosso site e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *